Como deixar a casa mais quente


casa-mais-quente

Ninguém gosta de bater o queixo com frio, e quando o calor se vai, e o frio aperta, há quem se feche em casa procurando o quentinho do seu lar… Porém, nem todas as casas são quentes, e há algumas casas frescas, mas podem ficar mais quentes, sem ter que usar apenas o aquecedor.

Temos algumas dicas para si, para esquentar a sua casa no inverno (e não só)… Com estas dicas poderá manter a sua casa quente e não gastar tanto dinheiro em aquecedores ou outros aparelhos elétricos que esquentem a casa!

1) Abra cortinas e persianas logo pela manhã: Se o dia for de sol, aproveite para abrir as persianas e as cortinas logo pela manhã! Aproveite a luz natural, que ao entrar pelos vidros das suas janelas, já não sai, e é transformada em calor dentro de casa! Esquentando assim a sua casa, logo pela manhã!

2) Cozinhe no forno ou no fogão a lenha: Aproveite para fazer o almoço ou jantar, no forno da sua cozinha! Para além de estar a fazer a sua refeição, ainda está a aproveitar o calor que o seu forno está a fabricar, para esquentar a sua casa… Se tiver um fogão a lenha, poderá também cozinhar na placa do fogão, enquanto a lenha está servindo de lareira para a sua casa.

Artigo relacionado:
Como deixar o fogão a lenha mais limpo

3) Use tapetes: Colocar tapetes no chão da sua casa, irá funcionar como um isolador e irá ajudar a manter o calor em casa. Para além disso, colocar os pés num chão gelado, é bastante incómodo! Dê preferência aos tapetes, que não estarão tão gelados como o chão, quando os pisar.

4) Utilize cortinas grossas e feche as persianas: Fechar as persianas e as cortinas durante a noite, irá ajudar a manter em cada, todo o calor que acumulou durante o dia, principalmente aquele calor que veio através da luz solar.

5) Coloque fitas adesivas nas portas e janelas: Ao colocar fitas adesivas nas portas e nas janelas, irá acumular mais calor em casa, uma vez que impede que o calor saia… Desta forma, irá diminuir o uso de aquecedores, conseguindo poupar na conta da eletricidade, até 15%.

6) Tapar parte de baixo da porta: Sabe aquele barulho “assustador” que ouve do vento passando por baixo da porta? O frio também passa por aí! Para além do frio entrar em casa, o calor da casa também sai por esse buraco, para a rua! Tape esse buraco, usando um “chouriço”, ou outro acessório qualquer, para evitar que o frio entre ou que o calor saia de casa!

7) Use velas: Para além de criar um bonito ambiente, e romântico, as velas aromáticas ao anoitecer, libertam algum calor, ajudando a esquentar o quarto ou a divisão da casa onde estão.

8) Use lâmpadas incandescentes: Hoje em dia damos preferência às lâmpadas fosforescentes (flourescentes), uma vez que consomem menos energia que as incandescentes… Mas se estiver com muito frio, uma lâmpada incandescente pode ser útil para esquentar um pouco a divisão da casa… São lâmpadas que consomem mais, mas também são mais quentes…

9) Evite a humidade e use desumidificador: Com a chuva, ou mesmo com o tempo fresco, o acumular de humidade é normal e recorrente… Pode não ver, pode não parecer, mas a humidade está na sua casa! Não acredita? Experimente ligar um desumidificador no seu quarto, sala, ou qualquer outra divisão da sua casa (no banheiro é obvio que existe humidade…), e veja a quantidade de água que irá remover! Para evitar o frio da sua casa, aconselhamos usar um desumidificador para remover o excesso de humidade.

10) Use cores quentes: Cortinados, toalha de mesa, sofá (ou revestimento do sofá), lençóis, mantas, use tudo com cores quentes, e se possível, pinte até mesmo alguma parede da sua casa com uma cor quente (p.ex: amarelo torrado, laranja, vermelho, roxo, etc…). As cores quentes dão uma sensação de aconchego e parece que tornam a divisão mais “pequena”. Para além disso, as cores mais escuras, acumulam energia enquanto estão recebendo luz ou calor, e quando está mais frio, libertam essa energia na forma de calor! As cores quentes também criam um efeito psicológico de que a divisão está mais quentinha.

11) Coloque os móveis de frente para a luz solar: Quando a luz solar incide sobre os móveis, estes retém a energia. Quando a luz acaba, com o aproximar da noite, os móveis libertam essa energia sob a forma de calor, esquentando a casa. Portanto, colocar os móveis numa posição ou local da casa em que receba luz direta do sol, através da janela, é uma boa forma de conseguir uma fonte de calor em casa!

12) Aquecedor ou lareira: E obviamente, que para manter e deixar a sua casa mais quente, o mais eficaz será o uso de aquecedores ou lareiras… São eficientes e libertam o calor pela casa… Ainda assim podem ser dispendiosos, e/ou não serem suficientes para esquentar toda a casa! Por isso deixamos também outras dicas para deixar a casa mais quente, para além do óbvio, que é o aquecedor ou a lareira!




Recomendados Para Você:


Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *