Como deixar o arroz soltinho


Para algumas pessoas, deixar o arroz soltinho pode parecer uma tarefa de crianças, mas para quem se está iniciando no mundo da culinária, esta parece uma tarefa quase heroica!

Mesmo pessoas que estão habituadas a cozinhar têm, por vezes, dificuldades em conseguir que o arroz fique realmente soltinho. Ora é a água que é demais, ora é a água que é de menos!

Ou então erramos na quantidade de arroz e no final o resultado é desastroso! Mas não precisa de se preocupar mais: temos todas as dicas infalíveis para deixar o arroz bem soltinho e no ponto!

Atenção na hora de comprar o arroz

Deve privilegiar o arroz de formato alongado e que tenha grãos íntegros e um tom de pérola. Este tipo de arroz fica melhor depois de cozido. Os grãos de arroz não devem ser quebradiços, pois isso significa que irão desmanchar-se durante a cozedura. O arroz de tom de pérola fica mais solto do eu o arroz muito branco. Os grãos de arroz muito pequeninos não são aconselháveis para cozinhar o arroz de forma soltinha e sem calda.

Aprenda a deixar o arroz soltinho – Como fazer

São vários os truques para conseguir fazer com que o arroz fique soltinho e saboroso. Apesar de ser uma tarefa difícil, não é nada impossível e qualquer pessoa, com as dicas certas consegue atingir aquilo que pretende: ficar com o arroz soltinho.

1) Escolha o tacho ideal

É importante ter em atenção o tamanho do tacho onde vai cozinhar o arroz. Durante a cozedura, o arroz tem tendência a aumentar de 50 a 60% de volume. Assim, é preciso que o tacho consiga suportar esse aumento de volume. Os tachos de fundo grosso ficam mais quentes facilmente e acumulam durante mais tempo a temperatura elevada e é preciso ter cuidado para não deixar queimar o arroz.

2) Lave bem o arroz

Comece por lavar o arroz com ele ainda cru. Para que a lavagem seja realmente completa, coloque um arroz num passador debaixo da água fria da torneira, pois só assim conseguirá retirar excessos de amido do arroz. Se não lavar o arroz, dificilmente conseguirá fazer um arroz soltinho.

3) Regra dos copos de água para conseguir deixar o arroz soltinho

Esqueça a regra de dois copos de água para cada copo de arroz! A verdade é que a quantidade de água que deve utilizar é exatamente igual à quantidade de arroz que vai cozinhar. Ou seja, se você vai cozinhar dois copos de arroz deve colocar dois copos de água. Bem mais simples!

4) Refogue bem

Um bom refogado vai garantir que os grãos ficam soltinhos. O refogado lubrifica os grãos e a quantidade de óleo a usar no refogado deve ser entre 5 a 10% da quantidade do arroz. Se cozinhar uma xícara de grãos de arroz, basta colocar uma colher de sopa de óleo. Se colocar a mais, o arroz vai ficar “empapado” e os grãos não ficaram soltos. A cebola e outros temperos como o alho devem ficar bem dourados durante o refogado, pois é isso que dá o sabor ao arroz.

5) Tape o tacho na hora certa

Quando a água começa a ferver é o momento ideal para tapar o tacho e para diminuir a temperatura do fogão (ou no caso de fogão a gás é o momento de passar o tacho para o bico mais pequeno com o lume no mínimo). Deixe o arroz cozinhar desse jeito durante 23 minutos e não destaque o tacho nem mexa o arroz. Após esse tempo, deve desligar o lume ou o fogão elétrico, mas não deve destapar o tacho. Deixe o arroz assentar do jeito que está durante 10 minutos. Passados esses 10 minutos, pode retirar a tampa e mexer o arroz com um garfo para soltá-lo.

6) Use sempre água quente para a cozedura

O arroz deve ser colocado sempre em água quente e nunca deve acrescentar água fria durante o processo de cozedura. Muitas vezes, o arroz fica “empapado” por ser cozinhado em água que não está a ferver. Isso faz com que os grãos se juntem e ficam com aquele aspeto de arroz mal feito que tanto nos desagrada.

Como conservar o arroz depois de cozinhado?

O arroz branco cozinhado pode durar em boas condições durante uma semana na geladeira, mas precisa de estar bem acondicionado. Contudo, existem aspetos a ter em conta, a cebola tem que ser muito bem refogada, caso contrário com o tempo tornará o arroz azedo e impróprio para consumo. Outro aspeto a ter em conta é que o arroz só deve ser colocado na geladeira após esfriar de forma natural.

 

Esperamos que as nossas dicas tenham sido úteis e que consiga fazer um arroz soltinho que todos vão elogiar!




Recomendados Para Você:


Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *