Como deixar de roer as unhas

Como deixar de roer as unhas

Roer as unhas? Isso era antes!

Desde pequeno que rói as unhas e não consegue parar? Roer as unhas é um problema que afecta muitas pessoas. Deste modo, neste artigo vai poder obter algumas dicas que se adeqúem ao seu caso e obter informação sobre o malefícios de roer as unhas.
Muitas pessoas compartilham o hábito de roer as unhas e existe uma grande possibilidade deste hábito ter surgido na infância. Daí cerca de metade dos adolescentes serem roedores de unhas. Se for um deles, não está sozinho.
Algumas pessoas começam a roer a unha quando esta começa a crescer e outras roem a pele a sua volta, uma vez que nem dão tempo das unhas crescerem. Pior que isso é saber que uma pequena minoria de pessoas roí as unhas até sangrar. Os médicos chamam a este acto de onicofagia.
Quando roí a unha tem que ter consciência de que afecta a sua saúde, uma vez que esse acto origina transferência de bactérias e vírus entre a sua boca e os seus dedos, provocando consequentemente infecções. E, ainda pior, poderá danificar os seus dentes e as suas gengivas. Roer as unhas é uma acção socialmente pouco aceite e um pouco embaraçante para algumas culturas, dado que dá um aspecto muito negativo para um empregador ou para um cliente. A aparência é algo bastante valorizado actualmente pela nossa sociedade.
Roer as unhas é um reflexo de inaptidão de lidar com situações stressantes ou de nervosismo. Nós temos a tendência de nos morder quando estamos chateados, com fome, com medo, com ansiedade ou quando somos confrontados por algum momento mais doloroso. Logo, roer as unhas pode estar associado a comportamentos inconscientes que se repetem frequentemente.
A maioria das pessoas tenta usar o seu poder de vontade para deixar de roer as unhas, porém só consegue alterar o seu hábito temporariamente. Consequentemente sente-se frustração e até desespero. Querer parar de roer as unhas conscientemente não significa que inconscientemente se consiga conquistar rapidamente. A mente subconsciente é uma arma muito poderosa e várias pessoas não se apercebem disso. O nosso cérebro vai sempre na direcção de evitar dor e obter prazer.

Dicas para deixar de roer as unhas

Na farmácia existem produtos amargos próprios para aplicar nas unhas que desafiam o seu paladar a travar o vício.

Volte aos remédios antigos e coloque picante sobre as unhas: o ardor que vai sentir na boca vai servir de travão.

Ao tratar as unhas regularmente existe a possibilidade de se sentir motivado a conservá-las. Se tiver unhas fracas ou quebradiças alguns comprimidos com vitamina A vão torna-las fortes em algumas semanas.

Mergulhe as unhas numa solução de óleo de rícino morno durante 20 minutos e faça-o duas vezes por semana.

Para conseguir parar de roer as unhas existem inúmeras fórmulas, mas teremos que encontrar aquela que se adeqúe a si.
A principal dica é enfrentar o seu problema. Sem dúvida alguma que ao olhar para as suas unhas, averiguar o seu estado horrível em que se encontram e aceitar que está perante um grande problema, é o seu primeiro passo. Em seguida, marcar o dia de início para deixar de roer as unhas é o seu segundo passo. Nesse dia coloque uma lembrança no seu telemóvel, marque a vermelho nalgum calendário que tenha e saia de casa para espairecer como se tratasse de um dia especial (e que de facto será, pois marcará o seu primeiro dia sem roer as unhas). Outra dica que aqui lhe deixo é ocupar a sua boca com alguma coisa. Roa uma cenoura, mastigue uma pastilha, chupe um rebuçado ou outra coisa, desde que a sua boca esteja preenchida. Deste modo, não terá nenhum motivo para atacar de novo as suas unhas.
Entreter as suas mãos é outra excelente alternativa. Arrume a sua casa, faça desenhos, jogue algum jogo no seu computador ou playstation, vá até à rua correr ou faça decoração, mas mantenha as suas mãos sempre a trabalhar. A maior tendência de roer as unhas é quando está sentado no sofá a ver televisão ou nalgum passeio de carro ou assistindo alguma aula ou palestram, ou seja, quando não tem nada para fazer.
Uma dica mais virada para o sexo feminino (embora o sexo masculino se quiser também pode tentar a ideia) é pintar as suas unhas com um inibidor. Este inibidor vai tentar desencoraja-lo para parar de roer, uma vez que causa um péssimo sabor na sua boca. Aplique esta técnica várias vezes ao dia, mas se se acostumar ao sabor dele então escolha outra marca que realmente odeie o sabor e faça com que pare de roer.
Cobrir as suas unhas com unhas artificiais ou aplicar um pouco de vaselina, também pode ser outra alternativa.
Socialmente não fica bonito andar sempre com as mãos nos bolsos das calças ou casacos, mas se for uma boa maneira de parar de roer as unhas, então vá em frente. Esquece as pessoas em seu redor e pense mais em si.
A nível de vestuário pode sempre optar por usar umas luvas, embora no verão seja bastante desagradável devido ao calor. Mas luvas que tenham os dedos fechados.
Conversar com os seus amigos, família ou parceiro sobre as suas unhas também irá manter a sua mente foca nos seus objectivos. E, cada vez que as suas unhas melhorem, não se sinta envergonhado e mostre-as aos seus amigos, de modo a obter o encorajamento necessário para continuar e quem sabe poder demonstrar a algumas pessoas com o mesmo problema que também conseguem derrubar esta barreira.

Ao fim de algum tempo, vai poder observar umas unhas fortes e saudáveis e ver o quão grande elas estão. Quando as suas unhas estiverem grandes vai poder aproveitá-las para pintar com uma cor brilhante e perceber a estupidez que esteve a fazer durante longos anos ao roê-las. Até lhe vai dar imenso prazer ir à manicure.

Durante esse processo coma alimentos ricos em cálcio e magnésio, de modo a que as unhas possam crescer mais rapidamente e de uma forma saudável.
No fim, vai rir-se e poder se orgulhar de si próprio, pois conseguiu deixar de roer as unhas e ultrapassou um grande obstáculo.

72 Comentários

    1. Tente passar algo nelas tipo:pimenta,esmalte,base ou algo do tipo para q vc nn se sinta um bom apetite ao roelas,tente sempre ocupar sua mão fazendo uma atividade q nn se lembre de roelas,tente usar unhas postisas para q vc esqueça ela e á deixe crescer!
      Espero q tenha ajudado!!!!

  1. Eu Ja consegui deixar minha unha grandes mais quando quebra pelo menos um pedacinho eu fico sem paciencia e começo a roer de novo dai tipo eu so fico nessa paro e depois volto de novo a roer kk mais com as dicas acho que agora eu consigo

  2. Bom…Nunca tive unhas grandes porr causa q as roia…Mas parei pra pensar q se eu cultivalas para q elas fiquem bonitas saudaveis…Parei de roer unhas ja faz um tempo e agr nunca mas nem penso em botar elas na boca…E melhor ficar com uma unha bonita saudavel e grande do q ficar com uma unha feia ressecada e etc….E dificil sim,mas com a força de vontade vc consegue PARAR!

  3. Olá,bom eu sempre estou roendo as unhas,e não consigo parar,não adianta remedios nem nada eu já tentei muitas vezes e não consigo parar com esse maldito vicil por favor me ajudaaaa!!

  4. ai eu to loooca pra para di roer mais eu já tentei um monte d veiz mais agora eu vo para….
    Eu quero pintar de muitas cores… já faiz 03 dias que não como a minha mais to loka pra roer
    Pelo amor me ajudem kkkk

  5. Tenho esse problema e me incomoda muito nn consigo parar mas to tentando ja faz 1 semana to conseguindo mas quando me da uma vontade louca de comer eu costumo chupar alguns chicletes bom esta funcionando

  6. eu ñ consigo parar já fiz de tudo :( ñ sei o q fazer mais já usei esmalte amargo mais mesmo , assim eu continuei á ruer as minhas unha :( ñ sei o q eu faço mais

  7. parei de roer as unhas com excelente base coloque alguns cravose um dente de alho deixe po1seman e comece a passar o resultado e incrivel

  8. eu não mim acostumo sem rueparei de rue depois que cresceu estava bonitas ai corteti e comeceia arue denovo como deixa de rue para sempre?

  9. Tentei deixar de roer, mas depois de umas semanas nao notava resultado e comecei a roer de novo sem querer voltando elas ao estado lastimavel que estão! Se compro algum tipo de medicamento com mau gosto rouo da mesma maneira… nao consigo perceber nem consigo encontrar maneira de voltar a deixa-las crescer de novo! :/

    1. ;-( eu ja fiz de tudo mas não consigo parar de roer as unhas. o que eu faço? Me ajudem por favor, ja não to aguentando mais ver as minhas amigas com lindas unhas e as minhas feias e ressecadas

  10. Eu nao consigo para de roer as unhas eu tenho narvossimo , medo etc eu ja tentei parar de roer dois dias depois voltei a roer e estao mesmo sem nada e eu ja fiquei com carne viva muma unha

  11. eu sei como parar de roer a unha ….. 1 coloque sal nas unhas e fique girando e depois passe lixa e depois quando amanhecer sua unhas vao estar lindas mais tem que fazer isto muitas veses

  12. Roo as unhas desde pequena. ja consegui deixar de as roer mas deps voltei a viciar, ja comprei um verniz ácido mas continuei, ja n sei o k fazer me ajudemmm espero conseguir com a ajuda deste site

  13. Olá, tenho 18 anos e como minhas unhas a uns 12 no minimo. Já tentei várias formas de parar com esse hábito, mais eu nunca levo adiante minha decisão. Sou estudante de farmácia e sou a única que tem as unhas “feias” na sala, e eu não me orgulho disso!
    Vou tentar fazer isso que você ensino, e espero mesmo que eu consiga, porque eu sempre achei muito lindo fazer as unhas, mais eu nunca fiz as minhas haha

    1. Tainara, eu roía as unhas desde criança até a idade de 30 anos… hoje tenho 53 e já tem 23 anos que parei… Ninguém ensinou-me como parar, eu apenas tive uma ideia… Eu comecei a colocar esparadrapos em cada unha quando eu chegava do trabalho e só tirava quando saia para trabalhar e não olhava para elas, trabalhava normalmente e a partir de sexta à noite até na segunda de manhã, eu só fazia era trocar os esparadrapos e o incrível, é que a partir do terceiro dia, vc não sente mais tanto a necessidade de se fixar nas unhas… Com 15 dias já tinha perdido 80% da vontade e com 30 dias, estava com as unhas no tamanho certo e comecei a andar com um cortador de unhas, pq devido o tanto de tempo que tinha roído, elas ainda estavam fracas, então vc tem que apará-las, para não ficar aquelas pontinhas que fazem a gente querer roê-las… Mas com 3 meses, elas já estão fortalecidas e use apenas esmalte de base bem discreta, pq ajuda muito e sua alto estima sobe tanto, que nunca mais vc vai querer e sentir esta vontade que a gente não entende de onde vem, mas o emocional se estiver ruim, atrapalha e muito… Qualquer dúvida, pode mandar-me um email, que eu te retorno… acredite no que eu te digo, pq funcionou comigo e com todas as pessoas que fizeram desta forma… nprattigiuseppe@hotmail.com

  14. Já tentei muitas vezes deixar de roer as unhas ate um mês, dois no máximo… mas voltei sempre ao mesmo e agora queria deixar outra vez e de vez porque na área em que estou a aparência das mãos principalmente conta muito :) alguém me pode ajudar com isso ?? eu já tentei por um verniz amargo e uma base fortalecedora mas não está a adiantar de nada… :(

  15. não consigo para roer as minhas unhas, e um vicio mais poderoso que eu mesma .Tenho medo de não conseguir parar
    a tempo , pois mesmo roendo as unhas, tenho consciência que daqui a alguns anos posso ter alguma infecção dez da minha boca ate o meu estomago :( mas o pior disso tudo as vezes e a vergonha que eu tenho das pessoas que olham para minha unha ,nessas horas me sinto muito mal

  16. Tenho 12 anos e Rou Unha desde os 3. Isso se tornou uma especie de tortura -,- espero que me ajude, Chega de Bullyng por causa de unhas ! ^^

  17. Como unha desde de ki me conheço por gente, nem sei falar a qts anos anos e nem como comecei 😔hoje tenho 28 anos vejo minhas amigas com unhas grandes e sinto muito vontade de parar já tentei de tudo mais não consigo, como até sangrar eh uma coisa doida naum gosto de comer mas as vezes me dá uma crise ki preciso comer e aí eu como desesperadamente parece uma doença e quando essa crise bate naum adianta ninguém falar comigo as vezes até respondo mau, aí depois vem o arrependimento as vezes vem choro 😭 fico com raiva de mim mesma as pessoas só querem me ajudar e eu… só penso em roer as unhas naum sei o que fazer

  18. Eu não consigo parar
    Tenho vergonha das minhas unhas
    Ja la vao 20anos com esse problema.
    Uso um anel de compromisso mas ando sempre a esconder a mao por causa das unhas.
    Quero me casar mas so de pensar que vou esticar a mao para receber a aliança com essas unhas sinto um no na garganta

Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *