Como deixar e ficar com a pele Bonita

deixar-pele-mais-bonita

Como deixar a pele bonita

Para que se perceba o quão importantes são os cuidados com a nossa pele antes é necessário saber o que é a pele e quais as suas funções.
A pele é considerada o maior e mais pesado órgão do corpo humano. É formada por três camadas, a epiderme, derme e hipoderme. Todas são importantes para o corpo, e cada uma tem características e funções diferentes.

São três a funções mais importantes atribuídas à pele:

Protecção
A função protectora da pele impede a passagem de microorganismos, agentes químicos ou físicos nocivos para o nosso organismo, evitando assim perdas de líquidos e outras substâncias importantes ao funcionamento do corpo. Esta função defensiva da pele apenas é eficaz quando se procede a uma limpeza regular da pele, de modo a eliminar as impurezas e os resíduos, sem contudo exagerar na repetição das lavagens nem utilizar produtos muito alcalinos ou agressivos, pois podem deteriorar a camada protectora.

Absorção
A absorção acontece através dos poros existentes na nossa pele. As áreas mais impermeáveis da superfície cutânea correspondem às palmas das mãos e às plantas dos pés, tronco, braços e pernas. Todavia, é preciso referir que a absorção cutânea é maior nos bebés e nos idosos e propicia um aumento da humidade e do calor.

Regulação de temperatura
A pele também é o principal órgão da regulação da temperatura corporal através de diversos mecanismos:
Os vasos sanguíneos subcutâneos contraem-se com o frio e dilatam-se com o calor, de modo a minimizar ou maximizar as perdas de calor.
Os folículos pilosos têm músculos que produzem a sua erecção com o frio (“pele de galinha“), aprisionando bolhas de ar estático junto à pele que retarda as trocas de calor – um mecanismo mais eficaz nos nossos antepassados mais peludos.
As glândulas sudoríparas segregam líquido aquoso cuja evaporação diminui a temperatura superficial do corpo.
A presença de tecido adiposo (gordura) subcutâneo protege contra o frio uma vez que a gordura é má condutora de calor.

Uma vez que a epiderme está exposta ao desgaste provocado pelo contacto com o exterior e, consequentemente, a múltiplas agressões, passa por um constante processo de renovação natural, onde as células da superfície que continuamente são afectadas pela erupção cutânea são substituídas por outras provenientes da parte mais profunda. As novas células empurram as que estão em cima para a superfície, que acabam por atravessar as diversas camadas, até chegarem à camada superficial, e enquanto se alteram, vão-se carregando de queratina e perdendo a sua vitalidade, o que, ao fim de determinado período de tempo, provoca a sua libertação. Este processo decorre ao longo de um período que oscila entre os 20 e os 30 dias, o que nos pode levar a dizer que mudamos de epiderme todos os meses.

Dada a quantidade de factores externos prejudiciais à nossa pele torna-se necessário adquirir atitudes que apesar de simples são obrigatórias na rotina diária e fazem a diferença na saúde e beleza da mesma e que fazem com que a pele fique mais bonita.

Então quais são os factores ? Como deixar e ficar com a pele mais bonita?

1) Alimentação: O cuidado com a pele começa de dentro para fora. Uma dieta baseada  na roda dos alimentos dando ênfase  a verduras e frutas, que melhoram o funcionamento do intestino, é meio caminho andado para uma pele bonita. Por outro  deve reduzir-se a ingestão de gorduras, fritos, açúcares e carnes vermelhas.

2) Água: É necessário repor os líquidos que a pele precisa para eliminar toxinas e detritos do organismo. Sem ingestão das quantidades recomendadas de água não adianta nada enchê-la de cremes. Recomenda-se ingerir dois litros de água por dia.

3) Vida saudável:  Sendo a pele o espelho dos seus hábitos, o exercício físico estimula o metabolismo do tecido e combate o stress, outro grande inimigo da saúde da sua pele, causador, inclusive, do acne.

4) Dormir:  Uma boa noite de sono é um verdadeiro tónico para a pele, favorecendo a nutrição e a desintoxicação do organismo.

5) Eliminar vícios: Os malefícios do tabaco na pele são evidentes: pioram a oxigenação do tecido e, por consequência, agravam problemas como inflamações.

6) Protecção solar: O sol provoca 80% das rugas e como tal é indispensável o uso de um bom protector solar mesmo fora das praias. O conselho estende-se também para os ambientes fechados dos escritórios, porque muitas lâmpadas emitem raios ultravioleta.

7) Limpeza: A higienização da pele do rosto tem que ser diária e no mínimo duas vezes ao dia. Lave-a com sabonete neutro e água fria. A água quente deixa a pele mais seca, pois retira a gordura protetora da pele. Depois de lavar deve aplicar-se uma loção tónica para equilibrar o pH.

8) Hidratação por fora: Não se deve escolher o hidratante sem antes identificar o  tipo de pele que temos. Para isso, o melhor é ouvir um médico ou esteticista. Para quem tem peles oleosas, não se aconselha o uso de cremes, optando nestes casos por uma emulsão gel. À noite, reforce a hidratação com um nutritivo, produto que contém mais activos.

9) Corpo: Hidrate todos os dias, com especial atenção para barriga, cotovelos, joelhos, mãos e pés. É necessário remover as células mortas e isso pode ser feito em casa, no próprio banho, usando um esfoliante com microesferas.

10) Revisão geral: Se tiver possibilidade é importante que procure um profissional para uma limpeza. Quando não tiver essa possibilidade uma boa dica é colocar no rosto gaze com chá gelado de camomila.

Estes são os principais factores que o/a vão ajudar a melhorar o estado e aparência da sua pele, por isso se até aqui não sabia como deixar a pele mais bonita, agora não tem desculpas!


{ 0 comments… add one now }

Deixar uma resposta

Artigo Anterior:

Artigo Seguinte: