Por muito boa higiene que a gente tenha, sempre existe um dia mais quente que vai fazer com que transpiremos mais.
O cheiro a suor é muito desagradável e ele existe devido aos cinco milhões de glândulas sudoríparas que estão localizadas ao longo do nosso corpo. O cheiro intenso a suor tem o nome de bromidrose e acontece quando estas glândulas são mais ativas.
No entanto, não é bem o suor que provoca o mau cheiro, pois o suor é inodoro. O cheiro ruim que sentimos é causado pelas bactérias que se misturam com o odor e crescem muito rapidamente num ambiente quente e húmido.
O cheiro intenso a suor é muito incomodativo, por vezes a própria pessoa nem sente! Mas limpar bem não custa nada! Ora veja como pode fazer:
Veja também: Como deixar de suar ou transpirar
É uma dica básica, mas nunca é demais relembrar a importância de tomar banho todos os dias. Após o banho deve secar-se muito bem, para que não restem zonas húmidas que serão ideais para o surgimento de bactérias mal cheirosas!
Um suco de limão é um ótimo aliado na luta contra o cheiro intenso a suor! Basta cortar um limão fresco ao meio e esfregar uma metade do limão em cada axila. Deixe a pele secar sozinha e em seguida tome o seu banho normalmente.
Repita este processo todos os dias até que o mau cheiro desapareça completamente. Se tem uma pele muito sensível, aconselha-se que dilua o suco de limão em meia xícara de água e pode aplicar nas axilas através de uma bola de algodão. Deixe atuar durante dez minutos e depois enxague abundantemente.
Depilar as axilas não é garantia de que vai transpirar menos, mas vai ajudá-lo a evitar um cheiro muito intenso. O pelo é poroso e por isso absorve o mau cheiro causado pela transpiração. Ter muito pelo nessa zona vai criar uma área húmida e, consequentemente, haverá crescimento bacteriano (o verdadeiro responsável pelo mau cheiro do suor).
O tomate é capaz de matar as bactérias que causam o mau cheiro no corpo e ajudam ainda a diminuir os poros e a reduzir a transpiração. Para minimizar o mau cheiro causado pelo suor, esmague cerca de 8 tomates e extraia o seu suco.
Adicione o suco a um balde cheio de água e use-o no seu banho. Isso vai reduzir o mau odor corporal. Faça esse procedimento uma vez por dia até que o mau cheiro desapareça totalmente. Em alternativa, pode beber dois copos de suco de tomate por dia, pois dessa forma também conseguirá reduzir o cheiro causado pela transpiração.
Aquilo que comemos vai influenciar todo o nosso organismo e a transpiração não é uma exceção. Muitas vezes, os alimentos que comemos podem estar a contribuir para uma transpiração em excesso.
As fibras são aconselhadas pois ajudam a desintoxicar o corpo e ajudam na digestão. Comer saladas de vegetais com cenouras, espinafre e penino contribui para limpar o organismo. Limão e laranja contribuem para desintoxicar o corpo, através da libertação de toxinas que causam o mau cheiro. Os brócolos, couve-flor e repolho são desaconselhados se sofre de transpiração excessiva, pois contêm níveis elevados de enxofre.
O bicabornato é utilizado muitas vezes para combater cheiros desagradáveis e pode utilizá-lo também nas axilas. Lave bem essa zona e aplique pó de bicabornato com a ajuda de um pedaço de algodão. Para ser ainda mais eficaz, pode misturar uma colher de sopa de bicabornato com o suco de um limão e aplicar após o banho!
Alguns tecidos e cores fazem com que a pessoa transpire mais e que, consequentemente, tenha mau cheiro. As pessoas que transpiram muito devem evitar usar roupas muito apertadas, pois este tipo de roupa impede que a pele respire corretamente.
As roupas sintéticas também devem ser evitadas, devendo ser privilegiadas as roupas de algodão e de tecidos naturais. Roupa de cor preta não é aconselhada para as pessoas que têm tendência a suar muito.
O desodorizante apenas camufla o mau cheiro que se encontra na pele e não combate a transpiração excessiva. Já o anti-transpirante é capaz de controlar o excesso de suor e o consequente mau cheiro. Contudo, alertamos que o anti-transpirante não deve ser usado com regularidade, pois o seu uso contante pode ser prejudicial para a saúde.
Ter uma boa higiene e utilizar as nossas dicas vão ajudá-lo a livrar-se do mau cheiro causado pelo suor. No entanto, se nem após o cumprimento destes passos o seu mau cheiro atenuar, aconselhamos que consulte um médico pois poderá ter algum descontrolo hormonal e só um profissional de saúde saberá o que fazer para resolver o problema!
Categorias: arquivo