Como deixar de Suar ou Transpirar


Transpirar é algo natural. Seja depois de uma caminhada, após uma tarde tomando banhos de sol ou depois de uma partida de futebol com os parceiros do bairro.

Transpirar é o jeito que seu corpo tem para resfriá-lo, controlando assim a temperatura corporal. O maior problema acontece quando a transpiração ocorre em excesso. Para além de ser prejudicial para a saúde, a transpiração excessiva pode causar um certo embaraço e desconforto para a pessoa que padece do problema.

Neste artigo vamos lhe dar uma série de dicas para evitar a o excesso de suor.

#1 Higiene – Importante para não transpirar

Pode parecer um conselho meio sem sentido, mas se a higiene já é importante para quem não transpira em demasia, quem tem suor em excesso tem de ter ainda mais cuidado. Assim, não tenha problema em tomar dois banhos diariamente, enxaguando sempre muito bem as áreas das quais tem tendência a transpirar mais com esponja, água e sabão.

É importante referir que deve remover muito bem os restos de sabão, já que esse é um dos fatores que mais contribui para a produção de cheiros e aromas indesejados.

Veja também: Como deixar de cheirar a suor

#2 Alimentação para prevenir sudorese

A situação de se ver os “calores a aumentar” depois de se comer algo picante não é apenas algo dos desenhos animados. A verdade é que comer alimentos açucarados, picantes e processados, por muito saboroso que seja, faz com que o seu corpo transpire com mais frequência e com mais intensidade. Assim sendo, evite ingerir este tipo de produtos.

#3 Hidratação

Um pouquinho na sequência do ponto anterior, é importante falar da necessidade de se bérber muita água durante o dia. Para além de ser fundamental para o transporte de substâncias, de atuar nos processos fisiológicos e de ser um poderoso solvente a água (ou o processo de hidratação, mais concretamente) permite a manutenção de uma temperatura corporal baixa, situação que contribui para a diminuição dos índices de transpiração.

#4 Vestuário adequado para não transpirar

Neste aspeto é preciso ter atenção a duas situações: em primeiro lugar deve dar preferência a roupa ligeiramente mais largas, caso contrário não estará permitindo que a sua pele respire de forma correta e acabará por transpirar mais. Por outro lado, deve escolher roupas de fibras naturais ao invés de roupas de fibras sintéticas. Elementos como o algodão, a lã e o linho permitem que a pele respirar melhor, aspeto favorável para que sue menos.

#5 Evite álcool, cigarros e drogas

Se são vários os problemas associados à realização destas atividades, a transpiração excessiva é mais um deles. Fumar, beber bebidas alcoólicas e fazer uso de drogas impede a correta circulação sanguínea, estando assim criadas as condições para que transpire com mais intensidade e frequência.

#6 Acupuntura

Embora seja uma prática vista como dolorosa por muitos, a verdade é que a acupuntura é um excelente aliado contra a transpiração excessiva. Para além de relaxar o corpo, esta técnica chinesa permite relaxar o cérebro e, mais em concreto, o hipotálamo, zona responsável pelos mecanismos de transpiração no corpo humano.

#7 Aplicação de botox

Este é um procedimento um pouco mais dispendioso, normalmente associado a casos mesmo muito agressivos de transpiração. A verdade é que o botox tem a capacidade de paralisar as glândulas sudoríparas, podendo uma injeção evitar a transpiração por um período entre 7 e 19 meses. Para além de poder ser utilizado nas axilas- local mais comum- o botox pode ainda ser aplicado no rosto, pés e nas mãos.

#8 Perda de peso

Sem querer estar a generalizar, a verdade é que a transpiração excessiva é mais frequente em pessoas com excesso de peso. Assim, na eventualidade de esta ser a sua situação, caso consiga reduzir o peso extra que tem, conseguirá também diminuir os índices de transpiração.


Embora seja uma situação muito constrangedora, a transpiração excessiva deve ser vista como um problema que pode acontecer a qualquer pessoa. Seguindo essa série de dicas conseguirá, com quase toda a certeza, diminuir o suor em excesso no seu corpo, aspeto fundamental para que não se sinta inibido de viver a sua vida por completo. É importante referir que, em casos extremos, deve consultar sempre um médico especializado, isto de forma a ter um diagnóstico e um acompanhamento mais efetivo da situação.




Recomendados Para Você:


Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *