Como deixar de ser inseguro


Viver com insegurança é um problema sério pois atrapalha a nossa vida diária.

É preciso encarar a insegurança como um desafio que tem que ser superado. Ser inseguro acaba por nos deixar frustrados em várias áreas da nossa vida, mas a boa notícia é que a insegurança pode ser trabalhada e a curto prazo haverá resultados muito positivos.

Neste artigo, vamos deixar algumas dicas valiosas para deixar de ser inseguro e conseguir ter mais confiança em si mesmo!

Porque somos inseguros?

Sentimo-nos inseguros na maior parte das vezes por culpa de acontecimentos passados. Se em criança não conseguimos ser confiantes e ter uma infância tranquila, a probabilidade de sermos adultos inseguros é muito mais elevada.

A falta de auto-estima também leva à insegurança. Se olhamos no espelho e não gostamos do que vemos, vamos sentir-nos inseguros. As desilusões que temos ao longo da vida (traições, quebra de confiança por parte de alguém importante para nós) também contribuem para o desenvolvimento da insegurança.

Veja também: Como curar a baixa auto-estima

Dicas para deixar a insegurança de lado

Para ajudá-lo a recuperar a sua confiança e a deixar de ser inseguro, temos 6 dias que o vão ajudar a perder toda essa insegurança que está atrapalhando o seu dia a dia.

Pare de pensar demasiado – Isso atrapalha sua segurança

A vida é para ser vivida e não para ser pensada. Muitas vezes, sentimo-nos inseguros porque pensamos demais e porque queremos encontrar resposta para tudo. Se pensamos muito, acabamos por criar cenários ruins na nossa mente e sofremos por algo que não aconteceu (e que muito provavelmente nunca irá acontecer).

Não se compare a outras pessoas – Você é único!

Todos passamos a imagem de uma vida perfeita, sobretudo agora em que as redes sociais dominam os nossos dias. Mas a verdade é só uma: não há vidas perfeitas. Pare de se comparar com outras pessoas e de sofrer por pensar que elas têm muito mais bens materiais do que você e que são muito mais felizes.

Cada vida é uma vida e em todas elas existem coisas boas e coisas más! Aprenda a aceitar que você é único e que a comparação constante com outras pessoas só vai fazer com que se sinta deprimido.

Troque o negativo pelo positivo 

É inevitável ter pensamentos negativos de vez em quando, mas é importante que tenha técnicas que os eliminem rapidamente. Sempre que uma ideia má vier parar à sua cabeça, ouça uma música animada ou veja um filme de que gosta.

Os pensamentos negativos são responsáveis pela insegurança e está na hora de eliminá-los de vez!

Seja a sua própria prioridade

Pessoas inseguras têm tendência a deixar os seus desejos e vontades para depois. Como querem ser aceites, acabam por preferir agradar os outros do que eles mesmos. Está na hora de mudar! A prioridade da sua vida deve ser você, por isso não faça algo de que não gosta só para agradar alguém. Ter ideias vincadas e opiniões formuladas vai transmitir aos outros uma ideia de segurança!

Esqueça o passado que o magoa 

É difícil eliminar os acontecimentos passados e deixar de revivê-los uma e outra vez, mas a verdade é que estar constantemente a pensar no que já passou não serve para nada. Todos os dias são únicos e são excelentes oportunidades para recomeçar. Esqueça quem lhe causou mágoa no passado e siga em frente definitivamente. Mais uma vez, se esses pensamentos vierem ter com você, distraia a cabeça com outras coisas! 

Técnica Swish para deixar de ser inseguro

Esta técnica é ótima para passar de um estado emocional para outro. Siga os seguintes passos quando estiver se sentindo inseguro com algo.

  • Perceba qual é o comportamento que você quer alterar (por exemplo, receio em conhecer novas pessoas.
  • Crie uma imagem mental, que se designa imagem pista, que é a imagem que representa o seu medo.
  • De seguida, crie uma imagem desejada, ou seja, visualize a imagem ideal, que no caso é você se sentindo à vontade para conhecer novas pessoas. Imagine você assistindo à sua conquista e não como se estivesse dentro do cenário.
  • Perceba se existe algum impedimento para atingir a imagem desejada.
  • De seguida, coloque ambas as imagens na sua mente, lado a lado. A imagem pista deve estar ampliada e bem colorida, enquanto a outra imagem deve estar pequenina e a preto e branco.
  • Troque as imagens dizendo a palavra “Swish”. Imagine a situação indesejada a diminuir de tamanho e a perder a cor e ao mesmo tempo a imagem desejada vai aumentando o seu tamanho e ficando com tonalidades vivas.
  • Repita este processo mental 5 vezes. No final, será mais fácil para você perceber que estar na situação desejada não é assim tão complicado e que deixar a imagem pista de lado só depende de você!

A insegurança é um problema que afeta milhares de pessoas em todo o Mundo e quando não é tratado em tempo útil pode levar à depressão e esgotamento. Se não conseguir resolver o problema sozinho, por favor procure ajuda profissional, pois só um médico conseguirá ajudá-lo a superar esta situação!




Recomendados Para Você:


Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *