Como deixar de ter medo de tirar sangue – agulhas e seringas

Ainda se identifica com aquelas crianças que têm medo de tirar sangue, de ver uma agulha ou uma seringa?

Este tipo de medo ou fobia pode deixa-lo com medo de ir ao médico e colocar a sua saúde em risco. Se não sabe como deixar de ter medo de agulhas, seringas e de ir tirar sangue, confira as nossas dicas e aprenda a enfrentar os seus medos, pois ao evitá-lo poderá estar a colocar em risco a sua saúde.

Medo de agulhas e seringas (Aicmofobia)

De acordo com um estudo realizado por cientistas Canadianos, o medo das agulhas e seringas é o principal motivo que faz com que as pessoas deixem de tomar as vacinas e principalmente que se descuidem de realizar análises sanguíneas com regularidade. No entanto e em casos mais extremos, pode até ser perigoso não ser picado para a toma de penicilina num momento crucial da sua vida.

Medo de tirar sangue (Hemofobia)

As análises ao sangue são a forma mais prática e precisa de se detectar certas doenças e patologias. Se durante a sua vida têm vindo a evitar tirar análises sanguíneas, poderá estar a colocar a sua vida e saúde em risco.

Deixe de ter medo, chegou a hora de por fim a esta fobia!

Solução

Se está decidido a enfrentar os seus medos ou necessita imperativamente de tirar sangue, então o que deve fazer é concentrar-se num ponto na parede e respirar profundamente com o diafragma enquanto é picado com a agulha. Outro tipo de exercícios como por exemplo a meditação, também irão reduzir o seu stress e ansiedade no momento de ser picado por uma agulha. Faça-os antes de ir à consulta, ou alguns minutos antes no estacionamento, jardim ou na sala de espera do consultório médico ou hospital. Aconselhamos ainda que evite olhar para a seringa e para o sangue enquanto o médico ou a enfermeira fazem a recolha. Os homens principalmente têm a tendência para demonstrar que não têm medo, e dessa forma costumam enfrentar com o olhar. Admita que tem medo de tirar sangue, de agulhas e de seringas, e desvie o seu olhar, é garantido que nenhum médico ou enfermeiro se irá rir de si.

Recomendados Para Você:

43 Comentários

  1. pois é, nem sempre os enfermeiros nao irao rir. Infelizmente, desmaiei com o soro e pedi para tirar, pois me deu panico. Nesse instante a enfermeira zombou de mim, dizendo que eu era frouxo, e tinha problemas mentais. Sou boxeador, ja perdi inumeras vezes sangue do nariz, da boca e ate da orelha, e sempre continuei a lutar, mas tenho esse problema com agulhas, nao achei certo a atitude dela.

  2. ai… ninguem fez algum estudo de verdade para ver como tratar isso? eu não consigo enfrentar uma agulha no braço… de jeito nenhum… eu sei que existem pessoas com fobia de verdade de coisas. e aí fazem este estudo aí e não tratam a questão a sério? Desleixo da área da saúde, principalmente em pais latino americano preconceituoso… eu sei que é dificil superar essa questão, entretanto já existem novas formas e as pessoas estão morrendo, tratem de tornar isto possível logo por favor.
    Só porque a medicina se fortaleceu em grande parte com a agulha, mesmo que seja totalmente seguro, pessoas com fobias sofrem sériamente este assunto, fobias extremas são de longe as piores, tem gente que não consegue ficar dentro de um quarto com uma pena, a questão é que ela literalmente se desfaz em panico se ficar no quarto. Agora querem ficar furando e tratando mal só porque é seguro, sem lembrar que fobia pode ser algo realmente sério… sabe eu fico preocupado mas se me der um infarte eu não tem nem coragem de chamar uma ambulancia tendo a certeza que vão me furar todo. nunca… isso é fim não é… mas eu não consigo.

    1. Olá anonimo. Existem inúmeros estudos sim. Inclusive, os psicólogos (principalmente os que trabalham com terapia cognitivo-comportamental) são profissionais capacitados para te ajudar com essa dificuldade. Um abraço

  3. Sinceramente não sejam ignorantes
    Eu tenho fobia de agulhas não suporto ser furada nem sei como consegui ter dois filhos foi só pela misericórdia de Deus ..
    Mais a pessoa ter fobia não é por que ela quer entendam simplismente é um tipo de trauma que a pessoa tem de agulhas..
    Só. Por que existem pessoas duronas que não tem medo não significa que temos que ser iguais simplismente queremos um jeito de perder um pouco o medo e saber como enfrentar esse problema pois sabemos que colocamos em risco nossa saúde por causa da fobia!!

    1. Ola meu nome e VIRUS essa porcaria nao ajudo em nada vamos direto para o assunto ,algumas vacinas tem mercurio e algumas pode causa a morte ou o paciente pode ficar doente ate morre ,meu melhor amigo morreu assim ‘por isso estou avisando meus amigos . Diga nao a vacina.

    2. Thaynah Caldas, artigos como esse são destinados a pessoas com medos mais fracos por assim dizer, fobia deve ser tratada com psicólogos, não sendo muito provável sua melhora sozinha, e sobre o cara que disse que vacina mata, a chance é mínima, seu amigo morrer foi uma fatalidade e uma má sorte, e não quer dizer que vacinas fazem mal, ás vezes foi até imprudência do médico na aplicação ou algo assim

  4. ola o meu nome e Filipa Eu vou ser sincera com todos voçes eu tenho panico de agulhas mas eu a mim nao me faz confusão de olhar mas como eu sou medricas sofro por antecipaçao mas tabem bjos para todos

  5. A questão não é a dor… mas sim o ver de uma agulha em seu corpo na região mais desconfortável… e vc sendo obrigado a isso. O pior é qnd vc n consegue você se quebra todo… chora e chora… como eu sempre choro… amanhã vou fazer o meu enxame e vou superar o medo… por que se eu me machuco todos os dias jogando bola… sempre me corto na rua… jogo descalso… dói dói dói … mais sempre supero… a minha saúde não é a melhor … mas se eu n lutar pra melhorar … aí eu que n serei melhor exemplo… não falo de ser um exemplo pra meus amigos … falo é para minha futura geração… q podem me puxar e ter esse problema… todos os desafios q aparecem pra mim eu sempre coloco meus futuros filhos na frente, pra me incentivar… tenho 17 anos… sou solteiro … pretendo namorar com 28 … casar com 33 … por que eu só tenho uma vida e uma chance de arrumar minha família e dar um lar a eles… 😍

  6. No momento da aplicação não olhe a agulha entrar e converse com alguém que saiba do seu problema.A distração pode ajudar.Em caso de queda de pressão repentina (síncope ou”pré-desmaio”),deite,levante um pouco a perna,respire fundo e beba um pouco de água gelada.Vá sempre acompanhando de alguém de confiança.E tente tirar o problema da cabeça,afinal,é só uma picadinha. =)

  7. OLA PESSOAL TENHO ESTE TIPO DE FOBIA, QUANDO TOMO INJEÇÃO APOS SER APLIADO SINTO UMA QUEIMAÇAO PELAS VEIAS E MINHA PRESSÃO AI E DESMAIO PASSO MAL SO DE VER APLICANDO NOS OUTROS ,O QUE DEVO FAZER:

    1. Olá valnei. Existem psicólogos (principalmente os que trabalham com terapia cognitivo-comportamental) capacitados para te ajudar a lidar melhor com essa dificuldade. Um abraço!

  8. Eu pensei que deveria existir um cabinho com lazer na ponta e então esse lazer teria um armazenamento então quando o medico ou a medica fosse tirar sangue não iria doer e eles iriam tirar o sange com lazer

  9. nao vi resposta que me service. Meu filho de 9 anos chega a suar frio de tanto medo, agora até nas consultas médicas não quer ir porque sabe que vão pedir exames. O que fazer????

  10. No meu caso vou começar a fazer enfermagem, e só existem duas profissões que eu quero , Enfermagem ou Medicina, não me vejo em outra, mas eu tenho Aicmofobia ( medo de agulha).

  11. Infelizmente os profissionais de saúde riem-se sim disso, e muitos gozam. As vezes me pergunto se estudaram medicina, enfermagem, laboratórios e etc pra quê se nem empatia têm para com os pacientes que apresentam este transtorno. Isso me deixa muito triste. E ainda em Julho vivi mais uma situação desse género, e o médico e o enfermeiro que me atendeu ainda estavam a gozar comigo e a dizer que eu devia ser picada mais vezes.

  12. Eu também tenho pavor de agulha! Mas estou superando esse medo quando vou tirar sangue, preciso me superar ainda nas vacinas! Vou dar uma boa dica a vcs que vem me ajudando muito mesmo! Tem uma pomada anestésica que o pessoal usa muito para fazer tatuagens chamada Enla! Comecei a usar quando ia fazer exame de sangue, eu passo umas 2h antes do exame, quando chega na hora da picada eu não olho pra agulha! Mas não sinto a picada, no máximo um leve incomodo!funciona mesmo! Fica a fica!

  13. Eu não sei se é fobia mas eu morro de medo de agulha eu começo a chorar e sinto como se aquela agulha fosse tirar todo o sangue do meu corpo. E a unica pessoa que me faz querer enfrentar o medo é meu pai. Quero saber q q eu vou fazer quando ele nao estiver mais comigo (obs: tenho 12 anos =)

  14. Artigo não ajudou em nada e as respostas ai em baixo tbm não. Em 2014 enfrentei o medo e tirei sangue, precisei e tava curioso tbm, como descrever: Não dói, mas qdo a agulha vai entrar na pele tu sente um ferrão, mas depois não sente mais nada, ou seja, sente uma ferroada e nada mais, como se a agulha não estivesse ali. Claro q a agulha q foi usada era grossa, se é uma fininha tu não sente. A minha veia cruza em um lugar errado tbm, o q não favorece. Faz o seguinte: vai em uma farmácia e escolha uma agulha fininha e compre e leve para a pessoa tirar o seu sangue na agulha q vc comprou, isso ajuda e mto.

  15. É muito bonitos as pessoas postarem nas redes sociais sobre não fazer aquilo com o próximo que você não gostaria que fizessem com você. Mas é impressionante a falta de respeito de algumas pessoas.
    Principalmente aqueles comentários: ” Você é muito grande não pode ter medo”, ” Medo? Nessa idade?”.
    Poxa, não é uma coisa que eu escolhi ter. Não é frescura. Eu sinto falta de ar. E chato? É. Mas qual é o seu direito de apontar os meus defeitos se você não é perfeito?. E lindo a pessoa postar no Facebook sobre não generalizar o sentir porque ele é individual e ficar zombando da outra, pois saiba que eu prefiro ter 15 anos e ter fobia de agulha, do que ter 35 e nào saber respeitar o próximo.

  16. Eu tinha 10 anos quando fui tomar o soro e eu n queria pq tinha e ainda tenho medo de tira sangue foi 5 enfermeira pra mim segurar e ainda n conseguiram kkkk

  17. a unica solução e não olhar e pensar em algo bom trabalhar a mente passo por esse problemas também só Deus pra aclamar essa tempestade vi xi é horrível

  18. Caros boa noite,
    Infelizmente acontece comigo também, uns 2 anos sofri um princípio de infarto, cheguei no hospital, colocaram uns fios no peito, pediram cadeira de rodas, até ae tudo bem, mas quando pediram para tirar sangue para ver o enzima, entrei em choque, sai da sala, assinei um documento de risco próprio e fui embora, para terem ideia é difícil de escrever sobre esse assunto, mas o meu problema é tirar sangue, em relação a tomar vacina , eu tomo com sacrifício, mas tomo, tirar sangue, não consigo nem pensar, nem entrar na sala, se alguém puder me ajudar eu agradeço, tentei pagar 5 mil para fazer exame sedado, mas não consegui.

  19. Gente, eu tinha esse medo de agulhas. Como tenho uma doença, faço exames de sangue mensalmente. No início o medo era enorme, mas agora eu até converso durante o exame! As dicas que eu dou para quem vai fazer algum exame são: não olhe para a agulha de jeito nenhum! Se eu olhasse, mesmo acostumada, ia ficar com muita aflição. E outra, apenas pense o seguinte: isso vai passar. Exame de sangue dura no máximo 3 a 5 minutos, mas a agulha no seu braço, dependendo da quantidade do tubo, apenas segundos! Isso são coisas que são necessárias, ninguém vai morrer por causa de um exame, e se alguma enfermeira ou funcionário rir de você, deixe rir! Você provavelmente nunca mais vai ver a criatura mesmo, pra que se estressar? Ah e boa sorte para quem for fazer exame! 🙂

  20. Eu tomo injeção, vacina, tudo o que vier. Agora,falou em exame de sangue, me da um nervoso do caramba, e se demorar de me chamar, é pior, minha pressão cai e começo a suar frio. Fico toda gelada. Preciso fazer exame de sangue pra levar pra endocrino e to no desespero.

  21. Eu tenho muito medo quando eu vou tirar sangue eu choro e quase quebro o hospital, preciso de umas 3 pessoas pra me segurar pra tirar sangue, O quê eu faço?

Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CLOSE
CLOSE