Como deixar um bolo molhadinho e umido


Sabe aqueles bolos maravilhosos por fora? Que causam água na boca? Há quem goste, mas também há pessoas que ficam com água na boca pela aparência, mas depois ficam desiludidos… Porquê? Porque é super seco por dentro!

Você sabe o quão difícil é resistir a um bolo úmido e molhadinho por dentro… O ideal é deixar sempre o seu bolo úmido… A não ser que pretenda mesmo um bolo seco e firme, para comer no final da tarde, juntamente com um chá.

Dicas para ficar com o bolo molhado e umido

Alguns erros tais como, no tempo de forno e nas medidas, podem reduzir a umidade da massa, provocando um bolo seco e sem graça.

De modo a evitar esse problema, veja algumas dicas simples que podem fazer toda a diferença na textura do seu bolinho.

1. Escolha a gordura certa.

A gordura é a substância que vai ajudar a reter toda aquela umidade da massa e a deixar o bolo molhadinho.

Uma má escolha, é a margarina sem leite. Apesar de ter um preço mais baixo, ela quando fica à temperatura ambiente, vai ficar dura e secar o seu bolinho.

Experimente usar ingredientes gordurosos, como manteiga e óleo de boa qualidade, que mesmo depois de sair do forno, continuem moles ou líquidos.

Quanto mais líquida for a gordura em temperatura ambiente, mais humidade trará à massa. Mas cuidado: isso não significa que se pode trocar manteiga por óleo em todas as receitas ou simplesmente aumentar a quantidade para tornar um bolo mais húmido. Cada gordura tem uma propriedade e alteração pode deixar o bolo pesado e oleoso.

2. Manteiga batida

Algumas receitas de bolos, dizem para bater a manteiga à temperatura ambiente antes de adicionar outros ingredientes mais secos. Esta sugestão tem razão de ser, já que a gordura arejada também é uma forma para manter a umidade.

3. Use frutas

Para regar a massa do seu bolo você pode usar pedaços ou polpa de frutas. As melhores frutas a usar para este caso, são aquelas mais úmidas, como abacaxi e maçã, e as que contém mais gordurosas, como o abacate e a banana.

Não convém utilizar sucos no lugar do leite uma vez que pode causar uma sensação de aperto da mucosa bucal. Para preservar a umidade, você também pode utilizar vários tipos de caldas como refrigerante de guaraná, calda de frutas como pêssego ou licores.

4. Na geladeira, use papel de alumínio

Quando um bolo é refrigerado, é normal que os ingredientes oleosos fique duros, pois vai haver uma perda de líquidos. Por esse motivo, se você quiser saborear uma massa fresquinha, aposte em receitas com bastante calda e embale com papel de alumínio para manter a umidade do bolo

5. Coloque leite ou iogurte

A gordura que está presente no leite também tem forte influencia na umidade do seu bolo. O ideal é usar leite integral, creme de leite ou iogurte que irão deixar o bolo ainda mais molhadinho devido à acidez.

6. Claras no ponto

Se estiver a preparar um bolo que necessite de claras em neve, não as bata durante muito tempo. Esta preparação das claras são muito duras e acabam por roubar umidade à massa e tendem a tornar o bolo mais seco.

7. Conheça o seu forno.

Uma das causas mais comuns para que os bolos, que têm tudo para ficar perfeitos, saírem secos e sem graça, é o excesso de calor no forno pela permanência exagerada no seu interior ou pela temperatura acima do ideal.

Apesar de todos os fornos terem indicação específica de temperatura, cada um tem uma “personalidade” própria. Assim, o tempo estipulado nas receitas é uma média. Dependendo do seu fogão, o bolo pode ficar pronto antes ou depois.

Respeite a temperatura indicada, mas fique de olho no seu bolo enquanto ele se prepara. Para saber se já é hora de tirar, faça o clássico teste do palito de dente (espete no centro do bolo e se sair limpo está pronto) ou aperte suavemente a superfície: se o local onde pressionou não ficar marcado, pode tirar do forno.

8. Não unte as laterais.

Na hora de preparar a forma, evite colocar papel manteiga na lateral, que é o que muitas pessoas fazem.

Apesar de ser útil na hora de desenformar o bolo, ele acaba roubando umidade à massa, e isso nós não queremos! Isto acontece porque a gordura retém a humidade e acaba por roubar um pouco dos líquidos da receita. Se possível, use formas antiaderentes ou utilize manteiga apenas no fundo do recipiente.




Recomendados Para Você:


Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *