Como deixar de ser preguiçoso


Quem nunca se sentiu preguiçoso, que atire a primeira pedra! Uma grande parte das pessoas, quando o despertador toca, e apesar de estar a acordar depois de uma noite de descanso, sente a preguiça invadir todo o corpo e sair da cama é uma verdadeira tarefa hercúlea!

Existem pessoas que são realmente preguiçosas; outras têm apenas alguns ataques de preguiça, mas de um modo ou de outro, todos já sofremos com falta de energia. A preguiça chega sem avisar e pode ser uma verdadeira inimiga da nossa produtividade.

É fácil deixar de ser preguiçoso, existem algumas dicas úteis para isso!

Neste artigo, deixamos-lhe alguns truques e dicas para deixar de ser preguiçoso! Fique atento a todas elas e não tenha preguiça de tirar umas notas!

Escolha uma música animada e divertida para o despertador

Os toques standard dos despertadores parecem ter sido criados para nos irritar logo pela manhã! Por isso, deixe de lado esses toques e comece a utilizar uma música de que goste e que o faça sentir com energia. Músicas dançáveis são as ideais para utilizar como despertador. Aconselhamos a trocar a música todas as semanas, pois pode correr o risco de ganhar aversão à música que antes gostava, por associá-la ao momento de sair da cama!

Afaste-se de pessoas preguiçosas

É inevitável não sermos contagiados pelas pessoas que nos rodeiam, por muito que tenhamos a nossa personalidade bem definida. Se passarmos os nossos dias junto de pessoas que não gostam de fazer nada e que não têm energia para sair de casa, a probabilidade de nos tornarmos preguiçosos é muito elevada. Procure estar perto de pessoas dinâmicas e ativas, pois isso vai ter uma influência muito positiva sobre si e acabará por se sentir menos preguiçoso e mais enérgico!

Tenha cuidado com a alimentação

Ter uma alimentação saudável é um passo muito importante para deixar de ser preguiçoso. Deve respeitar todos os horários das refeições e ingerir alimentos ricos em ferro e em cálcio. Coma todos os dias frutas e legumes e evite comidas com muita gordura. Se trabalha durante o dia, evite comidas pesadas na hora de almoço, pois isso vai fazer com que precise de muita energia para fazer a digestão e ficará com menos forças para enfrentar o resto do dia. Evite ingerir álcool em horas em que tem que ser produtivo, pois a ingestão de bebidas alcoólicas pode deixá-lo mais preguiçoso.

Pratique esportes

A prática frequente de exercício físico vai criar uma rotina mais dinâmica na sua vida. Está comprovado que praticar desporto logo pela manhã o ajuda a enfrentar o dia com muito mais energia. E se tiver preguiça para praticar desporto, pense em todos os benefícios que isso trata para a sua saúde. Terá um estilo de vida muito menos sedentário, conseguirá controlar o peso e sentir-se-á melhor consigo próprio!

Durma bem

Dormir 8 horas por noite é fundamental para que tenha um dia produtivo. Se não conseguir descansar corretamente durante a noite, é muito provável que de manhã se sinta cansado e sem energias para enfrentar o dia. Deve respeitar a sua rotina de sono, deitando-se e acordando sempre à mesma hora. Se mesmo assim continuar a acordar cansado, deve verificar se o seu colchão e almofadas são os mais adequados para si.

Seja positivo

As pessoas mais otimistas são por norma mais enérgicas e não sofrem tanto com os ataques de preguiça. Tente ser uma pessoa positiva e otimista. Procure rodear-se de pessoas assim e mantenha os seus espaços de lazer e de trabalho bem arrumados. A desarrumação é inimiga do equilíbrio mental e se estiver num espaço caótico vai sentir-se desmotivado, negativo e, consequentemente, preguiçoso.

Organização é a palavra de ordem

Quando as pessoas preguiçosas têm muitas tarefas para fazer, ficam cansadas apenas de olhar para a lista de coisas que têm que resolver. A organização ajuda muito para que as tarefas sejam mais fáceis de executar e por isso deve ser, acima de tudo, muito organizado. Divida as suas tarefas entre prioritárias e não-prioritárias e vá realizando-as com calma e de forma metódica. Quando começar a ver a lista de tarefas a diminuir, vai sentir-se mais motivado para fazer as coisas e conseguirá dominar a preguiça.

Faça as coisas mais difíceis primeiro

Quando temos algo complexo para fazer, a nossa tendência é procrastinar, seja por medo de falhar ou mesmo por falta de vontade de ter muito trabalho. Contudo, é aconselhável que comece por realizar as tarefas mais difíceis primeiro, pois isso vai dar-lhe um novo ânimo para fazer tudo aquilo que tem planeado.

Quando a preguiça é sinal de um problema

Se sentir que a sua preguiça é mesmo muito forte e se isso prejudicar o seu rendimento diário, deve consultar um médico de imediato. Existem doenças que se manifestam desta forma, nomeadamente a depressão e a anemia. A preguiça só pode ser considerada normal quando não afeta a cem por cento o seu dia-a-dia.




Recomendados Para Você:


Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *