Como deixar de ter lesões


Quantas vezes uma dor na coxa ou uma entorse no pé o impediu de dar uma corrida ao fim da tarde ou de ir jogar aquela partida de futebol com os amigos no fim de semana? As lesões esportivas são muito frequentes entre os praticantes de exercício físico e se não forem bem tratadas podem dar origem a graves consequências.

7 Truques e dicas para não sofrer novas lesões ou piorar as já existentes:

Seguindo a velha máxima de que é melhor prevenir do que remediar, nesse artigo vamos lhe deixar algumas dicas para evitar lesões.

#1. Nunca começar o exercício sem fazer um bom aquecimento

Antes de se iniciar qualquer tipo de atividade física, os músculos se encontram rígidos e frios, situação propícia ao aparecimento de lesões. Quando se passa de um estado de repouso para a atividade em si é necessário preparar o corpo para tal situação.

Ao aumentar a temperatura dos músculos, aumenta também a flexibilidade destes, diminuindo assim as chances de contrair uma lesão. Desse jeito é fundamental aquecer bem em qualquer situação, seja na prática de um desporto de alta competição como na pelada com os parceiros do bairro.

#2. Fazer exercícios diferentes

Embora seja importante para aqueles que se iniciam no desporto fazer o mesmo exercício durante algum tempo (possibilitando assim a adaptação do corpo), é fundamental para os atletas que já se exercitam há mais tempo alternar o tipo de exercício.

Na tentativa de alcançar grandes resultados num curto espaço de tempo, os esportistas tendem a sobrecarregar os músculos, sendo esse um dos principais motivos para a ocorrência de lesões. Sendo feita a referida alternância, os músculos conseguem recuperar do esforço feito anteriormente, isto para além do facto de ser sempre melhor desenvolver várias partes do corpo do que apenas uma.

#3. Ter atenção à postura

Um dos maiores conselhos dos especialistas de saúde para os atletas é a atenção à postura. Uma má posição durante a atividade física pode provocar lesões, sendo fundamental a pessoa saber como se movimentar corretamente quando pratica exercício físico.

Em questões relacionadas com a postura é importante destacar dois aspetos. Por um lado há que ter um cuidado especial com a posição da coluna; por outro lado, e embora pareça algo insignificante, é fundamental saber qual o tipo de calçado mais adequado para si. Os pés suportam todo o peso corporal, devendo o calçado do atleta ser capaz de absorver o impacto e de dar estabilidade.

#4. Ter cuidado com a alimentação

Se, à partida, a alimentação parece não estar ligada ao surgimento de lesões, uma análise mais profunda vem provar exatamente o contrário. Os alimentos são a fonte de substratos que permite a realização da atividade física bem como a recuperação após o treino, tendo estes um papel bastante relevante na prevenção de lesões.

Outro aspeto que contribuiu para o bom funcionamento do corpo durante o exercício é a hidratação, devendo o esportista ingerir bastante água antes, durante e após o treinamento.

#5. Recuperar bem de lesões que sofreu anteriormente

Pode parecer um conselho um pouco sem sentido, mas a verdade é que muitas das lesões no mundo do esporte surgem devido ao facto de o atleta não recuperar devidamente de lesões anteriores. Assim sendo, uma das melhores formas de deixar de ter lesões passa por curar devidamente mazelas anteriores, devendo o regresso à competição acontecer apenas quando o problema anterior for superado.

#7. Fazer do descanso uma parte importante da sua vida

Este é mais um aspeto que as pessoas têm por hábito ignorar, mas que tem uma relevância muito grande. Quando se fala em descanso é necessário distinguir três conceitos: o descanso entre diferentes sessões de treino, o descanso entre dos diferentes músculos que compõem o corpo humano e o descanso entre séries na mesma sessão de trabalho.

Tal como referido anteriormente, trabalhar de forma demasiado intensa os mesmos músculos pode levar à perda de capacidade de resposta desses mesmos músculos, situação que pode provocar lesões.

 

Tal como ficou demonstrado neste artigo, a melhor forma de deixar de ter lesões passa mesmo pela prevenção. Embora seja muito difícil antecipar a grande maioria das lesões que costumam incomodar os atletas, se estes tiverem atenção às dicas apresentadas em cima, as chances de contraírem qualquer tipo de lesão diminuirão drasticamente!




Recomendados Para Você:


Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *