Como deixar de roer as unhas

como deixar roer unhas

Como deixar de roer as unhas

Roer as unhas? Isso era antes!

Desde pequeno que rói as unhas e não consegue parar? Roer as unhas é um problema que afecta muitas pessoas. Deste modo, neste artigo vai poder obter algumas dicas que se adeqúem ao seu caso e obter informação sobre o malefícios de roer as unhas.
Muitas pessoas compartilham o hábito de roer as unhas e existe uma grande possibilidade deste hábito ter surgido na infância. Daí cerca de metade dos adolescentes serem roedores de unhas. Se for um deles, não está sozinho.
Algumas pessoas começam a roer a unha quando esta começa a crescer e outras roem a pele a sua volta, uma vez que nem dão tempo das unhas crescerem. Pior que isso é saber que uma pequena minoria de pessoas roí as unhas até sangrar. Os médicos chamam a este acto de onicofagia.
Quando roí a unha tem que ter consciência de que afecta a sua saúde, uma vez que esse acto origina transferência de bactérias e vírus entre a sua boca e os seus dedos, provocando consequentemente infecções. E, ainda pior, poderá danificar os seus dentes e as suas gengivas. Roer as unhas é uma acção socialmente pouco aceite e um pouco embaraçante para algumas culturas, dado que dá um aspecto muito negativo para um empregador ou para um cliente. A aparência é algo bastante valorizado actualmente pela nossa sociedade.
Roer as unhas é um reflexo de inaptidão de lidar com situações stressantes ou de nervosismo. Nós temos a tendência de nos morder quando estamos chateados, com fome, com medo, com ansiedade ou quando somos confrontados por algum momento mais doloroso. Logo, roer as unhas pode estar associado a comportamentos inconscientes que se repetem frequentemente.
A maioria das pessoas tenta usar o seu poder de vontade para deixar de roer as unhas, porém só consegue alterar o seu hábito temporariamente. Consequentemente sente-se frustração e até desespero. Querer parar de roer as unhas conscientemente não significa que inconscientemente se consiga conquistar rapidamente. A mente subconsciente é uma arma muito poderosa e várias pessoas não se apercebem disso. O nosso cérebro vai sempre na direcção de evitar dor e obter prazer.

Dicas para deixar de roer as unhas

Na farmácia existem produtos amargos próprios para aplicar nas unhas que desafiam o seu paladar a travar o vício.

Volte aos remédios antigos e coloque picante sobre as unhas: o ardor que vai sentir na boca vai servir de travão.

Ao tratar as unhas regularmente existe a possibilidade de se sentir motivado a conservá-las. Se tiver unhas fracas ou quebradiças alguns comprimidos com vitamina A vão torna-las fortes em algumas semanas.

Mergulhe as unhas numa solução de óleo de rícino morno durante 20 minutos e faça-o duas vezes por semana.

Para conseguir parar de roer as unhas existem inúmeras fórmulas, mas teremos que encontrar aquela que se adeqúe a si.
A principal dica é enfrentar o seu problema. Sem dúvida alguma que ao olhar para as suas unhas, averiguar o seu estado horrível em que se encontram e aceitar que está perante um grande problema, é o seu primeiro passo. Em seguida, marcar o dia de início para deixar de roer as unhas é o seu segundo passo. Nesse dia coloque uma lembrança no seu telemóvel, marque a vermelho nalgum calendário que tenha e saia de casa para espairecer como se tratasse de um dia especial (e que de facto será, pois marcará o seu primeiro dia sem roer as unhas). Outra dica que aqui lhe deixo é ocupar a sua boca com alguma coisa. Roa uma cenoura, mastigue uma pastilha, chupe um rebuçado ou outra coisa, desde que a sua boca esteja preenchida. Deste modo, não terá nenhum motivo para atacar de novo as suas unhas.
Entreter as suas mãos é outra excelente alternativa. Arrume a sua casa, faça desenhos, jogue algum jogo no seu computador ou playstation, vá até à rua correr ou faça decoração, mas mantenha as suas mãos sempre a trabalhar. A maior tendência de roer as unhas é quando está sentado no sofá a ver televisão ou nalgum passeio de carro ou assistindo alguma aula ou palestram, ou seja, quando não tem nada para fazer.
Uma dica mais virada para o sexo feminino (embora o sexo masculino se quiser também pode tentar a ideia) é pintar as suas unhas com um inibidor. Este inibidor vai tentar desencoraja-lo para parar de roer, uma vez que causa um péssimo sabor na sua boca. Aplique esta técnica várias vezes ao dia, mas se se acostumar ao sabor dele então escolha outra marca que realmente odeie o sabor e faça com que pare de roer.
Cobrir as suas unhas com unhas artificiais ou aplicar um pouco de vaselina, também pode ser outra alternativa.
Socialmente não fica bonito andar sempre com as mãos nos bolsos das calças ou casacos, mas se for uma boa maneira de parar de roer as unhas, então vá em frente. Esquece as pessoas em seu redor e pense mais em si.
A nível de vestuário pode sempre optar por usar umas luvas, embora no verão seja bastante desagradável devido ao calor. Mas luvas que tenham os dedos fechados.
Conversar com os seus amigos, família ou parceiro sobre as suas unhas também irá manter a sua mente foca nos seus objectivos. E, cada vez que as suas unhas melhorem, não se sinta envergonhado e mostre-as aos seus amigos, de modo a obter o encorajamento necessário para continuar e quem sabe poder demonstrar a algumas pessoas com o mesmo problema que também conseguem derrubar esta barreira.

Ao fim de algum tempo, vai poder observar umas unhas fortes e saudáveis e ver o quão grande elas estão. Quando as suas unhas estiverem grandes vai poder aproveitá-las para pintar com uma cor brilhante e perceber a estupidez que esteve a fazer durante longos anos ao roê-las. Até lhe vai dar imenso prazer ir à manicure.

Durante esse processo coma alimentos ricos em cálcio e magnésio, de modo a que as unhas possam crescer mais rapidamente e de uma forma saudável.
No fim, vai rir-se e poder se orgulhar de si próprio, pois conseguiu deixar de roer as unhas e ultrapassou um grande obstáculo.


{ 3 comments… read them below or add one }

1 hellen Setembro 13, 2013 às 19:04

eu nao paro de comer unha

Responder

2 isabel Setembro 15, 2013 às 0:12

quero para de roer as unhas como!!!

Responder

3 Maria Fernanda Setembro 22, 2013 às 14:18

Parei de roer unha á 3 semanas, minhas unhas cresceram, mais ontem quebrou do lado :(

Responder

Deixar uma resposta

Artigo Anterior:

Artigo Seguinte: