Como deixar de ser antissocial


Ser tímido e introvertido não é propriamente um problema, mas, caso a pessoa não tenha cuidado, esta rapidamente se pode tornar em alguém antissocial. O isolamento excessivo é algo prejudicial para qualquer indivíduo, tanto a nível físico como a nível psicológico.

Neste artigo irá aprender como pode ser menos antissocial e socializar mais com as pessoas! Tudo na sua vida irá melhorar!

Tem por hábito evitar ao máximo uma conversa? Prefere ficar em casa em vez de se encontrar com seus amigos ou familiares? Se sente à parte do seu grupo de amigos? Se tudo isto acontece, este artigo é para você. Nele, através de uma série de dicas, vamos ajudar você a se tornar uma pessoa mais social.

#1- Faça um esforço para ser menos crítico

Pode parecer um conselho um pouco sem sentido, mas a verdade é que este é um aspeto extremamente importante na construção de uma relação entre duas pessoas. Existem muitas pessoas que têm por hábito criticar tudo e todos, fator que pode afastar potenciais amigos. Dessa forma, é fundamental entender que todas as pessoas têm defeitos e qualidades e que deve ser feito um esforço para valorizar os aspetos positivos de cada um. Só assim, e tendo o cuidado de não chegar ao limite de ser alguém falso e hipócrita, você consegue se tornar alguém mais social.

#2 Faça e aceite mais convites

O vizinho do fundo da rua está festejando o aniversário e o convidou para ir até lá a casa? Aceite! O seu time de futebol vai disputar a final da Copa? Convide os seus amigos para assistir à partida em sua casa!
Não estamos a sugerir que organize uma festa todos os fins-de-semana, mas tente ter uma maior predisposição para se relacionar com outras pessoas. Se fica nervoso na hora de aceitar um convite, sugerimos que questione a pessoa que organiza o evento/a festa sobre os pormenores (quem vai estar na festa, o que vai acontecer). Ao ter noção do que o espera, ficará, com certeza, mais tranquilo na hora de aceitar.

#3 Mostre-se interessado na pessoa com quem conversa

Muitas pessoas, na tentativa de se tornarem mais sociais, esforçam-se por mostrar o quão interessantes são. Sendo certo que essa estratégia até pode resultar, também é verdade que é muito mais provável que uma pessoa queira socializar com uma outra que mostre interesse em si do que numa que seja “simplesmente” interessante. De forma a melhor a capacidade de socialização, é importante que demonstre curiosidade relativamente ao outro indivíduo. Assim sendo, ser um bom ouvinte é um excelente forma de se tornar mais social.

#4 Inicie uma atividade que o obrigue a contactar com pessoas

Seja através da inscrição num time de uma modalidade coletiva ou através de ações como voluntariado, a realização de atividades que o façam estar em contacto com outras pessoas vai contribuir para que deixe de ser tão antissocial. Para além disso, é extremamente provável que trave amizade com outras pessoas que também fazem o mesmo que você, isto se se tiver em conta que é quase certo que tenham os mesmos gostos.

#5 Faço uso das redes sociais com mais frequência

Embora o ato de passar demasiado tempo no computador/celular possa ser considerado algo negativo, a verdade é que as redes sociais podem ser uma excelente ferramenta para aquelas pessoas que querem deixar de ser antissociais. Aqueles que são mais introvertidos podem usar esta ferramenta para se aproximar de outras pessoas, sendo, no entanto, importante que o contacto não seja feito apenas de forma virtual. Aproveite as redes sociais para combinar encontros, passeios e visitas a determinados sítios, pois só assim é que vai socializar efetivamente.

#6 Sorria e cumprimente as pessoas que passam por si

Pode parecer algo simples e sem qualquer tipo de importância, mas a verdade é que o simples facto de ser ligeiramente mais simpático com as pessoas que passam por si pode dar-lhe mais confiança. Se for na rua, tente sorrir e dar um “Oi” para o desconhecido que passa por si. Se quiser ir mais longe faça um esforço para iniciar conversa com uma pessoa que não conhece de lado nenhum (no ônibus ou na fila do supermercado).

 

A lição que pretendemos transmitir é que o segredo para deixar de ser antissocial passa por sair da zona de conforto e, muitas vezes, tomar medidas que à partida não tomaria. Dessa forma, pretendemos mostrar que socializar e fazer amigos é das melhores experiências para qualquer pessoa!




Recomendados Para Você:


Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *