Como deixar de ser Carente


Ser carente não é pecado, nem é defeito: é feitio! Mas a verdade é que uma pessoa demasiado carente pode tornar-se demasiado chatinha e pode inclusive afastar as pessoas de quem gosta.

Por isso, há que dosear bem a dose de carência a demonstrar e no artigo de hoje deixamos dicas super bacanas para que deixar de ser carente!

Porque algumas pessoas são tão carentes?

São várias as causas da carência e muitas delas acompanham-nos desde a infância. De entre as imensas causas possíveis para uma pessoa ser carente, destacamos as seguintes:

# Baixa auto-estima

A pessoa não gosta de si mesma e não tem confiança. Isso faz com que precise de encontrar nos outros palavras e gestos que a façam ver as suas próprias qualidades. Essa baixa auto-estima pode surgir de um desgosto amoroso, de um problema de bullying na escola ou por a pessoa não gostar particularmente do seu corpo.

# Demasiada proteção na infância

Pais que protegem muito os filhos fazem-no com a melhor das intenções, mas a longo prazo o resultado é desastroso. A criança super protegida vai tornar-se num adulto mimado e muito carente, com uma necessidade constante de atenção.

# Rompimento repentino

Quando uma pessoa está numa relação e de repente é deixada, acaba por tornar-se carente, sobretudo porque estava habituada a ter uma companhia amorosa. Essas situações de carência são as menos graves, pois são momentâneas e facilmente se curam com o tempo.

# Pais inseguros

Quando a criança cresce num ambiente inconstante e de insegurança, acabará por tornar-se num adulto muito inseguro e isso não é bom para os seus relacionamentos.

Dicas úteis para deixar de ser carente 

1) Aprenda a lidar com a situação

Aceite que tem um “pequeno”problema e que precisa de agir para perder um pouco dessa carência! Tente encontrar o foco do problema, analisando todos os seus eventos de vida e todas as situações traumáticas pelas quais passou. Depois de entender de onde o problema surgiu, vai ser mais fácil lidar com ele.

2) espaço para as “suas” pessoas 

Por muito íntimo que você seja de alguém, estar sempre a falar com a pessoa e a exigir atenção é sufocante. Por muito que a outra pessoa o ame, ela vai querer ter tempo e espaço para estar sozinha ou para estar com outras pessoas. Mesmo que lhe custe muito, force-se a afastar-se um pouquinho da pessoa e passe algumas horas sem ligar ou mandar uma mensagem escrita. Você vai perceber que a relação com essa pessoa vai melhorar muito e vai passar a apreciar o tempo que tem livre só para si!

3) Trabalhe a sua auto-estima 

Se você for uma pessoa confiante e segura, além de ajudar a ser menos carente, também vai passar uma imagem muito mais positiva para as outras pessoas. Procure gostar mais de si. Vá na academia todas as semanas, pratique desporto, vista-se bem, tenha o cabelo e a pele bem tratados. A médio prazo você vai sentir-se muito mais confiante e vai perceber que já não precisa tanto da aceitação dos outros e do carinho dos outros porque você aprendeu a amar-se!

4) Seja realista

Você é a pessoa mais importante da sua vida e isso nunca vai mudar. Tem que ser você a puxar a sua auto-estima para cima e não serve de nada se iludir que as outras pessoas vão deixar as próprias necessidades de lado apenas para agradar você. Assim, é muito importante que você não veja o mundo em tons de rosa, pois a vida é difícil e as pessoas vão sempre desiludir-nos. Se você aceitar que as outras pessoas são tão humanas quanto você e que têm tanto direito a errar como você, será mais fácil aceitar algum afastamento por parte delas!

5) Adote um animal de estimação 

Não há nenhum outro ser no Mundo que lhe dê mais carinho e amor que um cão! Se você precisa de ter companhia constante e de ver demonstrado amor por você, adotar um cão é uma ótima solução. Além de ajudar você a lidar com a carência, vai estar ajudando um animal que também é carente!


Uma pessoa carente, na maior parte dos casos, consegue “curar-se” sozinha e consegue aceitar que sufocar o outro não é a melhor forma de lidar com os outros. Contudo, se você não consegue deixar de ser carente e se as suas relações são constantemente falhas por causa da sua carência, está na hora de procurar ajuda médica. Só um terapeuta conseguirá ajudar você a superar os seus traumas!




Recomendados Para Você:


Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *