Como deixar de ser gordo


Mais do que a questão estética, deixar de ser gordo é obrigatório se você quiser ser uma pessoa saudável.

O excesso de peso é muito prejudicial para a saúde das pessoas e aumenta a probabilidade de desenvolver problemas cardiovasculares, problemas ósseos e até mesmo alguns tipos de cancer. Ter um estilo de vida saudável é a melhor forma de você controlar o seu peso. Quando procuramos por formas de emagrecer, encontramos 1001 dietas e 1001 tipos de exercícios.

Dicas para deixar de ser gordo e emagrecer de vez!

Na internet, livros, TV, e por todo o lado, a informação que nos é tanta que se torna confusa e por isso decidimos juntar neste artigo as melhores dicas para deixar de ser gordo!

Eduque-se a nível alimentar

Saber comer não é uma tarefa fácil! Quando você começa um processo de emagrecimento, deve procurar saber mais sobre os alimentos e o efeito que eles têm no seu corpo. Leia livros sobre nutrição e perceba quais são os alimentos que você gosta e que são realmente saudáveis.

Procure também consumir frutas e legumes todos os dias e evite açucares processados, refrigerantes e grandes quantidades de hidratos de carbono. Outra coisa muito importante é saber ler os rótulos dos alimentos. Saber interpretar a informação nutricional é importante para fugir dos alimentos que têm muitas gorduras e açúcares processados.

Sim, o exercício físico é obrigatório!

Fazer exercício físico faz bem ao corpo e à mente! Não é obrigatório ir na academia, apesar de lá você poder contar com a ajuda de profissionais. Mas se você não se identifica com esse tipo de desporto, não se force a fazê-lo.

Pode sempre correr ao ar livre, fazer caminhadas diárias ou dançar! O importante é que você se mexa com frequência! Faça uma caminhada de meia hora todos os dias após o jantar!

Tenha objetivos realistas 

Perder 10 kgs numa semana não é um objetivo válido. Elevar demasiado a fasquia é a mesma coisa que não conseguir atingir o seu objetivo e isso vai desmotivá-lo, podendo mesmo levá-lo a desistir do seu objetivo de deixar de ser gordo.

Por isso, é essencial que estabeleça objetivos realistas e adequados à sua forma de ser e de agir. Se você não passa sem pizza, não tente eliminá-la logo da sua alimentação e vá reduzindo a sua presença gradualmente. Vale mais começar com passos pequeninos para ganhar lanço para dar passos maiores, do que começar correndo e tropeçar no primeiro obstáculo!

Beba muita água 

Os líquidos ajudam a diminuir o apetite e a evitar a retenção de líquidos. Opte sempre por beber água, chá sem açúcar e sumos naturais sem corantes nem conservantes. Beber antes das refeições é uma boa estratégia para comer menos.

Não fique com fome 

Não é uma boa tática sair da mesa com fome, pois isso vai fazer com que queira comer antes da hora prevista e aumenta a probabilidade de sentir desejo por alimentos “proibídos”! Faça pequenas refeições a cada 3 horas e assim vai evitar comer demais em algumas refeições! O jejum prolongado não faz bem para o organismo.

Evite as bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas têm muitas calorias e por isso devem ser consumidas apenas em ocasiões especiais e mesmo nestas alturas devem ser ingeridas com moderação!

Diga “não” a refeições preparadas 

As refeições congeladas e pré-feitas são autênticas bombas de calorias e de gordura, por isso devem ser completamente eliminadas da sua alimentação. Opte sempre por cozinhar em casa e de forma natural. Por muito práticas que pizzas congeladas e refeições para aquecer no microondas seja, são inimigas da alimentação saudável e da perda de peso!

Estacione o seu veículo mais longe 

Quando estamos a tentar perder peso, não podemos ser preguiçosos! Não se desloque de carro para todo o lado, mas quando for inevitável usar o automóvel, estacione mais longe e aproveite para caminhar um pouco. Outra dica importante está relacionada com as escadas. Privilegie sempre subir andares pelas escadas e diga adeus ao elevador!

Compartilhe o seu objetivo com os familiares

Quando partilhamos os nossos objetivos com pessoas de confiança, fica bem mais fácil alcançá-los. Partilhe as suas intenções com familiares e amigos pois eles terão um papel importante na sua caminhada rumo ao peso ideal. Certamente que ficarão mais atentos às escolhas para jantar fora e em casa haverá um maior cuidado com as refeições.

Junte-se a grupos no Facebook

Participar de grupos relacionados com emagrecimento nesta rede social é uma excelente ajuda para deixar de engordar! Muitas pessoas estão na mesma luta e pretendem perder peso urgentemente. Você não está sozinho. Quando adere a estes grupos no Facebook, estará numa comunidade com mais pessoas na mesma situação que você que compartilham o seu dia a dia e as suas ações para conseguir perder peso! Isso será uma grande ajuda para si, podendo aprender novos truques para deixar de ser gordo, e ainda ganha maior motivação!


Perder peso pode ser uma tarefa difícil, mas não é uma coisa impossível. Se você não consegue emagrecer sozinho, procure ajuda de um nutricionista e de um personal trainer. Aliar a boa alimentação à prática regular de exercício físico é uma regra obrigatória para quem quer atingir o peso ideal.

Outra coisa muito importante é não descurar a alimentação depois de atingir o peso pretendido, pois perder peso é difícil, mas ganhá-lo de volta é mais fácil do que você pensa! Nunca siga dietas loucas que prometem resultados milagrosos, pois essas nunca funcionam. Adapte a sua alimentação às suas características e tudo correrá bem!




Recomendados Para Você:


Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *