Como deixar de ter cabelo oleoso


Você tem todos os cuidados com o seu cabelo, mas ainda assim a oleosidade não o larga? Se sim, este artigo é indicado para você! Um cabelo oleoso fica rapidamente escorrido, sem volume e com aquele aspeto de que não é lavado faz dias. É algo que incomoda muitas pessoas e reduz a sua autoestima e confiança. Além das questões estéticas, ter demasiado óleo no cabelo compromete a saúde dos fios capilares.

Neste artigo apresentamos as melhores dicas para combater o cabelo oleoso!

Porque temos cabelo oleoso?

A oleosidade não é algo ruim, na verdade ela é até necessária para a saúde do cabelo. No entanto, a oleosidade tem que existir na medida certa.

O sebo é um óleo natural produzido na região do couro cabeludo. Quando é produzido em quantidades normais protege o cabelo das quebras, da poluição e de todos os agentes agressores do nosso cabelo. Contudo, quando é produzido em excesso é prejudicial ao visual da pessoa e pode gerar complicações mais sérias como dermatites, produção de caspa e, numa fase mais avançada, a queda de cabelo.

Existem diversas causas para uma pessoa ter cabelo oleoso e muitas vezes não conseguimos perceber porque é que o nosso cabelo é assim. Destacam-se questões fisiológicas e hormonais, tomar banho com a água muito quente, usar secador de cabelo e prancha com alta temperatura e o uso de produtos para o cabelo que contêm químicos prejudiciais.

Veja de seguida como cuidar do seu cabelo para deixar de ser oleoso!

10 dicas para deixar de ter o cabelo oleoso

Lave o cabelo em dias alternados

Lavar pouco o cabelo oleoso aumenta a sua oleosidade e lavar demais acaba por ter o mesmo efeito. É ideal lavar o cabelo dia sim/dia não. Desse modo existe tempo para a produção do óleo que é benéfico para o cabelo e não há tempo para que o cabelo ganhe muita sujidade.

Cuidado com os resíduos

Usar condicionar e não remover completamente do cabelo pode gerar oleosidade pois contribui para o aumento da quantidade de sebo. É aconselhável o uso de hidratantes que não requerem que enxague o cabelo para retirar o excesso do produto. Do mesmo modo se aconselha que aplique o condicionar apenas nas pontas pois assim será mais fácil remove-lo.

Lave o cabelo com água fria ou tépida

A água demasiado quente remove os óleos naturais e o seu couro cabeludo vai substituí-los imediatamente, o que torna o seu cabelo ensebado e será muito difícil penteá-lo. Idealmente, você deve lavar o cabelo com água fria. Mas caso não consiga use água bem tépida e nunca use água quente para lavar o cabelo!

Penteie apenas o necessário

Quanto mais mexer no cabelo, mais oleoso ele fica. E isso vale também para as mãos! Evite mexer no cabelo com as mãos pois isso vai causar mais oleosidade. Pensei o cabelo apenas de manhã, o suficiente para ficar com um aspeto bonito. Pentear e mexer no cabelo estimula a produção de sebo e consequentemente a produção de óleo.

Corte o cabelo com frequência

Um cabelo com as pontas estragadas tem um aspeto pouco saudável. Corte as pontas duplas com frequência pois isso vai ajuda-lo a parecer mais grosso e mais forte. Quanto mais tempo deixar passar, mais danificado o cabelo fica e mais radical é o corte que tem que fazer.

Não use franja

Ter o cabelo em contacto com a testa só vai aumentar a oleosidade dos fios. Prenda o cabelo ou deixe crescer de forma a que não toque na testa. Assim evitará um acumular de oleosidade na parte da frente do cabelo.

Não alise o cabelo muitas vezes

Um cabelo liso é muito bonito, mas quando temos que usar chapinha para o alisar estamos a prejudicar o nosso cabelo. As altas temperaturas fazem com que o couro cabeludo produza mais sebo e consequentemente cria uma maior oleosidade.

Deixe o cabelo solto

O ideal no cabelo oleoso é não fazer penteados muito elaborados. Se o seu cabelo está com um aspeto oleoso e precisa de ir à rua faça uma trança frouxe ou um rabo de cavalo bagunçado. Não aperte muito o cabelo pois isso só vai fazer transparecer a oleosidade.

Faça uma boa alimentação

Por incrível que pareça, a alimentação influencia a produção de óleo no cabelo. Consumir hidratos de carbono e leite e derivados em excesso pode agravar o problema. Faça uma alimentação equilibrada e privilegie o consumo de frutas e verduras. Deixe de lado os alimentos fritos e gordurosos!

Relaxe

Níveis elevados de estresse também influenciam o seu cabelo. Uma pessoa estressada tem tendência para produzir mais óleo no couro cabeludo. Assim, mantenha-se calmo e relaxado no seu dia-a-dia. Faz bem para o coração e faz bem para o seu cabelo!

O cabelo oleoso é algo que incomoda muitas mulheres, mas existe solução para ele! Siga os nossos conselhos e consiga um cabelo bonito, sedoso e hidratado!




Recomendados Para Você:


Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *