Como deixar de ter medo de cobras


É uma daquelas pessoas que sofre de ofidiofobia, isto é, medo de cobras? Então, esse artigo é para si! E fique descansado: você não está sozinho nessa luta. Quase um terço dos seres humanos adultos têm pavor de cobras. Neste artigo ensinamos-lhe algumas dicas para superar o medo de cobras!

Uma pessoa com fobia de cobras tem uma vida perfeitamente normal…até ao momento em que tem que encarar uma cobra! Pode ser até por uma fotografia ou num documentário na televisão. A simples visão de uma cobra vai desencadear um medo irracional e muito aflitivo.

As pessoas têm medo de cobras pois estes são animais associados a mitos e por isso estão envoltos em algum secretismo e mística. Também tememos as cobras pois sabemos que existem algumas venenosas, que são capazes de nos matar. Uma pessoa com fobia de cobras sente uma ansiedade inexplicável e incontrolável quando vê uma cobra (fisicamente ou apenas na tela), sente dificuldade para respirar, o seu coração acelera e tem vontade de chorar.

Já sonhou com cobras? Veja aqui: o significado de sonhar com cobras

Conheça de seguida nossas dicas incríveis que o vão ajudar a superar, perder e deixar de ter medo de cobras!

Escreva sobre o seu medo

Anote os motivos porque as cobras o assustam tanto. Tente descrever uma cobra e perceber porque é que as suas características lhe causam tanto medo. Se for o caso, descreva também o episódio que despoletou esse medo. Conte pormenores e seja descritivo. Escrever sobre nossos medos ajudam-nos a enfrenta-los.

Aprenda sobre cobras

Torne-se um especialista na matéria! Assim vai perceber que nem todos os seus medos estão justificados e que as cobras podem ser apenas animais normais! Você pode ter medo de cobras por alguma coisa que lhe disseram ou por alguma história que lhe contaram. Ao pesquisar por você mesmo, pode desmistificar alguns conceitos errados. Aprenda sobre os tipos de cobras mais venenosos e saiba que na cidade não as pode encontrar pois elas vivem no meio do mato e não representam uma ameaça verdadeira para você!

Veja vídeos sobre cobras

Assista vídeos sobre estes animais no Youtube e veja que podem ser amigáveis até! Desta forma, está criando uma ligação (ainda que distante!) com o objeto do seu medo! Se for um bocadinho corajoso, assista a vídeos em que as cobras são as estrelas principais! Sugerimos a Anaconda e Serpentes a Bordo! Este passo é super importante para você superar o seu medo!

Brinque com uma cobra de plástico

Pessoas que têm medo de cobras ficam com medo até de cobras de brincar! Comece a treinar com uma cobra de pelúcia, pois é menos assustadora. De seguida, tente mexer numa cobra de plástico (sem gritar!). isso vai ajuda-lo a familiarizar-se com a estrutura das cobras e vai fazer com que você ache o seu corpo menos estranho e ameaçador.

Observe uma cobra de verdade

Conhece alguém que tem uma cobra como animal de estimação? Ótimo. Então será muito fácil você poder observar como uma cobra se comporta. Saber que alguém tem uma cobra como animal de estimação também é um bom motivo para você perceber que as cobras são inofensivas e são um animal normal! Caso não conheça ninguém que tenha uma cobra, visite uma loja de animais e pergunte se tem cobras para vender. Fique um bom tempo observando o seu comportamento. E não precisa de gritar: há um vidro a separar-vos! Numa fase mais avançada você pode e deve pedir para acariciar a cobra. Quando você conseguir dar esse passo, estará dando um passo gigante na luta contra o seu medo!

Visite um reptilário

Possivelmente este programa é algo que você nunca ponderou fazer! No entanto, para superar o seu medo de cobras não existe nada melhor que enfrentar um monte delas de uma vez só! Junte amigos e visite um reptilário. Ali você vai poder conhecer mais sobre estes animais e estará perto delas mas de uma forma segura, pois elas estarão fechadas e não conseguirão atacar você. Fale com o tratador delas e se possível esteja presente (do lado de fora do vidro, claro) na hora em que o tratador as alimenta. Existem parques de animais que permitem que você tire uma foto com uma cobra no seu pescoço. Supere-se a si mesmo e tente fazer isso. Pode custar bastante, mas no final você se sentirá muito bem e perceberá que o pânico que você sentia é bem menor!


Estas são algumas dicas que o podem ajudar a superar esse medo das cobras. Mas tenha atenção que uma cobra não é um cão e um gato e como tal não deve trata-las como trata o seu pet! As cobras são animais selvagens e se se sentirem em perigo vão atacar pois esta é a forma que têm de se defenderem! Trate-as de acordo com as suas características e perceba que podem ser animais normais!






Recomendados Para Você:


Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *