Como deixar Pano de Prato Branco


Todas as mulheres gostam de ver a cozinha brilhando (e como não queremos ser acusados de feminismo, podemos dizer que alguns homens também se preocupam com esta questão!), mas existe um elemento de toda a cozinha que é bem difícil de manter 100% limpo: falamos do pano de prato, aquela pequena peça que utilizamos diariamente e que tão útil é!

Como estão em contacto com diversos materiais e detergentes, as nódoas por vezes entranham-se de um jeito tão intenso que nem com todos os truques das nossas avós conseguimos recuperar o branco que antes existia!

Veja aqui as melhores dicas e truques para deixar o pano de prato sempre branco!

Para além de esteticamente mais bonito, é mais higiénico ter o pano de prato sempre branco e limpo. As seguintes dicas vão ajudar a fazer com que o seu pano de prato fique sempre branco, limpo e bem cheiroso.

Quantas vezes devemos lavar o pano de prato?

O ideal é trocar o pano de prato todos os dias, pois isso vai evitar que os artigos fiquem encardidos e com bactérias. No entanto, se utilizou o pano e este não se encontrar muito molhado nem sujo, pode sempre colocá-lo para secar e voltar a utilizar no dia seguinte. Quando isso não acontece, deixe o o pano secar e depois coloque para lavar e nunca utilize o pano de prato duas vezes seguidas.

Tirar manchas amareladas 

Quando o pano está encardido, é preciso recorrer a uma mistura poderosa e milagrosa. Vai precisar de água, água de vaso e sabão em pó. Mas atenção: a água de vaso só pode ser usada quando o pano é branco, pois se for de cor vai desbotar. Misture todos os “ingredientes” e antes de mergulhar o pano nessa mistura, esfregue-o violentamente com sabão de coco. Coloque o pano numa bacia com a mistura e deixe repousar durante seis horas. Depois retire o pano, esfregue novamente com sabão de coco e enxague. Deixe secar ao ar livre.

Mancha comum de comida 

Quando a mancha é de comida, coloque detergente da louça ou água oxigenada 10 volumes sobre o pano de preto seco e não molhe. Deixe atuar assim desse jeito para eliminar todas as manchas. Depois esfregue bem com água e coloque de molho durante cerca de 2 horas em água misturada com sabão em pó. No final das duas horas, esfregue novamente com água abundante e deixe secar ao ar livre.

Remover a gordura eficazmente do pano de prato

Remover a gordura do pano de prato é das coisas mais complicadas mas temos aqui a solução. Basta ferver o pano de prato durante dez minutos numa das seguintes soluções:

  • Água com sabão em pó e bicabornato de sódio
  • Água com rodelas de dois limões
  • Água e bicabornato de sódio mais sal de cozinha

O resultado é imediato e muito eficaz. Depois dos 10 minutos, coloque o pano a lavar normalmente e a gordura já era!

Remover o bolor do pano de prato 

Esfregue o pano com sabão de coco e depois coloque as peças ainda molhadas dentro de um saco plástico e fecha-o bem. Deixe o pano ao sol dentro do saco durante duas horas. Ao fim desse tempo, retire o pano da solução, enxague abundantemente e deixe secar ao sol.

Alguns truques de limpeza que vão ajudar muito a sua vida! 

  • Vinagre branco: o vinagre branco ajuda a remover as manchas e não é agressivo com os tecidos, ajudando até a suavizá-los. Pode lavar os seus panos de prato uma vez por mês numa solução de água com vinagre. Isso vai ajudar a recuperar o branco brilhante do tecido!
  • Sumo de limão: o sumo de limão limpa em profundidade e elimina todas as sujeiras. Utilizar limão para lavar os panos de prato é ótimo para recuperar o branco que se perde com o uso.
  • Leite: o leite é um detergente natural que ajuda a branquear as roupas. Pode e deve utilizar na lavagem dos seus panos de prato, sobretudo se forem de algodão. Deixe o pano de prato de molho numa bacia com leite e deixe atuar durante duas horas e depois lave normalmente.

O pano de prato é um item indispensável de qualquer cozinha, mas se não for higienizado do jeito certo pode ganhar manchas difíceis de remover e diminuir drasticamente o seu período de vida útil. Esperamos que a nossas dicas tenham sido úteis e que a partir de agora todos os seus panos de prato estejam a brilhar como se fossem novos!




Recomendados Para Você:


Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *