Como deixar de chegar atrasado


Uma vez por outra todos nós nos atrasamos: seja por causa do trânsito, por o despertador não ter tocado ou até por não ter arranjado estacionamento.

No entanto, para algumas pessoas se atrasar é algo habitual. Provavelmente, estes atrasos poderão fazer com que perca ofertas de emprego, boas oportunidades e até relacionamentos. Ninguém gosta de chegar atrasado aos compromissos.

Além de ser um momento embaraçoso, é provável que passe a impressão de que não está nada preocupado com as suas responsabilidades. Chegar atrasado pode ser prejudicial tanto a nível profissional como a nível pessoal. Se mantiver este hábito, a sua carreira poderá ser afetada e as suas amizades poderão se enfraquecer.

Contudo, há boas notícias: é possível chegar a horas, tanto ao trabalho como a eventuais compromissos. Para lhe dar uma ajuda a se organizar e a evitar os atrasos, experimente as atitudes que se seguem.

Veja estas dicas para que não chegue mais atrasado aos seus compromissos

#1. Evite tomar café após as 17h.

Uma boa noite de sono é essencial para acordar facilmente na manhã seguinte e, assim, evitar atrasos. Assim sendo, deve eliminar qualquer fator que prejudique o seu descanso.

Para algumas pessoas a ingestão de cafeína não afeta o funcionamento do seu organismo, mas para outras o impacto de uma chávena de café é forte e duradouro. Se você pertence ao segundo conjunto de pessoas, o melhor é afastar se das bebidas que contêm esta substância no fim do dia.

#2. Configure um alarme para a hora de dormir.

Se você se distrai com facilidade à noite: seja a ver um filme seja a conversar no Whatsapp com os seus amigos, o que poderá ajudar é definir um alarme noturno para a sua hora de ir dormir.

A grande vantagem deste alarme é mexer com o seu psicológico: você terá a consciência que todo aquele tempo que passar acordado depois do alarme ter tocado está sendo subtraído ao seu descanso.

#3. Calcule o tempo e adicione mais uns minutos

Saber quanto tempo você ocupa no trajeto entre a sua casa e o seu local de trabalho, por exemplo, ajuda a se organizar melhor para evitar atrasos. Para além disso, veja também quanto tempo demora a arranjar-se. Isso vai ajudar a definir horários que devem ser seguidos na sua rotina.

Mas existe um truque que vai ajudar a não chegar mesmo atrasado. Até porque acontecem sempre imprevistos (esqueceu de algo em casa, teve um carro parado na estrada e não deu para passar), então calcule o tempo sempre a mais. Ou seja, imagine que tem um compromisso num local que fica a 30 minutos do local onde você se encontra. Não conte apenas com 30 minutos… Conte que vai demorar cerca de 40 ou 45 minutos a chegar!

#4. Escolha as suas roupas com antecedência.

Geralmente, as mulheres são indecisas para se vestir. Passam horas e horas em frente ao espelho experimentando várias roupas, para no final saírem com a primeira que provaram. Mulheres são sempre mulheres, aqui ou em Marte.

Portanto, seja para o trabalho ou para um almoço com a amiga, separar o que vai usar com antecedência facilita a sua vida e, principalmente, evita as crises que acabam com você sentada na pilha de roupa que se formou em cima da cama, choramingando que não tem roupa nenhuma.

#5. Fique longe das telas luminosas antes de ir dormir.

Outra prática noturna que deveria ser eliminada- ainda que pareça impossível nos dias de hoje- é o uso de dispositivos tecnológicos como computadores e celulares antes de se deitar.

O problema é que a luz artificial das telas perturba a produção de melatonina, um hormônio que prepara o seu organismo para o sono. Assim sendo, para descansar o tempo necessário, opte por ler um livro ou ouvir uma música.

#6. Coloque o despertador longe da cama.

Apertar o botão que interrompe o som do despertador é quase um instinto natural. A ação torna-se fácil pois o relógio está perto de você. Porém, colocar o despertador no outro lado do quarto obrigará a que se levante da cama para interromper o barulho, o que por si só pode ajudar a despertá-lo.

Mas não vale dar meia volta e voltar para a cama de seguida: assim que se levantar comece imediatamente a sua rotina de preparação.

#7. Não faça coisas de última hora.

Você está pronto para sair, mas, entretanto, surge uma coisa nova para fazer. Resista à tentação de fazer coisas no último minuto porque além de atrasar a sua rotina acaba sendo mal feito e à pressa. Programe-se para que isso não aconteça e para estar preparado para eventuais emergências que possam surgir.

#8. Programe a sua cafeteira.

Existem alguns modelos de cafeteira que podem ser programados para funcionar num determino momento. Uma boa ideia é que a máquina comece a preparar o café na hora em que você deve acordar. Isso fará com que a casa seja invadida pelo cheiro inconfundível da cafeína, um estímulo bastante eficaz para o tirar da cama. Além de apetitoso, o aroma do café tem propriedades que ajudam o cérebro a despertar, facto confirmado por um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry.

#9. Encare a pontualidade como um sinal de boas maneiras.

Atrasar-se frequentemente é falta de educação e chegar a horas a qualquer lado é uma demonstração clara de respeito pelo outro. Você não pode devolver o tempo que as pessoas desperdiçaram à sua espera, seria indelicado achar que tem o direito de privá-las desse tempo sem uma boa razão.




Recomendados Para Você:


Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *