Como deixar de Gaguejar

Quer deixar de gaguejar

Para deixar de gaguejar não existe curas milagrosas e sobretudo imediatas. No mercado existem aparelhos electrónicos, medicamentos e terapias aconselhadas para ultrapassar este problema, mas as coisas não mudam de um dia para o outro. É preciso tempo e força de vontade para obter progressos.
Segundo os especialistas, para deixar de gaguejar é necessário entrar num programa próprio e prometem curá-lo em poucos minutos. Mas acha que isso é verdade? A única coisa que tentam é criar ilusões em si. Deixar de ser gago ou gaga requer um processo contínuo, sem interrupções.
Muitos classificam esta doença como defluência da fala, sendo a sua casa um verdadeiro mistério. Algumas pesquisas sugerem que gaguejar advém de disfunções fisiológicas ou psicológicas, enquanto outras indicam a forma genética.

Porém, se quiser deixar de gaguejar, siga as nossas dicas

Descubra a razão
Esteja tranquilo que deixar de gaguejar é totalmente possível e tem tratamento. A primeira coisa que aconselhamos é procurar as causas que o levam a gaguejar. Se tiver a oportunidade, visite um especialista e ouça o que ele tem para lhe dizer.

Treine a respiração
Quando costuma estar com medo de alguma coisa, nervoso ou preocupado é a altura em que gagueja mais, não é? Isso é sinal que tem de relaxar tanto mentalmente como fisicamente. Treine a sua respiração e observe os seus músculos. Inspire suavemente e evite ficar contraído. Respire calmamente e devagar, imagine outras coisas nesses momentos.

Comunicação verbal
Se tiver que falar com alguém importante para si ou até mesmo à frente de várias pessoas, evite ficar nervoso e mantenha a calma. O segredo para isso está em não se importar com as pessoas que o rodeiam. Quando conseguir deixar todas as suas preocupações em impressionar as pessoas, isso levará a ficar calmo e a deixar de gaguejar. A calma é a chave!

Treinos de áudio
Outra forma de garantir progresso para deixar de gaguejar é ouvir música. Segundos estudos, a música ajuda a acalmar um ser humano. Quando estiver a ouvir música, cante! Esta é a melhor forma de libertar toda a sua raiva, mas tenha cuidado com os vidros. Procure cantar no seu quarto e depois aposte num karaoke.

Nunca olhe directamente para alguém
Normalmente, quando tem que enfrentar várias pessoas e fazer um discurso fica mais propenso a gaguejar, certo? Para evitar isso, não foque ninguém e olhe para o canto da sala. Assim, as suas palavras irão fluir mais facilmente.

Mude de atitude
As pessoas que gaguejam são aquelas que se importam bastante com o que as outras pessoas pensam sobre elas. Isso leva a ficarem mais nervosas e a diminuírem a auto-estima. Mude de atitude e não se preocupe com o que pensam sobre si.

Olhe para o espelho
Expresse todos os seus pensamentos em frente de um espelho e tente imaginar que do outro lado está outra pessoa. Ignore aquelas pessoas que lhe chamam gago ou burro, pois elas não terão sucesso na sua vida por serem incapazes de apreciar pessoas diferentes de si próprios.

Leia bastante
Para deixar de gaguejar, uma fórmula fantástica é ler bastantes revistas, livros ou navegar pela internet. No entanto, aconselhamos que leia em voz alta. No início poderá ser um pouco chato e difícil, mas com o passar do tempo vai conseguir respirar calmamente e ler fluentemente.

Ritmo que profere as palavras
Quando quer falar com alguém tente adoptar um ritmo suave e não apressado. Isso ajudará bastante a aprender a respirar e a enfrentar o seu problema. Adopte um estilo de vida calmo e em pouco tempo deixará de gaguejar.

Por fim e como inspiração para si, deixamos aqui uma sugestão do filme completo “O discurso do Rei”. Este filme retrata a vida do Rei de Inglaterra, que gago desde criança, após ser coroado começa a realizar uma serie de exercícios que o vão ajudar a ultrapassar o seu problema de gaguez.

(Veja em baixo o trailer do Filme)

Recomendados Para Você:

51 Comentários

  1. Aos 27 anos nunca procurei parar de gaguejar…porque sempre tantava e nunca conseguia… mas vejo o quanto isso me prejudica em diversas áreas da minha vida… e hoje eu quero tentar parar por conta própria. vou seguir as orientações e tentar. obrigado por compartilharem estas soluções.

    1. Meu nome é Wellington ramos e também sou gago, tento há anos me livrar da gagueira.
      Esse é um problema que mexe com a auto estima e me deixa para baixo. E é tão angustiante, vc querer se expressar e não conseguir faze-lo em sua totalidade. E como se fosse um alcoólatras, só por hoje eu não gaguegei… é uma autocontrole constante.

    1. Também sofro muito com isso.tenho 39 anos e gostaria de criar um grupo no whatsapp meu número é 968073937.gostaria de ser ajudado e passar oque eu sei pra ajudar.obrigado

  2. Sou muito gago, ao estremo, tenho dificuldade de ser em publico falar etc etc etc, porem vou praticar essas dicas e em nome de Cristo vou conseguir ^^

  3. Não propriamente mas gagejo um pouco o que mais me encomenda é que tenho alturas não gagejo e outras meu deus
    Vou tentar seguir as suas dicas tenho muita fé que é possível

  4. amei as dicas! vo treina aqui em cs com certeza.Mas mudando de assunto tem uns pessoal ai q ficam inventando remédio,aparelhos mas isso me da uma raiva pq parece q agente tem alguma doença eu hein!nd isso ai né não

  5. Eu tbm sou gago mais nao tenho vergonha tenho orgulho pq atraves de eu ser gago conquisto varias mulher pq levo na brincadeira….nao tenha vergonha pq issofoi um dom de deus para vc

  6. Eu não sou Gaga o problema é que não consigo falar direito, minha voz trava dando a impressão que estou gaguejando sofro muito com isso, gostaria muito de uma ajuda tenho poucos amigos e não consigo procura emprego por vergonha de falar e minha voz travar

    1. Procure uma fonoaudióloga, ela ira te orientar… existem diversas causas da gagueira e cada uma tem uma forma de ser trabalhada! beijos

  7. Eu não sou Gaga o problema é que não consigo falar direito, minha voz trava dando a impressão que estou gaguejando sofro muito com isso, gostaria muito de uma ajuda tenho poucos amigos e não consigo procura emprego por vergonha de falar e minha voz travar

  8. Tenho 30 anos sou gaga desde pequena, nunca tive problemas em me relacionar com as pessoas, pois sempre levei de forma bem humorada isso. Quanto a falar em publico tive muita dificuldade mais o que me ajudou realmente foi manter a calma e falar num ritimo suave, assim gaguejo menos nem da pra reparar.

  9. Sou gago, tenho 33anos, gaguejar me atrapalha muito no trabalho, pessoas ignorantes deixam de acreditar no nosso trabalho , devido a fala não ser fluente isso me incomoda, presciso parar de gaguejar urgente, tem cursos em são paulo, fonodiologa estou disposto a me tratar. podem entra em contato quem puder me ajudar de alguma forma, obrigado

  10. Muito obrigado vi todas dicas e tenho fé em Deus qui vou conseguir não gaguejo muito mais quando estou nervoso, fica mais complicado.
    Mais tudo vai da certo obrigado, Deus abençoe a todos vcs por estarem, ajudando não só a mim mais a milhares de pessoas qui leram suas dicas obrigado.

  11. Eu fico muito nervoso e tímido, principalmente em festas, reuniões, conversas com pessoas que se acham superiores ou melhores da que eu, ai começo a gaguejar. obrigado pelas dicas vou tentar colocar em pratica

  12. Estêvão dos santos sou gago e isso tem me dificultar muito em defesas escolar como posso superar me sinto mal falando assim…..

  13. Sou gago, tenho 56 anos,gostaria de saber o que fazer pra parar,quem devo procurar, quando estou lendo eu não gaguejo,e nem quando canto

  14. sou gago e quero qui a gagueira vá para u inferno amen a unica forma de vencer a gagueira para ela nunca mais voltar e DEUS e fonoaldiologo sen parar oraçao canpanha corrente sen parar tudo e possivel aquele que crer.

  15. Muito obrigada. Vou aplicar. Gaguejo desde pequena e de uns tempos para ca estou gaguejando cada vez mais. Mas creio que Deus vai fazer alguma coisa.

  16. Muito obrigado pelas dicas,eu gaguejo desde quando eu aprendi a falar,mas concerteza com essas dicas eu vou conseguir parar de gaguejar

  17. Meu nome e anderson tenho 15 anos nao sou gago mas gaguejo em fé em Deus vou conseguir para obrigado por essa dica mim ajudar muito obrigado

  18. Muito obrigado pelas dicas, eu no inicio gaguejava mais não me preocupava tanto porque era criança, e assim que estou aficar adolescente, estou muito preocupado com esta gagueira. Agradeço bastante pela essas dicas, tentarei seguir, tenho certeza que com a minha fé tudo vai passar

  19. Obgd pelas dicas, amigo. Tenho 18 anos e sempre sofri com isso, isso mexe muito com minha auto estima. Sempre q fico nervoso não consigo nem pronunciar o meu próprio nome. Todos sempre ficam zombando de mim pq parece q esqueci meu nome. Isso me atrapalha muito em minha vida, em todas as áreas. Não consigo nem fazer uma simples “entrevista” q eu fico com a língua travada e nervoso, então eu nem consigo se quer falar.

Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CLOSE
CLOSE