Como deixar de ser invejoso


“A inveja é um sentimento muito feio/Mete na cabeça que não estou aqui a competir num torneio”: quem é o diz é Boss AC, um músico português, e espelha exatamente aquilo que a inveja é!

Quando passamos muito tempo a comparar a nossa vida com as dos outros, vamos acabar por sentir inveja de algo que eles têm e nós não e isso vai gerar em nós um sentimento de inveja e, consequentemente, um complexo de inferioridade.

Estes sentimentos negativos em nada contribuem para o nosso bem-estar e em casos mais extremos podem mesmo levar-nos a quadros clínicos de depressão. Num mundo onde todos expõem aquilo que possuem e as viagens que fazem nas redes sociais, torna-se complicado não sentir um bocadinho de inveja de alguém e não há que ter vergonha disso, pois todos nós, em algum momento da nossa vida, já sentimos inveja de alguém.

Mas a partir de hoje isso vai mudar: neste artigo temos as melhores dicas para deixar de ser invejoso!

Seja mais justo

É inevitável não compararmos a nossa vida com a das pessoas que nos rodeiam. Por muito que tentemos, sempre tem aquela questão: porque é que aquela pessoa consegue ter uma casa tão grande e eu não? Já que não dá para evitar esta comparação, que tal fazê-la de forma justa?

Além de comparar tudo o que parece perfeito na vida de alguém, compare também os seus defeitos e pontos fracos. E é importante entender que não há vidas perfeitas e por vezes o que excede em bens materiais falta em carinho e em realização pessoal! Seja justo com você e compare ambos os lados da moeda!

Analise o impacto da inveja na sua vida

Já perdeu algum amigo por ter demasiada inveja dele e por não ficar feliz com as suas conquistas? Finge constantemente que fica feliz pelas vitórias dos seus amigos, mas na verdade depois sofre sozinho? Gasta muito tempo a vasculhar a vida dos outros nas redes sociais? Se alguma das respostas a estas perguntas for “sim”, então a inveja está impactando negativamente a sua vida e está na hora de tomar medidas para mudar! Aceite que sofre desse pequeno probleminha e esforce-se por mudar de atitude.

Seja grato pelo que tem

Pode parecer uma daquelas dicas dadas pelos gurus da felicidade, mas este conselho é um dos melhores que você pode seguir. Existe em todo o Mundo milhares de pessoas que têm muito menos do que você e você está a reclamar porque não tem dinheiro para remodelar ou cozinha?

Pense que existem crianças com fome e vai acabar por perceber que a sua inveja é totalmente descabida! Agradeça todos os dias a vida que tem porque o segredo é amar aquilo que se tem e não aquilo que não se pode possuir!

Fale com um amigo de confiança

Não deve sentir-se mal por sentir inveja e conversar com alguém que o entenda vai ajudá-lo a superar o problema. Os nossos amigos são capazes de nos alertar para situações que nós não compreendemos e, certamente, após a conversa você vai sentir-se mais aliviado!

Trabalhe na sua auto-confiança

A inveja é, não raras vezes, consequência de uma grande insegurança e por isso é necessário aprender a ser mais confiante! Se nós não gostarmos de nós e não acreditarmos nas nossas capacidades, mais ninguém o irá fazer. Entenda que você é único e tem qualidades e talentos que outras pessoas não têm. Certamente, existe alguém no seu ciclo de amigos que o inveja por qualquer motivo.

Cuide de si, vá na academia, ponha-se bonito e automaticamente se sentirá mais seguro! Após isso, a inveja será mais fácil de trabalhar e por fim eliminar!

Afaste-se de quem lhe faz mal

Há coisas que não podemos evitar e se existe alguém que o faz ter inveja e sentir-se em baixo e com pouca confiança, então está na hora de retirar essa pessoa da sua vida. Estar perto de pessoas que despertam sentimentos negativos em nós é um fator que faz despertar toda a inveja que temos dentro de nós. Então a única solução é o afastamento!

 

Ter inveja é algo mau para os outros e para nós mesmos. Sendo um sentimento tão negativo, só vai trazer coisas ruins para a sua vida. Aceite-se como é e aceite que existe sempre alguém que tem mais do que você, mas também existe quem tenha muito menos. Aprender a viver com o que temos e a amar o que podemos ter é o passo mais importante para sermos felizes!




Recomendados Para Você:


Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *