As pessoas agressivas precisam tanto de ajuda como as suas vítimas, pois elas também sofrem e também estão em risco. Uma pessoa agressiva precisa de aprender com urgência a relacionar-se com os outros sem fazer uso da força, pois só assim conseguirá relacionar-se de forma correta na sociedade. As pessoas agressivas não conseguem sentir empatia nem conseguem entender que estão a magoar quem as rodeia. Ter consciência de que age com agressividade é o primeiro passo para mudar e se procurar ajuda, certamente conseguirá livrar-se desta forma de ser que é muito prejudicial para a sua vida.
Focar todos os seus pensamentos em si não o vai ajudar a manter a calma. Procure afastar-se de si, isto é, faça por não pensar demasiado no que está a sentir. Uma boa forma é encontrar uma atividade de que realmente goste e que faça a sua cabeça estar ocupada com outros pensamentos. Sempre que sentir que um ataque de raiva e de fúria está a chegar, obrigue-se a ocupar a cabeça com outra coisa que não seja aquilo que está a sentir. Correr, conversar com alguém sobre assuntos banais ou ir às compras são atividades que o podem ajudar a esquecer-se da sua raiva. Quando der por si, o ataque de fúria terá passado e já não se sentirá tão agressivo!
Analise se as suas ações agressivas são desencadeadas sempre pelo mesmo motivo. Identificar um padrão na sua atitude pode ser uma ótima forma de começar a curar definitivamente o seu problema. Por exemplo, se fica agressivo sempre que alguém toca em determinado assunto, é sinal que esse assunto o magoa de uma forma muito intensa. Pode e deve procurar ajuda médica para conseguir superar esse trauma.
Assumir que tem um problema é um grande passo para conseguir curá-lo. Fale com amigos e familiares de confiança e admita que tem um problema de relacionamento e de controlo. Por muito que isso lhe custe, vai ser libertador e vai sentir-se muito melhor se souber que pode contar com a ajuda das pessoas que o rodeiam!
Uma das queixas mais comuns das pessoas que lidam com agressivos, relaciona-se com o sarcasmo característico destas pessoas! É muito irritante falar com alguém que está com uma atitude irónica, pois em nada vai ajudar à resolução do conflito. Sempre que sentir vontade de ser sarcástico, pense que isso só vai tornar a discussão mais acesa e aumentar os níveis de agressividade!
Muitas pessoas preferem fazer de conta que um problema não existe em vez de enfrentá-lo assim que ele surge. É muito importante não deixar os problemas aumentarem de tamanho, caso contrário, a sua vida entrará numa bola de neve de problemas sem fim! Ao ter a consciência de que o problema já está fora de controlo, vai sentir-se enervado e, por consequência, agressivo. Encare os problemas no momento em que eles surgem e resolva-os com calma e ponderação!
Mudar a forma de estar na vida requer tempo e dedicação e não pode esperar tornar-se uma pessoa super calma de um momento para o outro. Não caia no erro de se culpar demasiado se não conseguir manter a calma numa determinada situação, pois isso vai fazer com que a sua agressividade venha ao de cima. Dê um passo de cada vez e saiba valorizar-se caso conseguia atingir uma conquista (por exemplo, pensar antes de falar e falar mais calmamente do que se tivesse sido impulsivo).
Só num mundo ideal é que todos estarão sempre de acordo consigo e as discussões não acontecerão. É perfeitamente normal haver troca de ideias e não existe mal nenhum nisso. Não pode ficar aborrecido nem nervoso se alguém discordar de si e deve sempre apresentar o seu ponto de vista da forma mais calma possível. Se conseguir sempre apresentar as suas ideias de forma pacífica, vai perceber que os outros ganham maior respeito por si e que se vai sentir muito melhor do que quando resolvia os problemas com agressividade!
O comportamento agressivo pode ser um problema de saúde muito sério, que coloca em perigo a vida da pessoa agressiva e das pessoas que a rodeiam. Por isso, se estiver perto de alguém com comportamento demasiado agressivo e bruto, faça com que a pessoa procure ajuda médica e por muito difícil que seja, tente ser paciente e compreensivo!
Veja também: Como deixar de ser um trouxa
Categorias: arquivo