Como deixar a água do aquário cristalina


agua-aquario-cristalina

Um aquário bem montado, para funcionar como uma linda paisagem, deve ter a sua água cristalina!

É certo que existem alguns produtos químicos para deixar a água cristalina, mas esses produtos, para além de poderem ser tóxicos para os peixes, podem ainda estar a mascarar alguns sintomas graves que existam no seu aquário.

Vamos ensinar-lhe o que fazer para deixar a água do aquário cristalina!

Os aquários necessitam de muita manutenção, e uma limpeza de 2 em 2 semanas (no máximo), é sempre necessária! Se fizer a manutenção adequada e a limpeza ao seu aquário, a água irá estar sempre cristalina. Mas existe uma série de recomendações que deverá seguir para deixar a água do seu aquário cristalina.

Instruções para deixar e manter a água do aquário cristalina:

1) Faça sifonagem de 2 em 2 semanas:

A sifonagem ajuda a manter a água cristalina. Deve fazê-la de 2 em 2 semanas. Fazer a sifonagem é limpar a parte de cima do areão, de forma a remover o excesso de sujidade. Atenção! Não levante muita sujeira, senão irá levantar muita amónica, e poderá matar toda a sua fauna! Não limpe demasiado o areão!

2) Limpe o filtro regularmente

Limpar o filtro regularmente, não é espremer a esponja do filtro, até ao fim, nem substituir ou lavar até sair toda a sujeira! É apenas remover o excesso de sujidade, se possível, com a própria água do aquário!

3) Faça TPA’s todas as semanas

TPA (troca parcial de água), consiste em retirar cerca de 30% da água do aquário, e repor com água nova. Esta é uma ótima forma para manter a sua água cristalina! Fazer TPA’s semanalmente, ou de 2 em 2 semanas, é o ideal.

4) Use peixes de limpeza

A lista é enorme! Pode usar caracóis, camarões, ottos, comedores de algas, e muitos outros! Existe uma enorme variedade de peixes que ajudam na limpeza, e que “remexem” o fundo, de forma a levantar a sujeira para ser limpa pelo filtro.

5) Não dê demasiada comida

Não encha o seu aquário de comida! Há quem dê comida 2 ou 3 vezes por dia, e exagere… Mas isso não deve ser feito! Suja a água, suja o aquário, e quanto mais os seus peixes comerem, maior será a quantidade de excrementos que vão libertar, logo, maior será a sujeira no aquário!

6) Não encha o seu aquário de peixes do dia para a noite

Peixinhos ficam sempre bem no aquário, e quando vamos a uma Pet Shop, dá sempre aquela “vontade” de levar todos os peixes que estão à venda, por terem muitas cores e serem lindos! Mas calma! Nunca introduza mais de 3 ou 4 peixes de uma vez no seu aquário (aqui o número de peixes depende do tamanho do aquário que tem). Vá comprando aos poucos, e colocando no seu aquário.

7) Não tenha peixes a mais

Quantos mais peixes tiver, maior será a sujeira… E se tiver mais peixes do que aquilo que o seu aquário lhe permite, a sujeira vai acumular a um grande ritmo, e deixando a água mais amarela ou verde

8) Evite luz direta do sol

A luz direita do sol, é ótima para as plantas… Mas é ótima de mais! Porque para além de plantas, também começa a desenvolver algas, deixando a água do aquário pouco cristalina e com cor amarelada e as paredes do aquário começam a verdes de algas.

Uma boa luz, é suficiente para a iluminação do aquário… Cerca de 6 a 8 horas diárias, é suficiente para as suas plantas. Evite a luz natural! Ela só irá deixar o seu aquário com água mais amarela!

9) Oxigene a água do seu aquário

Usar uma bomba de oxigénio, ou algo que puxe o ar de fora, para fazer bolhinhas dentro do seu aquário, é uma boa forma de o oxigenar… Oxigenar a água é importante para manter a saúde dos seus peixes, assim como para manter um aquário saudável e limpo.

 




[relfake id="1"]

8 Comentários

  1. Claudio Correa da Cruz diz:

    Excelentes informações. Tenho um aquário de 250l e, para filtragem, uso um sump com cerâmicas, carvão e perlon. Vos pergunto: o que eu poderia utilizar mais no samp como elemento filtrante?

  2. joao garcia diz:

    Faço limpeza ao aquario passado um dia ja tenho a água toda turva esbranquiçado o aquario é 60 litros uso filtro de cerâmica de carvao activado esonja azul e a fibra branca

    1. walter diz:

      tem que lavar as pedras; colocar anti cloro, ativador biologico, aguardar uma semana etc.

    2. Nilton cezar diz:

      Bom dia
      Tenho um aquário de 45 litros e tenho 5 peixes kingueos
      Tenho um bomba com filtro e pedras ceramicas gostaria de saber para manter a agua limpa

      1. jeferson winchester diz:

        cara 5 kinguios para 45 l e um pecado para cada cm de kinguio recomenda-se 30 L de água eles são peixes sujoes por não possuir o mesmo sistema digestório de outros peixes, sem contar que consomem muito oxigenio portanto arrumar um espaço maior seria super recomendado esse filtro que tipo é
        hang on ? “tipo cascata”
        canister
        sump ?
        quanto de media ceramica ?
        usa carvao ativado ?
        dua filtragem mecanica é o que espuma ? perlon ?
        enfim a filtragem tambem e importante , e e legal que seja pelo menos de 3 a 4x o volume de agua do aquario
        exemplo tenho um aquario de 200l uso uma sb 2700lh pra poder circular bem a agua contando que tenho um volume extra de mais ou menos 70 l no sump espero ter ajudado abraço.

  3. MARLEY LOPES diz:

    SOCORRO…MEU Aguário de carpas nao ficam com a água cristalina…Ja troquei as pedras por cascalhos e piorou pois tenho 2 cascudos que se chama homem aranha e hipolito que me dao um trabalho pois quando se chagualham esquece ver as carpas a limpeza ja fiz de 10 dias …depois a cada 15 mais nada…Coloco anti cloro e até agora nao pude nem decorar meu aquario que é de 300 litros. ME AJUDEMMMMMMMM POR FAVORRRRRR SEREI MUITO GRATA MAIS SOCORROOOOOOOOOO

  4. Sergio luiz fraga diz:

    Boa noite tem o lago mais ou menos 27 mil litros de água tem o bastante peixe queria saber se tem algo que deixa as paredes e o fundo sem muito lodo tenho 4 cascudo muita tilápia carpa dentário de tigre Obrigado aguardo resposta tenho duas luzes de um filtro biológico e um filtro tipo de piscina que aspira ao lado todo por baixo mesmo assim dá muito longo mas a água é Super Nintendo meu Zap e 031 996662959

    1. José Antônio diz:

      Sérgio: faltaram informações, o lago é natural (escavado no solo) ou artificial (construído e revestido)? Qual a área do lago? Qual o revestimento? Sua tilápias comem ração? Quanto por dia? Bate sol na superfície do lago? Provavelmente você está com excesso de fitoplâncton e também de zoo-plâncton (embora numa criação de tilápias de corte isso seja bom). Para responder com certeza, é preciso saber mais detalhes.

Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *