Como deixar de ter saudades de uma pessoa


Ai a saudade, esse sentimento que tão bem conhecemos e que só conseguimos expressar no nosso idioma! Não é fácil ter saudades de alguém, sobretudo se essa pessoa partiu definitivamente ou se foi embora da nossa vida por decisão própria e contra a nossa vontade. Todos temos saudades de alguém, de momentos, de cheiros e de locais, mas é fundamental não viver preso na saudade pois quando isso acontece perdemos a vida que está a acontecer à nossa frente. Quando nos deixamos cair perante a saudade, não conseguimos ver todas as oportunidades que estão surgindo ao nosso redor. Não prometemos uma fórmula mágica para eliminar de vez as saudades que você sente, mas temos aqui algumas dicas muito úteis para deixar de ter saudades de uma pessoa!

Não tenha medo de chorar

Um dos conselhos mais básicos e inúteis que nos dão é: “não choque, não fique triste”. Estar triste é um direito seu e faz parte de todo o processo de esquecer alguém. Não é por nos dizerem para não chorarmos que as nossas lágrimas vão secar milagrosamente. Chorar alivia de verdade e por isso não deve ter problemas em chorar. Não se esforce por esquecer pois isso não é o processo natural. Amenizar a saudade requer tempo e mesmo que você se esforce por esquecer alguém, vai estar sempre com a pessoa no pensamento, pois saberá que está fazendo toda a força do Mundo para não pensar na pessoa (e automaticamente já está pensando!). O resultado será desastroso e a saudade permanecerá bem perto de você.

veja também: Como deixar de estar triste e deprimido

Escreva sobre o que está a sentir

Escrever ajuda a minimizar a dor, por isso é uma ótima opção escrever o que sente numa espécie de diário. Quem sabe se até não pode sair daí um romance? Tudo pode ser uma ótima oportunidade para fazer coisas boas. Quando estiver triste, escreva e partilhe com o papel o que está sentindo. No final vai sentir-se muito mais aliviado. Se pensar que vai sentir-se melhor, pode mesmo enviar a carta para a pessoa de quem sente saudade. Não é mau mostrar os seus sentimentos e admitir que sente a falta de alguém. Não pode cair no erro de correr atrás demasiado, mas expressar o que sente pode ser uma boa ajuda!

Dedique-se a coisas novas

É um conselho meio clichet, mas se pensar bem no assunto vai entender que faz todo o sentido. Quando a pessoa fazia parte da sua vida, você tinha uma rotina e certamente que havia momentos do dia em que falava mais com a pessoa. Por isso, é muito comum que uma certa atividade o faça lembrar dessa pessoa e aumentar as saudades. Não quer isto dizer que deve deixar de fazer o que fazia antes só porque a pessoa não faz parte da sua vida! O melhor a fazer é criar novas rotinas, intercaladas com as antigas. Assim, todos os dias você vai criar memórias e rotinas novas e aos poucos vai deixar de associar o seu dia àquela pessoa que foi embora.

Foque a sua atenção nos bons momentos

Se a pessoa partiu sem você querer, é normal que esteja com muita raiva dela. Raiva e saudade junto é bastante destrutivo emocionalmente. No entanto, mesmo nos momentos de raiva, você deve focar a sua atenção e o seu pensamento nos momentos bons que viveu com essa pessoa. É claro que se você está com saudades da pessoa é porque o tempo que passaram juntos valeu a pena. Liberte os pensamentos ruins e foque-se nas boas recordações. Isso vai diminuir a raiva e transformar a saudade dolorosa numa saudade boa.

Não tenha vergonha de pedir ajuda

Não tem mal nenhum em precisar da ajuda de um terapeuta. Sentir saudades é doloroso e pode trazer complicações como depressão ou esgotamento. Falar com um psicólogo pode ser uma boa solução, pois este profissional saberá indicar-lhe as estratégias indicadas para lidar com o seu problema. Consultar um terapeuta não é sinal de fraqueza e existem milhões de pessoas no Mundo que precisam de recorrer a estes profissionais.

Ninguém morre de saudade e essa é a boa notícia. A má notícia é que a saudade magoa muito e torna os nossos dias mais longos e menos interessantes. No entanto, a saudade tem cura e cabe a cada um de nós encontrar as estratégias mais indicadas para que nos sintamos bem e felizes. Não deixe a sua vida em stand-by por causa de ninguém. A sua vida continua sempre e mais cedo ou mais tarde você vai encarar esta fase dolorosa de uma forma muito mais fácil!

Veja também: Como deixar de gostar de alguém que não me ama?




Recomendados Para Você:


Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *