Como deixar de ter medo de abelhas


Sofre de apifobia ou nunca ouviu falar neste termo? A apifobia é o medo exagerado e irracional de abelhas. Por norma, as pessoas que têm medo de abelhas também sentem uma enorme repulsa por vespas e por todos os insetos com um tamanho considerável!

A um nível racional, ter medo de abelhas até pode ser saudável, tendo em conta que estes são animais que nos podem morder e causar uma infeção. Mas a apifobia vai além do que é considerado normal e quem sofre deste problema não consegue estar tranquilamente num campo ou na praia, pois tem um medo exagerado de entrar em contacto com uma abelha.

Saiba aqui o porquê de existir pessoas com medo de abelhas e veja algumas dicas para combater esta fobia!

Porque temos medo de abelhas?

Se já fomos picados por uma abelha e isso nos causou dor, é normal ganharmos aversão a estes animais. Possivelmente também já ouvimos histórias de pessoas que foram mordidas por abelhas e desenvolveram infeções, o que faz com que olhemos com bastante desconfiança para estas criaturas.

Existem também muitos filmes que nos mostram as abelhas numa perspetiva pouco simpática, o que cria inconscientemente no nosso cérebro um medo automático das abelhas.

Aprenda sobre abelhas

Albert Einstein disse: “Quando as abelhas desaparecerem da face da Terra, o homem tem apenas quatro anos de vida”. Este parece ser um argumento muito forte para entendermos a importância das abelhas para o nosso planeta. Sem abelhas nós não teríamos mel nem produtos agrícolas. A

produção de carne seria muito prejudicada e a vida selvagem iria sofrer danos significativos: a vegetação iria reduzir-se drasticamente e isso iria causar grandes desequilíbrios em todo o planeta. Se aprender sobre abelhas e perceber a importância destes animais para a vida na Terra, vai conseguir olhar para elas de uma forma mais simpática, pois saberá que elas são essenciais ao bom funcionamento dos ecossistemas. Leia sobre elas, veja documentários e entenda como elas interagem umas com as outras. Vai ficar surpreendido ao ver que seres vivos tão pequenos em tamanho podem ser tão interessantes a nível comportamental!

Não invada o seu habitat

Muitas vezes, as pessoas pensam que são donas de tudo e entram no habitat dos animais como se estivessem em casa! É claro que os animais se defendem como podem e por norma atacam os invasores. Procure não invadir nem incomodar o espaço das abelhas, para que elas não se sintam na necessidade de o atacar!

Use protetor solar repelente

O verão é a época do ano em que as abelhas mais atacam. Por isso, uma boa forma de se sentir mais seguro é utilizar protetor solar repelente. Este tipo de protetores vai ajudá-lo a manter as abelhas bem longe e a nível psicológico dar-lhe-á muito mais confiança, visto que sabe que não será atacado por abelhas!

Analise bem o seu tamanho!

Sabemos que as abelhas voam depressa e que a picada de uma pode ser dolorosa. Mas seja realista: olhe para o seu tamanho e olhe para o tamanho da abelha! Mesmo que esteja a ser atacado por uma, facilmente consegue vencer a batalha!

Entre em contato com elas

Através de um apicultor, pode estar próximo de abelhas e entender in loco como é que elas funcionam e como se relacionam. E mesmo que olhe para os apicultores como uns super-heróis que não temem as terríveis abelhas, a verdade é menos heroica. Os apicultores são apenas pessoas que conseguem entender as abelhas e que são capazes de trabalhar com elas!

Fale sobre o seu medo com outras pessoas

Não existe mal nenhum em ter medo de abelhas e certamente que sabe que não é a única pessoa no Mundo a sofrer deste problema. Falar sobre o seu medo vai ajudá-lo a encarar melhor a sua fobia, pois partilhar os problemas com outras pessoas é um processo libertador. Hoje em dia com o acesso facilitado à Internet, é muito simples conhecer pessoas que sofram do mesmo problema. Partilhar o seu medo com alguém que entende completamente o que sente, vai ajudá-lo a encarar melhor a sua fobia.

 

Se depois de aplicar todos os nossos conselhos não conseguir lidar com o medo que sente das abelhas e se isso prejudica o seu dia-a-dia, é melhor consultar um especialista. Este profissional e a pessoa mais indicada para o ajudar a livrar-se definitivamente desta fobia!




Recomendados Para Você:


Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *