Como deixar de ser timido ou timida

como deixar

Muitas pessoas são naturalmente menos conversadoras que outras e por vezes são mal interpretadas. Ser tímido ou tímida não é uma faceta muito agradável e está muitas vezes associado à palavra introvertida.
Uma pessoa tímida não significa que tem de observar as pessoas a sair à noite e a divertirem-se, enquanto fica em casa e de mau humor. Apesar de ser tímido poder ser inerente à sua personalidade, não significa que tenha que ser sempre assim. Pode deixar de ser tímido ou tímida através de pequenos truques como fazer novos amigos.
O período mais difícil é a adolescência, pois é o momento em que existem pequenas guerras pela popularidade. Se não for uma pessoa de sair muito ou não possui um porte atlético e atraente, então outras pessoas irão começar a chateá-lo. A consequência desta situação passará pela baixa autoestima.
A vida de estudante é cheia da palavra “se”. Pensamentos abundantes como “Se eu puder deixar de ser tão tímido, então eu poderia tirar melhores notas e falar com aquela miúda” são uma constante. Desta forma, vou aqui deixar-vos algumas digas de como deixar de ser tímido.

Fazer novos amigos
Deixar de ser tímido ou tímida é uma tarefa um pouco complicada, mas não é impossível. Conhecer pessoas é um bom começo para contrariar esta tendência, pois se nunca nos aproximarmos de ninguém, então ficaremos isolados do que gira à nossa volta.
Não temos que nos aproximar de alguém se não quisermos nem de grandes multidões, uma vez que podem deixar-nos nervosos, mas temos que fazer um pequeno esforço para ir falando aos pouco com pessoas.

Locais que deve frequentar
Um bom começo para deixar de ser tímido é ir até a um café ou uma livraria. Na generalidade, esses lugares são bastante calmos e onde as pessoas se reúnem para debater interesses. Começar por estes locais é uma maneira de iniciar o seu processo, pois estes lugares são menos intimidadores do que uma discoteca. Depois, aos poucos e poucos, vai adquirindo confiança e a sua auto-estima aumenta, levando-o a outras paragens.

Conversar com pessoas
Quando se é tímido, falar com as pessoas é muito complicado. Deste modo, para facilitar um pouco este passo, o melhor é tentar primeiro falar com pessoas que conhece bem em vez de estranhos. Colegas de trabalho, seus familiares ou pessoas que veja todos os dias e se sinta mais à vontade é um bom começo.
Com o tempo, iniciar conversas com outras pessoas pode começar a ser um dos seus dons.

Assuntos em comum
Antes de começar qualquer conversa com uma pessoa, pense bem sobre assuntos que lhe interessam e que conhece bem. Sem dúvida que estará mais confiante falando de interesses que lhe são familiares e que domina bem.

Pratique a conversação
Uma boa técnica para fazer boa figura e não ficar embaraçado ou sem palavras diante de uma pessoa é praticar antecipadamente com um amigo ou algum familiar. Porém, tenha em consideração que a conversa não será exactamente como está a praticar, mas apenas uma parte. Desta forma, veja também alternativas de resposta.

Peça ajuda
Se não tem muita há vontade para avançar sozinho nestas andanças, então pergunte aos seus amigos ou familiares para apresentá-lo a novas pessoas. Pessoas que o conheçam bem sabem perfeitamente determinar os tipos de pessoas que se sentirá mais confortável e sem medo de falar. Portanto, peça-lhes ajuda para deixar de ser tímido.

Aproximação
Se vir alguém de pé sozinho numa festa, então agarre esta oportunidade e tente aproximar-se dessa pessoa. Ninguém gosta de assistir a uma festa sem nenhuma companhia e começa a sentir-se desconfortável. Quem sabe se essa pessoa também não possa ser tímida/o e esteja à espera que alguém vá até ela/ele?
Certamente que se sentirá mais facilidade em ter uma conversa cara a cara do que tentar envolver pessoas de uma só vez.


Artigo Anterior:

Artigo Seguinte: