Como deixar de ser bonzinho


Ser boa pessoa é maravilhoso e é a forma como lidamos com os outros que revela o nosso verdadeiro carácter. Mas é preciso ter cuidado para não cairmos no erro de sermos bonzinhos demais para os outros, porque isso é mau para nós.

Quando somos demasiado bonzinhos para os outros, acabamos sendo menos bons para nós próprios, pois colocamos sempre em primeiro lugar a vontade e os desejos dos outros e anulamos as nossas próprias necessidades. Quando somos bonzinhos demais, os outros pensam que podem fazer tudo connosco e acabam magoando o nosso coração inocente e ingénuo!

Por isso, está na hora de deixar de ser bonzinho demais e aprender a se valorizar! Confira as nossas dicas!

1) Pare de desculpar os outros 

Não tente encontrar desculpas que atenuem os comportamentos errados das outras pessoas. Por vezes, quando alguém de quem gostamos nos magoa, temos tendência a desculpar o comportamento. Se você fizer constantemente isso, vai estar sendo bonzinho demais e não vai estar sendo justo com você mesmo. Aceite que algumas pessoas são realmente más e manipuladoras e que apenas querem aproveitar-se da sua infinita bondade. Quando alguém o magoar, confronte a pessoa e explique os motivos pelos quais ficou magoado. Se a pessoa continuar agindo mal com você, talvez esteja na hora de tirar essa pessoa da sua vida.

2) Pare de tentar agradar todo o Mundo 

Costuma dizer-se que quem é adorado por todos não pode ser boa pessoa! Por isso, não caia no erro de querer ser amigo de todas as pessoas. É normal que haja gente que não gosta de nós, até porque Deus que é Deus não agradou a todos! Quando somos muito bonzinhos, caímos na tentação de agir para agradar os outros, deixando para segundo plano as nossas vontades. Isso não é correto e pode até passar uma imagem de falsidade para os outros. Não tenha problemas em dizer “não” quando você não quiser fazer algo, nem tenha receio de mostrar o seu desagrado com alguma situação.

3) Não tente ser perfeito 

Não há pessoas perfeitas e os nossos defeitos fazem parte da nossa essência e da nossa personalidade. Quando somos muito bonzinhos, queremos passar uma imagem de perfeição para os outros: estamos sempre felizes e nada de mal corre na nossa vida! Essa imagem é irreal e os outros perceberão isso. É importante que aceite as suas fraquezas e que aceite que não podemos agir sempre da melhor forma. Saber aceitar os próprios erros é um passo importante para sermos felizes.

4) Trate as pessoas como elas o tratam 

As pessoas que são demasiado boazinhas têm a tendência de tratar sempre bem os outros, mesmo que sejam mal tratadas. A lição mais importante a reter é: trate os outros do jeito que eles o tratam! Se você começar a agir com os outros do mesmo modo que agem com você, vai acabar ganhando mais respeito por parte deles. As pessoas vão perceber que você tem sentimentos e personalidade para agir de outra forma e na próxima vez que tiverem vontade de tratar você menos bem, vão pensar duas vezes antes de o fazer!

5) Faça com que as pessoas tenham que ganhar a sua confiança

Não confie em todo o Mundo, nem pense que toda a gente quer o seu bem. A verdade sobre a vida é bem mais dolorosa: existem pessoas más e invejosas que ficarão felizes por ver o seu fracasso. Assim, não confie em todas as pessoas e só se abra para quem você realmente confia e para quem já provou que quer o seu bem!

6) Crie uma capa de confiança 

Os bonzinhos são apelidados de ingénuos e inseguros. Não há mal nenhum em ser ingénuo, mas não devemos deixar que os outros percebam essa nossa característica porque eles irão querer tirar partido disso em seu próprio benefício. Treine a sua imagem de confiança: caminhe com a coluna direita, sorria sempre e mantenha-se informado sobre a atualidade para poder participar de conversas e dar uma opinião fundamentada!


No mundo em que vivemos, é perigoso sermos bonzinhos porque os outros certamente que irão aproveitar-se de nós! É muito bonito ser boa pessoa e queremos que continue a sê-lo. Mas chegou a hora de pensar em você e de se valorizar. Você é a pessoa mais importante da sua vida e é a você que deve agradar!




Recomendados Para Você:


Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *