Como deixar um Agapornis manso


agapornis-manso

Agapronis, também conhecidos como pássaro do amor (Lovebird), são passarinhos que quando são bem cuidados e criados, podem ser uma excelente companhia!

Os Agapornis tanto são queridos e lindos, como também podem dar bicadas fortes! Para que um agapornis seja a sua companhia, terá que o deixar manso, pois eles são muito sensíveis, e quando estão assustados, podem atacar e bicar forte!

Leia todo o nosso texto para saber como domesticar o seu agapornis e deixar o passarinho manso!

Deixar o seu passarinho manso não é tarefa fácil, e requer muito tempo e paciência, mas com esta explicação, irá conseguir amansar o seu agapornis!, sem problemas!

O método mais fácil para deixar um agapornis manso, é criar ele à mão, logo a partir do 15º dia de vida… Esse é o método mais fácil e eficaz para deixar um agapornis manso.

Se pegar num agapornis com 15 dias, e todos os dias lhe der a papinha, e ser somente você a alimentá-lo e a sua companhia, ele vai-se acostumar a si, logo desde pequeno, e vai ser sempre manso! Ele vai ganhar confiança, e não irá bicar.

Porém, o que acontece muitas vezes, é que para ter um agapronis, se não conhecer nenhum criador, só conseguirá um comprando numa loja… Desse jeito, os agapornis vendidos já têm alguns meses de vida, e foram criados pelos pais… Esses agapornis são ainda mais sensíveis, encontram-se estudados, e vão fugir de si, ou da sua mão se o tentar agarrar! E se conseguir agarrar, muito certamente ele te vai bicar… As bicadas de agapornis doem… E muito!

Mas também é possível deixar um agapornis adulto manso! Vamos explicar aqui como deixar um agapornis adulto manso:

Um agapornis adulto que não tenha sido criado à mão, não está habituado a um humano… Só está habituado a passarinhos da sua espécie. Não é fácil deixar um agapornis adulto manso, requer MUITA, MUITA, MUITA paciência! 

Se quiser deixar o seu agapornis manso, você vai precisar de:

  • Vontade;
  • Tempo;
  • Paciência;
  • Ser calmo;
  • Sofrer com bicadas.

Se não estiver disposto a passar por tudo isso que foi referido acima, então desista! Se não tiver tempo, vontade ou paciência, nem for calmo… Não vai conseguir amansar o seu agapornis! Quanto às bicadas, irá sempre sofrer nem que seja com 1 bicada, mas para evitar isso, poderá colocar uma luva grossa, que não deixe o seu agapornis bicar na sua pele.

Deixar um agapornis manso, leva muito tempo! Não pense que irá conseguir em 2 dias, ou uma semana, nem em 1 mês! Poderá levar muitos meses… Muitas pessoas não sabem quanto tempo demora a deixar um agapornis manso, mas leva muitos meses… Agora tudo depende do tratamento que o seu agapornis levou no passado (nas primeiras semanas e meses de vida)… Poderá demorar 3 meses a deixar manso, 4 meses, 5, 6, 7… ou até mesmo 1 ano, ou mais! Por isso vai precisar de muita paciência, e tempo!

Dicas para amansar e domesticar o seu agapornis:

Quando comprar o passarinho, leve-o para casa, coloque na gaiola, e deixe num local calmo, que não seja muito movimentado, mas onde você esteja várias vezes para ele te ir vendo ao longo do dia.

Não incomode o seu agapornis nos primeiros 2 dias em sua casa… Pois ele precisa de se ambientar ao seu novo habitat.

A partir do 3º dia, quando estiver perto do seu passarinho, comece a assobiar, tentando imitar o canto dele. Assobiar junto do agapornis, irá ajudar o passarinho a relaxar, e a tentar perceber que você também consegue fazer sons como os dele, e por isso não será uma ameaça, como ele poderia imaginar que você seria. Fique cerca de 10 a 15 dias fazendo este processo, todos os dias… Dispense entre 30 a 45 minutos por dia (se poder mais, melhor, o ideal seria 1 hora), junto do seu passarinho, assobiando com ele.

Depois de ele se acostumar à sua nova habitação, pode começar a tentar dar uma semente das maiores (semente de girassol), através das grades da gaiola do seu agapornis. Vai ser muito difícil ele ir comer na primeira tentativa, ou até mesmo na segunda… Mas terá que ficar com a sementinha na grade, durante alguns minutos, e não fazer movimentos bruscos… Por vezes terá que ficar tanto tempo segurando a sementinha, até ficar a doer o seu braço.

Quase de certeza o seu agapornis não irá comer no primeiro dia que colocar a semente através das grades da gaiola, por isso, terá que ir insistindo vários dias… Mas existe uma forma para ele vir comer! Como? Deixar o seu agapornis com fome!

Pode ser um pouco doloroso para o passarinho, mas se deixar o seu agapornis com fome, e depois lhe oferecer uma semente, ele certamente irá comer!

ATENÇÃO: NÃO DEIXE O SEU AGAPORNIS SEM COMER UM DIA INTEIRO! ELE PODE MORRER!


Retire o seu pote de comida, e passado cerca de 1 a 2 horas, tente ir dar a sementinha ao seu agapornis através das grades…

Ele não comeu? Espere mais 1 hora e tente de novo daqui a pouco! Com a fome, ele vai acabar por ir comer… Mas irá muito cauteloso, pois o agapornis está com medo, mas também tem fome!

Quando finalmente o seu agapornis for comer a semente que lhe está a dar através da grade, depois dessa, dê uma nova! Mas NUNCA faça movimentos bruscos! Pois isso irá assustar o seu passarinho, e ele poderá já não querer comer mais! Um passo em falso, e pode voltar tudo ao zero! O seu passarinho poderá ficar assustado e perder a pouca confiança que você já conquistou até agora.

Depois de conseguir dar comida através da grade, fique uma semana a fazer isso… Mas não se esqueça! Dê sempre comida suficiente para que ele se vá alimentando! 24 horas sem comer, poderá ser o suficiente para o seu agapornis morrer de fome!

Após uma semana a conviver desse jeito com o seu agapornis, dando comida através da grade, vai tentar aproximar ainda mais a sua mão dele! Chegou a hora de colocar a sua mão dentro da gaiola. Os agapornis não gostam muito que coloque a mão na gaiola… Ele poderá ficar fugindo da sua mão, gritando, e voando aos saltos, de um lado para o outro, na gaiola. Fique com a mão quieta, com a sementinha na ponta dos dedos, e espere ele ir comer!

Se o agapornis foi comer a sementinha, com calma pode tirar outra, e repetir o mesmo processo.. Se ele não foi comer, espere um pouco e veja se ele vem… Se realmente não vier, desista, e tente novamente no dia seguinte. Quando finalmente o seu agapornis já come as sementes que coloca na ponta dos dedos, experimente colocar um pouco de comida na palma da sua mão, e fique com a mão aberta, esperando dentro da gaiola, que o seu agapornis venha comer…

Isso irá levar muito tempo e irá precisar de muita paciência! Os agapornis têm medo da sua mão, e o seu irá fugir dela, ou ficar receoso… Precisa de tempo até ele subir na sua mão para comer! O que vai acontecer vai ser o seu agapornis agarrado nas grades, esticando o pescoço para comer o que tem na sua mão… Ele não irá ter confiança para subir e comer! Faça isto durante umas 2 a 3 semanas… Passado esse tempo, ele poderá subir para comer na sua mão. Se não subir, fique aproximando a sua mão dele, para tentar fazer com que ele suba.

Quando finalmente o agapornis subiu na sua mão, poderá retirar o pote da comida da gaiola do agapornis, deixando apenas a água, e agora apenas VOCÊ vai dar comida ao seu agapornis! Mas não se esqueça de dar comida ao passarinho, lembre-se que sem comida, pode acontecer o pior ao seu agapornis! Dê comida entre 3 a 4 vezes por dia… Coloque a palma da mão com comida, e deixe ele ir comendo… Se ele comeu tudo o que tem na mão, e mesmo assim continua procurando mais comida, pode colocar mais, e esperar que ele coma o resto…

Agora que ele come na sua mão, pode tentar com um dedo, tente fazer carícias nele! Vai ser difícil, assim que mexer o dedo, ele vai se assustar e poderá fugir! Mas muito devagar, com muita paciência, tempo, e insistindo, ele irá ceder!

O próximo passo, será tirar ele da gaiola! CUIDADO!!! AQUI TERÁ QUE VERIFICAR SE TUDO ESTÁ FECHADO (janelas, portas, ou qualquer outra abertura para o exterior).

Está quase deixando o seu agapornis manso, mas ainda está na gaiola… Quando colocar a mão dentro da gaiola, e ele subir para comer, tente devagar, ir retirando a mão dentro da gaiola, até ficar de fora! LEMBRE-SE DE VERIFICAR ANTES SE TUDO ESTÁ FECHADO! Cuidado se tiver outros animais que possam atacar o passarinho (cão ou gato)! Nesse caso será complicado tirar o agapornis da gaiola! Qualquer descuido pode ser fatal para o passarinho, e um alimento para o cão ou gato!

Fazendo isto todos os dias, dando comida fora da gaiola todos os dias, o seu agapornis irá se acostumar a si, e terá aqui um amigo! Assim irá conseguir deixar o seu agapornis manso!

Quando deixar o seu agapornis manso, liberte-o da gaiola diariamente, compre um poleiro ou um “playground” para o seu passarinho, e deixe-o a brincar. Quando o mantiver solto, lembre-se de verificar se tem portas e janelas fechadas, senão ele poderá fugir…

Mas há um passo fundamental para conseguir domesticar o seu agapornis!

Se pretende mesmo deixar o seu agapornis manso, terá que cortar as asas ao seu passarinho! CALMA! Não é cortar a assa do agapornis! É apenas cortar cerca de 8 penas, para impedir que o agapornis saia a voar! Com as asas cortadas, o agapornis apenas consegue fazer voos descendentes, nunca conseguir subir!

Não se preocupe, que não irá machucar o passarinho (a não ser que faça de um jeito errado!). Cortar a asa do agapornis, é como cortar a sua unha… Não dói!

Leve o seu agapornis ao veterinário, e peça para ele cortar a sua asa… Agapornis com asa cortada fica mais manso, mais calmo, e não irá voar fugindo!

Sim, porque um agapornis manso, mesmo que não tenha as asas cortadas, ele pode se assustar e ficar voando… Depois é complicado para pegar o agapornis voando alto.

Pode cortar as asas logo no primeiro ou segundo dia que comprar o seu agapornis! Ou então quando entender que o deva fazer.

OBS: No dia em que o seu passarinho cortar as asas, deixe-o quieto, e tranquilo no seu lugar… Não o incomode nesse dia, pois ele poderá ficar ainda mais sensível e/ou triste. Mas no dia seguinte passa!

MUITO IMPORTANTE: Nunca faça movimentos bruscos! Os agapornis são muito sensíveis e assustam-se com movimentos bruscos ou com ambientes estranhos! Também nunca, mas nunca bata no seu agapornis! Não é batendo que irá ensinar algo ao passarinho… Se bater no seu agapornis, ele irá voltar a olhar para si como uma ameaça, e todo o trabalho que teve, vai por água abaixo! Volta tudo ao ponto zero!!!

Agora que já conseguiu deixar o seu agapornis manso, poderá brincar com ele e andar com ele ao seu ombro, fazendo do seu agapornis, o seu animal de estimação!




Recomendados Para Você:


4 Comentários

  1. albino diz:

    Concordo com o que acabo de ler e vou tentar pôr em pratica.

    obrigado

  2. Melissa diz:

    Nossa amei a sua publicação vai me ajudar muito com meu novo pássaro, obrigada mesmo!

  3. Danillo diz:

    Tenho dois agapornis filhotes. Já comprei ambos se alimentando sozinhos, não sei bem quanto tempo tem de nascidos. Posso usar essas dicas para amansá-los ao mesmo tempo? Obrigado

  4. Danillo diz:

    Bom dia. Tenho dois filhotes, que comprei já se alimentando sozinhos. Comecei hoje (05/02) com os assobios, passei cerca de 30 min. Gostei muito das dicas, sou marinheiro de primeira viagem em amansar pássaros. Tem algum e-mail ou rede social que eu possa tirar dúvidas? Obrigado

Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *