Como Deixar seu PC 100% mais Rápido Sem Precisar Formatar

Ter um PC lento é o pesadelo de muita gente, independente da finalidade dele – sendo para trabalhar, jogar ou ler notícias –, softwares que demoram para abrir e pastas que demoram para carregar deixam qualquer um impaciente e nervoso. Se você está passando por isso com a sua máquina, confira nossas dicas para deixar seu PC mais rápido hoje mesmo sem precisar substituir placas ou formatá-lo.

1. Faça uma limpeza de disco

Principalmente se você usa o Windows, muitos arquivos inúteis são acumulados pelo sistema, que está tentando corrigir certos bugs e deixar a inicialização mais rápida com a nova versão do Windows 10, mas ainda tem um longo caminho a percorrer até que não seja mais preciso que nós mesmos limpemos o disco e cachê.

Existem programas como o CCleaner que ajudam muito na limpeza de cachê, mas o próprio Windows tem uma ferramenta poderosa para isso. Você pode acessá-la ao clicar no menu Iniciar > Ferramentas Administrativas do Windows > Limpeza de Disco. Uma análise será feita para saber quanto espaço pode ser liberado e em seguida você precisará marcar o que deseja limpar de fato. Sempre delete arquivos temporários, miniaturas, arquivos que estão na lixeira e os arquivos da internet.

Uma outra opção, chamada Desfragmentação de Disco, está disponível no mesmo menu de ferramentas. Ao abrir o desfragmentador, clique em “Analisar” e depois da análise em “Desfragmentar”. Faça isso num momento em que não precisa usar o PC, pois pode levar algumas horas. Reinicie o computador em seguida.

2. Desinstale programas que não usa

Às vezes instalamos um programa por curiosidade ou para usar uma única vez e depois esquecemos dele, mas ele está aqui, consumindo memória, muitas vezes rodando em segundo plano ou iniciando com o Windows, portanto, está na hora de rever o que você realmente usa com frequência e o que pode ser desinstalado ou substituído na sua máquina. Basta ir em Painel de Controle > Programas > Desinstalar um programa, como mostra a imagem abaixo:

Ao clicar, uma tela com a lista de todos os programas instalados em seu PC abrirá e basta clicar duas vezes no nome do que deseja desinstalar para completar a ação.

3. Desabilite programas que iniciam automaticamente com o sistema

Alguns programas iniciam sempre que o computador é ligado ou reiniciado, mesmo que você não faça uso deles. Geralmente, esta configuração é escolhida na hora da instalação, mas nem sempre nos damos conta. Alguns programas que podem estar iniciando com o seu sistema são os de torrent, players de música e vídeos, pastas com arquivos salvos em nuvem como OneDrive ou Dropbox e, é claro, arquivos próprios do Windows, mas que nem sempre têm necessidade de serem abertos naquele momento. Para saber quais programas estão iniciando automaticamente, basta pressionar Ctrl+Alt+Del no teclado, abrir o Gerenciador de Tarefas e clicar na aba Start-up. Você pode ver o impacto que eles têm na inicialização e ao clicar no nome do programa, o botão de “Desabilitar” aparecerá. Desabilite os que desejar, evitando desabilitar seu anti-vírus, arquivos de áudio e relacionados à internet.

4. Proteja o seu pc dos vírus

Quando recebe mensagens no seu correio electrónico de remetentes desconhecidos, nós aconselhamos que não abra. Essas mensagens podem trazer vírus que tornam o seu pc mais lento. Para ultrapassar esses problemas e deixar o computador mais rápido, você deve instalar um antivírus e programar uma revisão geral semana a semana. Desta forma, fica com a garantia que ninguém acede indevidamente aos seus dados nem coloca o seu pc lento

Para este passo sugerimos o download de anti-virus grátis AVG aqui. (se estiver disposto a gastar algum dinheiro, opte por comprar um anti virus melhor como o Norton, McAfee ou Bitdefender.

 5. Hardware

Esteja atento a idade do seu hardware. Como é normal, as peças também têm um desgaste natural com o passar dos anos, causando uma lentidão ao computador. A nossa sugestão é que analise as componentes do seu pc e avalie a adaptação com os seus programas. Com o passar dos anos é desejável aumentar a sua memória RAM!

Estas são para nós os 5 fatores a ter em conta se pretende melhorar a velocidade do seu pc ou computador, siga estas dicas de como deixar o pc mais rápido conseguirá obter o seu objectivo!

Recomendados Para Você:

Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CLOSE
CLOSE