Como deixar de ser Corcunda


Uma postura incorreta e curvada é a grande inimiga da coluna, pois causa muitas dores nas costas, o que prejudica o nosso quotidiano.

Deixar de ser corcunda não é uma tarefa fácil, sobretudo se você está habituado a caminhar com a cabeça baixa e a passar o dia sentado com a coluna curvada. No entanto, alterar esses comportamentos é essencial para a saúde das suas costas e embora seja um pouco complicado no início, os resultados serão muito agradáveis, pois as dores vão diminuir drasticamente.

Veja de seguida as nossas dicas para ter uma postura correta e para deixar de ser corcunda!

1 – Pratique esportes adequados

Praticar pilates e yoga é altamente recomendável para que você treine a sua postura e para que sinta que cresceu uns centímetros! Estas atividades físicas trabalham os músculos de todo o corpo, incluindo os da coluna, que são muitas vezes esquecidos noutros tipos de treino. Aconselha-se a prática de uma destas atividades pelo menos duas vezes por semana.

2 – Ande com um livro na cabeça

Não, esta dica não é uma piada! Andar com um livro na cabeça e fazer de tudo para que ele não caia é um dos melhores exercícios que você pode fazer para melhorar a postura. Faça este exercício durante dez minutos todos os dias e em pouco tempo conseguirá caminhar com o tronco mais firme e direito!

3 – Elimine as contraturas 

As contraturas não são mais do que a acumulação excessiva de tensão nos músculos, o que os torna rígidos e doridos. Às vezes temos tantas dores nas costas que não conseguimos ficar direitos. É importante que de vez em quando consulte um massagista ou osteopata, pois ele é capaz de eliminar essas contraturas que o impedem de ter uma postura correta. Em casos mais extremos, poderá ser necessário fazer algumas sessões de fisioterapia.

4 – Atenção ao computador e demais dispositivos eletrónicos 

A verdade é que cada vez passamos mais tempo com a cabeça baixa para olhar para dispositivos eletrónicos. No trabalho, passamos horas a olhar para um computador e nas horas livres passamos muito tempo a olhar para o telemóvel. É preciso ter cuidado com a posição do ecrã do computador relativamente ao nosso olhar. O ecrã deverá estar ao nível dos nossos olhos, para que não seja necessário olhar para baixo nem para cima. Quanto ao telemóvel, evite caminhar olhando para o ecrã, pois isso vai obrigar você a caminhar curvado e a ficar cada vez mais corcunda!

5 – Evite cruzar as pernas

Não cruze a perna nem coloque nenhuma perna debaixo de si enquanto está sentado. A postura correta é com os dois pés bem assentes no solo pois isso irá obrigá-lo a ter a coluna mais direita. Uma posição mais relaxada vai fazer com que você se sinta mais à vontade para curvar a coluna.

6 – Cuidado na hora de dormir 

O colchão certo é imprescindível para melhorar a saúde das suas costas e a sua postura. Não deve optar por um colchão muito mole e que se adapte demasiado ao seu corpo, pois a tendência vai ser dormir dobrado sobre você mesmo, o que prejudica a postura no dia-a-dia. Também a almofada deve ser escolhida com bastante cautela, pois uma almofada muito alta vai fazer com que você tenha dores intensas no pescoço. Não durma no sofá! Pode ser bem gostoso fazer uma sesta no sofá após o almoço, mas esse espaço não é o indicado para você dormir. E que tal tentar dormir uma sesta no chão? Isso faz bem para a sua coluna e melhora a sua postura.

7 – Faça pausas no trabalho 

Se trabalha todo o dia sentado, é importante que faça pequenas pausas a cada meia hora, para esticar as pernas e a coluna. Se você passa todo o dia curvado, o seu corpo vai habituar-se a isso e inconscientemente vai pensar que essa é a posição certa. Fazer movimentos repetitivos também não é bom para a coluna. Procure não estar muitas horas seguidas na mesma posição.


Trabalhar a postura é algo que descuramos no nosso dia-a-dia, mas é das coisas mais importantes para a nossa saúde. Ter costas saudáveis é essencial para que nos sintamos bem no geral e para que evitemos desenvolver problemas ósseos nessa área do corpo. Além disso, uma postura curvada passa uma imagem negativa e pouco recetiva sobre você. Uma postura reta e um passo firme transmite uma imagem positiva e de confiança. Encare o Mundo de frente e estique essa coluna: todo o seu corpo agradecerá!




Recomendados Para Você:


Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *