Como deixar de ser mau aluno


Ter boas notas é uma tarefa difícil para muitos estudantes.

É verdade que cada um tem o seu método de estudo,  que nem todos têm a mesma vontade para estudar, que nem todas as escolas são iguais, que nem todos os pais exercem o mesmo tipo de pressão e que nem todos temos os mesmos objetivos.

No entanto, existe uma coisa comum a todos os estudantes: a vontade de ser bom, de ter boas notas, de saber que podem chegar longe.

Dicas para deixar de ser mau aluno e começar a ter boas notas na escola

Escutar e participar são excelentes formas de um bom aluno. Para solucionar o desespero de alguns alunos, segue-se uma lista com pequenos truques para facilitar o estudo.

Saber estudar também faz parte do sucesso, e estes são alguns truques e dicas que ajudam a facilitar o estudo e a aprendizagem:

#1. Anote as coisas mais importantes numa agenda

Mesmo que você tenha uma excelente memória, ela pode falhar e deixar passar algo importante, acontece no dia-a-dia, é normal. Para evitar que isso aconteça, compre uma agenda e anote lá as datas de provas ou prazos de entrega de trabalhos.

#2. Sublinhe no livro

À medida que acompanhas a matéria nas aulas, podes ir sublinhando no livro os aspetos mais relevantes. Isso irá facilitar pois quando chegares a casa já sabes o que é mais importante pois já está sublinhado.

Fazer isso durante a aula, enquanto a professora vai explicando, é uma forma de não perder tempo em casa a fazê-lo. Esta dica torna se imprescindível quando chegar a cursos mais avançados, como aqueles que se praticam na Universidade em que terá vários livros com 500 páginas para estudar para cada disciplina.

#3. Faça esquemas e resumos

Se escreve a matéria por palavras suas e não copiar tudo dos livros, vai fazer com que aprenda mais rápido. Para além disso, quando for rever a matéria, só terá o essencial, o que facilita bastante a aprendizagem.

#4. Seja responsável

O facto de ter muita liberdade, não significa que possa fazer tudo o que quer e não prestar atenção para os estudos. Quanto mais liberdade tiver, mais responsabilidade deve ter e deve evitar seguir caminhos menos bons. Se quer ser um bom aluno, não pode andar sempre a passear ou em festas, não se deixe levar por isso. Tem que deixar levar pelos teus objetivos para que, no fim, a recompensa seja boas notas.

#5. Esforce-se e não desista

Para tudo é preciso trabalho e sacrifício. Quando se consegue algo “oferecido”, não tem o mesmo sabor de quando trabalhámos para a conseguir. O importante aqui é saber que, quando encontrar dificuldades ou obstáculos, nunca deve desistir. Lembre-se do seu objetivo e trabalhe para o conseguir. A ajuda de outros pode ser bastante útil, portanto não sinta vergonha de pedir conselhos e orientações a quem sabe!

#6. Descanso e alimentação é um ponto chave

É fundamental dormir pelo menos 8 horas por noite, pois o organismo precisa de repor o que se perdeu durante o dia. Se não dormir o suficiente, no dia seguinte a memória e atenção estarão mais debilitadas e fracas, e consequentemente, o seu rendimento será menor.

A alimentação também é muito importante, pois o organismo deve ter todos os nutrientes necessários para que consiga alcançar um bom desempenho na escola. Na altura de mais estresse, beba um chá quentinho antes de ires dormir, faz milagres!

#7. Defina um horário

Se tem muito compromisso e coisas para fazer e o tempo parece que não é suficiente, a solução é fazer um horário semanal com as obrigações e compromissos definidos: as aulas, a hora de ir na academia, as explicações, o estudo, etc.

#8. Não falte às aulas

Pode não parecer, mas esta é das dicas mais importantes. Quando está na aula, mesmo que não goste da disciplina ou do professor, se tiver com vontade de aprender, vai absorver alguma matéria, tirar as suas próprias anotações e assim que for estudar, tudo será mais fácil e simples. Para além disso, evita que reprove por faltas e ainda evita problemas com os seus pais e professores.

#9. Tire dúvidas e resolva exercícios (ou pelo menos tente)

Quando tiver dúvidas, não tem que ter problemas em esclarecer com o professor ou um colega teu que saiba. Só assim poderá ter pleno conhecimento da matéria e se sentir confiante ao estudar. Uma dúvida pode levar a que confunda toda a matéria estudada, e isso não será benéfico para nada! Nunca vá para casa com uma dúvida e lembre-se de que por mais boba que uma pergunta pareça, ela pode ser a dúvida de outros colegas da sala.

Também é essencial resolver exercícios, pois não basta saber a matéria, é preciso saber aplicá-la pois isso é que é pedido nos testes.

#10. Pratique uma atividade extra

Focar nos estudos não é o truque para ter boas notas… Deve ter uma ocupação extra para se manter saudável e libertar o estresse. Dessa forma, estará mais preparado quando chegar a hora do estudo. Praticar um esporto, como dança ou futebol, é uma boa opção!

#11. Evite conversar com os seus amigos durante a aula

Você pode e deve fazer amigos na sua sala, mas evite conversar com esses colegas durante o período de aulas, deixando isso para o intervalo ou para o final das aulas.

#12. Faça amigos.

O facto de andar triste e sozinho só faz com que a certo momento se sintas cada vez mais no fundo do poço e já não tenha vontade e força para nada. Nem sempre estamos felizes, mas é bom ter alguém com quem falar dos problemas, alguém que compreenda e apoie.

Deve escolher para ter do seu lado pessoas com objetivos semelhantes aos seus, caso contrario terá muitos desentendimentos, o que acabará por prejudicar você.




Recomendados Para Você:


Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *