Como deixar de ser orgulhoso


O orgulho é sinónimo de virtude e amor próprio.

Em princípio, ser orgulhoso é uma qualidade o que significa que as pessoas orgulhosas podem ter dificuldades em aceitar seus defeitos.

Geralmente, as pessoas orgulhosas se acham superiores e isto pode prejudicar o seu relacionamento com as outras pessoas e até o próprio amadurecimento pessoal.

Parar de ser orgulhoso não é tarefa fácil para uma pessoa que não está acostumada a pedir perdão. Portanto, apesar do pedido de desculpas parecer uma habilidade simples, é realmente bastante complexo para as pessoas orgulhosas.

9 Dicas para deixar de ser orgulhoso

Neste artigo, iremos dar algumas dicas para perder o seu orgulho que vão ajudá-lo a melhorar os seus relacionamentos e irão permitir que se sinta melhor com você mesmo.

1. Reconhecer é o primeiro passo.

É importante descobrir em qual ponto da sua vida você é orgulhoso. Peça ajuda a pessoas próximas a você para saber como ser mais humilde, mas esteja disposto a aceitar as críticas.

2. Assuma os seus erros.

Se você é orgulhoso, pode ter dificuldade em admitir que está errado. Mas, você deve-se lembrar que assumir um erro não é uma fraqueza, mas simplesmente uma parte do ser humano. Aprenda a assumir os seus erros e a pedir desculpa para melhorar os seus relacionamentos.

3. Observe o que você sente e sua maneira de agir.

De facto, umas das melhores dicas para deixar de ser orgulhoso é se olhar do lado de fora. Pense: o que faria se visse um amigo seu agindo assim? O que você diria? Você acha impossível o facto de pedir desculpas a alguém? Quando adotamos uma nova perspetiva, muitas coisas se alteram.

Em algum momento, todos, ficamos orgulhosos. Porém, o segredo é saber como admitir as nossas falhas e pedir desculpa a quem merece.

4. Aceite as críticas construtivas.

As pessoas orgulhosas raramente procuram feedback. No entanto, ter outros pontos de vista irão ajudá-lo a perceber como os outros realmente o veem. O importante é respeitar a opinião das outras pessoas e aceitar quando elas tentarem ajudá-lo com críticas construtivas. Para começar, pode pedir a alguns dos seus amigos que façam uma lista das suas qualidades e dos seus defeitos. Isso irá ajudar no seu crescimento pessoal. Você pode aprender algo com cada pessoa, basta estar aberto e ouvi-las com atenção. Se continuar pensando que é melhor que os outros, você só irá afastá-los. Mesmo que a opinião do seu colega não lhe pareça boa no início, respeite e espere que ele termine de falar.

5. Não se compare aos outros.

Você geralmente se compara a alguém para se assegurar de que é melhor que os outros. O seu valor está em si, esqueça os outros.

6. Aprenda a pedir ajuda.

As pessoas orgulhosas tentam fazer tudo sozinhas, fingindo que não precisam dos outros. Pelo contrário, as pessoas humildes entendem que todo o mundo, em algum momento, precisa de ajuda. Você deve entender que pedir ajuda não é um sinal de fraqueza, mas sim de inteligência.

7. Ajudar os outros é melhor do que ser ajudado.

Ser humilde não implica que você trate os outros como prioridade e se esqueça de si mesmo, mas sim deixar de olhar apenas para o seu umbigo e prestar atenção às pessoas que o rodeiam. Você deve aprender a observar o que está à sua volta, perceber quando alguém precisa de ajuda e estar disposto a ajudar esse alguém.

8. Elogie os outros.

Seja na vida profissional ou pessoal, é importante que você reconheça as qualidades dos outros. Geralmente, as pessoas orgulhosas evitam que os outros brilhem achando que o talento deles poderá inferiorizar as suas próprias realizações. Você não deve pensar assim. Cada um tem as suas capacidades e competências. Por exemplo, se perceber que um colega seu canta bem, diga “Cantas muito bem, parabéns!”.

9. Questione e esclareça as suas dúvidas.

O orgulho, na maior parte das vezes, faz com que fique com a ideia de que sabe tudo e o medo de ser julgado pelos outros faz esconder o que não sabe para não parecer fraco. Supere o orgulho e admita que não tem conhecimento sobre tudo. Por exemplo, nunca saia da sala de aula com dúvidas. Caso não entenda algo, não tenha medo de levantar a mão e dizer que não percebeu.




Recomendados Para Você:


Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *