Como deixar o ar condicionado mais gelado


Naqueles dias de calor bem forte é preciso arranjar forma de refrescar a casa e o ar condicionado é uma das melhores opções e cada vez mais pessoas optam por ter este aparelho em suas casas! Contudo, é preciso saber lidar com o ar condicionado, para que a temperatura fique no ponto ideal, caso contrário será um investimento sem retorno.

Por vezes, as pessoas compram os aparelhos de ar condicionado, mas não sabem funcionar corretamente com eles e continuam sofrendo com o calor. Se você quer que o seu ar condicionado torne a sua casa num ambiente fresco e agradável, leia o nosso artigo até ao fim, pois temos dicas infalíveis para deixar o ar condicionado mais gelado!

Porque o ar condicionado às vezes não gela?!

  • Falta de gás refrigerante (essa é uma causa muito provável e uma das mais comuns, sobretudo se o ar condicionado parou de gelar de forma gradual e uma das principais causas da falta deste gás é um vazamento em qualquer cano do aparelho);
  • Problema elétrico que impede o aparelho de gelar;
  • Defeito no capacitor (necessário ser visto por um técnico);
  • Problemas que causam mau funcionamento da placa eletrónica (necessário ser visto por um técnico);
  • Sujidade nos filtros (é preciso verificar com regularidade como está o estado do filtro);
  • Obstrução em alguma parte das saídas de ar;
  • Capacidade do aparelho inadequada para o espaço a gelar;
  • Entrada de ar no espaço a refrigerar, através de portas e janelas;
  • Não selecionar o modo “cool” no aparelho.

Dicas para colocar o ar condicionado mais gelado

Existem várias formas de conseguir atingir temperaturas ainda mais baixas para aliviar aqueles dias quentes!

Não coloque o termostato no valor mais frio

Nunca deve colocar a temperatura do termostato no valor mais baixo que ele pode obter, pois isso pode fazer com que o interior do aparelho congele e isso vai impedir que o ar frio circule. Se você se encostar ao aparelho nestas situações, vai sentir que perto dele está fresco, mas não existe força suficiente para que o aparelho consiga refrescar o ambiente.

O termostato deve ser adequado ao ambiente que quer refrescar. Aconselha-se que o banheiro refresque com temperatura de 22 graus, a sala de estar deve estar nos 20 graus e os quartos devem estar com 18 graus.

Substituição do gás refrigerante 

Quando o aparelho já tem alguns anos e vem manifestando sinais de perda de desempenho, o mais provável é que tenha chegado a hora de substituir o gás refrigerante. Deve apenas substituir este gás se já trocou os filtros do ar e o problema persiste. Mas nestas situações, é necessário chamar um técnico, pois só ele poderá perceber se a troca é realmente necessária.

Mantenha os filtros sempre limpos

Se o seu ar condicionado perdeu apenas um pouquinho do seu bom desempenho, talvez o problema esteja na limpeza do aparelho. Deve começar por limpar a parte interna, abrindo a tampa e retirando os filtros. De seguida, passe um pincel macio por cada filtro, até a sujeira mais notória começar a sair. De seguida, deve lavar os filtros com água fria e deixar secar ao ar livre, de preferência sob o sol.

Nunca, mas mesmo nunca, coloque os filtros húmidos no aparelho! Se o filtro estiver realmente muito sujo, não vale a pena limpá-lo, mas sim substituí-lo.

Torne a sua casa mais amiga do ambiente

Colocar plantas naturais em algumas partes da casa, sobretudo perto das janelas, é um bom truque para que o ambiente fique mais gelado. As plantas ajudam a manter o local mais húmido e mais fresco, facilitando a ação do ar condicionado.

Mas não deve colocar plantas no local onde dorme, porque durante a noite as plantas libertam gás carbónico e isso não é benéfico para a saúde.

Dica super útil para gelar o ar condicionado

Se você pretende utilizar o ar condicionado durante longos períodos de tempo seguidos, é melhor comprar um que tenha a tecnologia Inverter. Este sistema tem uma maior eficácia, visto que ajusta o trabalho do compressor de acordo com a necessidade do momento.

 

Esperamos que as nossas dicas sejam úteis para você e que a sua casa fique bem fresquinha e agradável para toda a gente que a visitar. A boa manutenção do aparelho de ar condicionado, além de permitir que o ambiente fique melhor, também faz com que o seu período de vida útil seja mais longo!




Recomendados Para Você:


Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *