Como deixar de ter caspa


É muito comum você encontrar uma pessoa com o pescoço ou o ombro cheio de casquinhas brancas. Ao ver essa situação, você pensa logo: é caspa.

A doença que provoca a caspa é tão frequente e conhecida que é difícil uma casa não ter pelo menos um pote de champô anti-caspa.

De acordo estudos efetuados, mais de 40% da população mundial já teve ou ainda tem o problema, sendo que os homens tendem a apresentar mais casos do que as mulheres.

Mas, afinal, você sabe o que é a caspa? Qual o melhor jeito de tratar esse problema?

A caspa é uma pré inflamação no couro cabeludo, que causa descamações na área onde nascem os fios de cabelo.

Quando a pele se solta, começam a aparecer as insuportáveis crostas brancas na cabeça. Na maior parte das vezes, a caspa é produzida por um fator genético e a pessoa terá de lidar com esse problema durante toda a sua vida.

Mas nem sempre os casos de caspa são irreversíveis, há casos em que a doença é causada pelo estresse ou uma mudança hormonal, ambos passageiros. Depois de um tempo, quando o organismo volta a ter níveis hormonais regulados, a caspa desaparece.

Neste artigo, você pode encontrar algumas dicas de como solucionar o problema da caspa.

Lave o cabelo corretamente.

Você deve lavar o seu cabelo um dia sim e outro não, aplicando um champô anticaspa apenas no couro cabeludo deixando agir por 2 minutos. Deve aplicar o champô de forma suave para evitar mais descamações.

Depois você pode lavar com o seu champô habitual e, se quiser, passar o condicionador apenas abaixo da linha da orelha. Deve evitar banhos com água muito quente, deixando a temperatura da água morna, para evitar a oleosidade.

Tome cuidado com os champôs secos.

Embora eles possam ser um aliado quando o cabelo fica oleoso antes de um compromisso importante e não é possível lavar o cabelo, os champôs secos não devem substituir a lavagem habitual, principalmente se a sua intenção é eliminar a caspa.

Estes champôs têm uma base de amido de alumínio que ajuda a absorver a oleosidade e melhorar o brilho dos cabelos, mas eles não retiram a sujidade. Por esse motivo, você não deve fazer deles um hábito diário.

Escolha um bom champô anticaspa.

São diversas as opções disponíveis de champôs que podem ajudar a eliminar a caspa. Estes champôs até podem ter um efeito benéfico na hora de a eliminar, mas você deve consultar um dermatologista que lhe indique o melhor tipo para o seu caso.

O champô pode conter antifúngicos como o cetaconazol, que ajuda na caspa produzida por fungos, ou então, conter zinco que ajuda a reduzir a descamação. O enxofre também colabora na redução do problema.

Use gel moderadamente.

O gel na raiz do cabelo, assim como o condicionador, pode ser nocivo para quem quer acabar com a caspa. O único produto que você deve passar na raiz é o champô. O resto somente no comprimento e nas pontas.

Tome banhos de sol.

O sol é um aliado no combate à caspa. Uma pequena exposição ao sol, com proteção adequada no restante da pele, é recomendada, pois a luz ultravioleta direta tem um efeito anti-inflamatório em peles escamosas. E isto talvez explique o facto de os problemas de caspa melhorarem durante o verão.

Mas atenção, você deve equilibrar os benefícios que o sol traz ao seu couro cabeludo com os danos que pode provocar na pele em geral.

Mantenha a calma.

Não minimize o papel que as suas emoções têm no desencadeamento ou agravamento das condições da sua pele, tal como a caspa. Estas condições costumam ser agravadas pelo stress.

Por isso, se as suas emoções estiverem demasiado agitadas, procure uma forma para as controlar, fazendo exercício físico, por exemplo.

Opte por uma alimentação saudável.

Uma forma de acabar com a caspa é adotar uma alimentação saudável, ou seja, com baixo teor gorduroso e bebendo muita água. Além disso, procure acrescentar às suas refeições alimentos à base de soja.

Ela contém antioxidantes que ajudam a combater as escamações da pele. Para a coceira, tome bebidas com camomila, hortelã ou abacaxi.

Seque sempre o cabelo.

Ficar com o cabelo molhado muito tempo, como quando você vai dormir com ele ainda húmido, deixa o couro cabeludo mais propício à proliferação de fundos que podem aumentar ainda mais a descamação, além de dificultar o tratamento para acabar com a caspa.

Use o secador com temperaturas mais frias para evitar, assim como no caso do banho quente, um maior estímulo para a produção de óleo na região. Outra dica para evitar a humidade na região é tomar cuidado ao usar bonés, que podem aumentar a transpiração.

Com estas dicas pode deixar de ter caspa

É possível acabar com a caspa! Como foi dito, o estresse pode influenciar o aparecimento de mais caspa em determinadas situações, mas se conseguir controlar o estresse nesses momentos, então também será mais fácil conseguir acabar com a caspa na sua cabeça!

Se realmente tiver muita caspa e não conseguir controlar essa situação de forma alguma, nem mesmo seguindo as dicas apresentadas anteriormente para deixar de ter caspa, o melhor será consultar um médico dermatologista. Muito provavelmente ele irá recomendar algum bom champô anti-caspa que poderá comprar na farmácia e tratar o seu problema!




Recomendados Para Você:


Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *