A cãibra ou câimbra (mesmo significado) é definida como uma contração involuntária dos músculos e é um problema comum, mas o seu aparecimento não sinaliza nenhuma doença nem problema grave. Funciona apenas como um indicador de que o equilíbrio de nutrientes (principalmente magnésio, sódio, cálcio e potássio) e água no nosso organismo não está bem.
A qualquer altura do dia, mas mais frequente à noite, a cãibra ou câimbra aparece, principalmente em indivíduos que não têm uma atividade física regular, e de um momento para o outro, praticam exercício físico que requer bastante esforço. Esta dor é facilmente evitada se antes e depois de praticar qualquer exercício físico, tiver o cuidado de alongar os músculos.
As cãibras são mais frequentes nos pés e nos gémeos das pernas, isto porque, são as áreas do corpo, que sofrem maior desgaste aquando da prática de exercício físico. Estas regiões são as mais afetadas pelo movimento, e as células utilizam os nutrientes disponíveis nessas áreas, como “combustível” para obtenção de energia e continuar a praticar o exercício. Uma vez que essas áreas são as que são mais utilizadas, os nutrientes das pernas e pés acabam por se gastar mais rápido, surgindo as cãibras nesses locais, funcionando como um sinal que alerta que algo se encontra num estado de desequilíbrio.
Após um dia de exercício físico intenso, à noite, quando o corpo relaxa, faz um balanço dos gastos do dia, e tenta repor os níveis… Quando algum nutriente está com os níveis baixos, o organismo reage mesmo que estejamos a dormir, em forma de cãibra. Para além disso, quando vamos dormir, os nossos músculos relaxam bruscamente e a passagem dos músculos de um estado contraído, como estiveram durante todo o dia, para um estado relaxado de uma forma repentina, também pode ser uma causa das cãibras.
Uma das causas da cãibra é a falta do nutriente potássio. A banana é rica em potássio, por isso ajuda na prevenção das cãibras ou câimbras. Porém, como já foi dito, a cãibra aparece resultante de um desequilíbrio de água e nutrientes no nosso corpo. Se comer demasiadas bananas, o nível de potássio vai subir bastante, e os restantes vão se manter em baixo, causando um novo desequilíbrio, podendo voltar a aparecer cãibras! Portanto, a banana ajuda a deixar de ter cãibras, mas não deve ingerir em excesso, senão vai voltar ao mesmo! Para além da banana, toda a fruta é ótima para a obtenção de nutrientes e até mesmo água na prevenção da cãibra.
No momento da cãibra, o melhor que tem a fazer é esticar ou alongar a área onde está a sentir a dor. Quando está a esticar a área afetada, está a alongar o músculo que se está a contrair, e desta forma, está a estimular a circulação sanguínea no local, e a consequente reposição de nutrientes em falta, aliviando a dor sentida. Quando se está a puxar o dedo do pé durante a cãibra, ou a esticar a perna, não é mais do que alongar e ajudar o músculo a repor os nutrientes em falta, aliviando a dor. Quando sente uma cãibra, mesmo que a dor passe, não ignore o sinal! É um sinal de que algo está desregulado, e é então necessário repor os níveis de nutrientes! Por outro lado, se as cãibras se repetirem dia após dia, mesmo repondo os nutrientes em falta, o melhor será procurar um ortopedista, porque o problema poderá estar relacionado com a postura ou articulação.
Alimentos ricos em Tiamina são úteis na prevenção das cãibras. A tiamina é uma vitamina capaz de prevenir o surgimento de cãibras e dores musculares, que pode ser encontrada nos seguintes alimentos:
Alimentos contendo um elevado teor de potássio:
Alimentos com cálcio:
Alimentos com sódio:
Alimentos com magnésio:
Não se esqueça! Não deve ingerir com excesso apenas um destes alimentos! Todos os nutrientes têm que estar em equilíbrio, não adianta abusar em apenas um deles! E muito importante também, é o consumo da água! Sem a água este equilíbrio não é eficaz! Para prevenção da cãibra é necessário manter o equilíbrio entre estes nutrientes e a água.
Categorias: arquivo