Como deixar de ser sonâmbulo


sonambulo

Está sofrendo de sonambulismo com frequência ou conhece alguém que seja sonâmbulo? Isso está lhe preocupando e já não sabe o que fazer para parar de ser sonâmbulo? Pode parecer preocupante mas vamos ajudá-lo a deixar de ser sonâmbulo e a dormir melhor!

Um sonâmbulo, é visto como uma pessoa que nem dorme, nem está acordado… Está num estado intermédio entre o dormir e o estar acordado, ou seja, está sonâmbulo!

Vamos aqui explicar tudo sobre o sonambulismo e ajudá-lo a perder esse hábito!

A razão pela qual o sonambulismo acontece, é quando uma parte do cérebro está a dormir (a parte da consciência e da memória), e por alguma razão, a parte motora é despertada… Esta pode ser despertada através de um ruído na casa, ou um ronco próprio seu, ou de alguém que esteja dormindo por perto… Quando isso acontece, a pessoa sonâmbulo “desperta”, e começa a andar e/ou a dizer coisas sem sentido.

Existem diversos casos de sonambulismo, sendo os mais simples e comuns a pessoa se sentar ou encostar na cama e ficar falando… Mas existem alguns casos mais hilariantes: são conhecidos relatos de pessoas que percorrem a casa sem qualquer finalidade, simplesmente abrindo portas e caminhando… Outros gostam de trocar as suas roupas e vestir algo diferente, gostam de abrir as janelas ou até mesmo as gavetas dos móveis… Também há quem tenha preferência pelos alimentos e vão comer, ou até mesmo urinar, sem ter consciência do que estão fazendo!

Durante o sonambulismo, o indivíduo mantém o seu rosto estático, sem se expressar… Os olhos normalmente estão abertos e fixos, sem piscar!

Muitas pessoas questionam se devemos acordar um sonâmbulo?

O recomendado, é não acordar o sonâmbulo! E a explicação é simples: Um sonâmbulo, tem a parte da consciência e da memória “desligada”, ou seja, está “dormindo”… Se o sonâmbulo for acordado repentinamente, ele pode se assustar e até mesmo ficar num estado agressivo, podendo atacar a pessoa que o acordou (como forma de defesa e por se ter assustado), ou até mesmo se machucar, caindo ou batendo em algum lado.

Aquela famosa imagem de ver um sonâmbulo de braços esticados caminhando pela casa, também é verdade! Alguns sonâmbulos esticam os braços mesmo conhecer o caminho que têm pela frente, para evitar chocar contra paredes, portas, ou outros obstáculos.

Se encontrar um sonâmbulo, o que devo fazer?

Se tem algum sonâmbulo caminhando pela sua casa, não o acorde… Como foi dito anteriormente, isso pode assustá-lo e causar algum pânico na pessoa… Acompanhe-o para evitar que ele se machuque pela casa, e se possível tente guiá-lo de volta para o seu quarto e para a cama, de forma a que ele não acorde repentinamente.

Se considerar que é mesmo necessário acordar a pessoa, evite tocar-lhe e tente usar palavras calmas, num tom de voz baixo, de forma a acordar a pessoa de uma forma “suave” e pouco assustadiça.

Como deixar ou parar de ser sonâmbulo?

Para começar, e enquanto irá começar o “treino” para deixar de ser sonâmbulo, o melhor mesmo será prevenir acidentes! Um sonâmbulo, involuntariamente poderá machucar alguém por perto, ou até a si mesmo… Se sofre de sonambulismo, ou se alguém na sua casa sofre de sonambulismo, deverá de adotar algumas medidas preventivas, para evitar males maiores, tais como:

  • Feche e tranque todas as portes e janelas da sua casa, de forma a que o sonâmbulo não consiga abrir;
  • Esconda as chaves do carro (ou caso seja você o sonâmbulo, peça a alguém para esconder e só dizer onde estão no dia seguinte), para evitar que saia de casa dirigindo;
  • Se tiver armas em casa, tranque-as, ou evite que o sonâmbulo chegue a outros objetos perigosos, tais como facas ou algo que possa machucar a ele ou a outro;
  • Use proteção para evitar que o sonâmbulo caminhe em escadas, para que ele não caia;
  • Mantenha o chão limpo e livre de objetos que possam ser possíveis de tropeçar;
  • Se for possível, poderá colocar grades laterais na cama;
  • Evite beliches;

Seguindo estes passos, irá evitar que grandes problemas aconteçam com o sonâmbulo ou com alguém que se encontre por perto.



Siga estas dicas para controlar o sonambulismo, e tentar com que deixe de ser sonâmbulo:

  • Aumente as suas horas de sono: Quando está muito cansado, pode pensar que irá dormir muito bem sem acordar, devido ao cansaço… Mas pelo contrário! O cansaço pode (ou não), atrapalhar o seu sono, e levar a distúrbios do sono, tal como o sonambulismo… Se não está dormindo as horas adequadas, procure dormir mais! Uma pessoa adulta, necessita de cerca de 8 horas de sono por noite, enquanto que as crianças necessitam de cerca de 10 a 12 horas.Se está muito cansado durante o dia, para diminuir esse cansaço, você pode dormir um pouco durante o dia; deitar-se mais cedo à noite; evitar beber café ou outras bebidas com cafeína; beber menos líquidos à noite, quando se aproxima da hora de ir dormir, para evitar acordar a meio da noite com vontade de ir urinar.
  • Aprenda a relaxar antes de dormir para aliviar o estresse: Os principais causadores do sonambulismo são o estresse a ansiedade! Deve relaxar todas as noites antes de ir dormir, para evitar estresse e ansidade.Para dormir bem e relaxado, de forma a aliviar o estresse e a ansiedade, e dessa forma evitando o sonambulismo, você deve de manter o seu quarto silencioso e com pouca luz, ou até mesmo totalmente escuro; antes de ir dormir, tome um banho relaxante de imersão; se ajudar a relaxar no seu caso, pode optar por ler um livro ou até mesmo ouvir uma melodia calma e relaxante; mantenha o seu quarto limpo e arejado. Muito importante, é evitar utilizar qualquer aparelho eletrónico (celular, televisão, computador, ou algo do género), antes de ir dormir, ou até mesmo na cama!

    O melhor mesmo para relaxar, são as famosas técnicas de relaxamento habituais: meditar, respirações profundas e controladas, uma massagem, fazer yoga, etc…

  • Controle o seu estresse e se possível livre-se dele: Como já foi dito, o estresse é um dos principais responsáveis pelo sonambulismo nas pessoas… Se sofre de sonambulismo e tem estado estressado recentemente, poderá estar descoberta a causa do seu problema!
    Realize exercício físico para ajudar a aliviar o estresse e a sentir-se bem consigo mesmo! Use os seus tempos livres para fazer o que gosta! Uma pessoa ao efetuar as tarefas que gosta de fazer, irá sentir-se mais calma e irá relaxar com mais facilidade. Pode também fazer yoga, controlar a sua respiração, automassajar-se, ou procurar alguém para massajar, de forma a procurar o relaxamento e evitar o estresse.
  • Acorde antes do sonambulismo: Pode parecer ridículo sugerir isto, pois nunca se sabe quando vamos sair da cama como sonâmbulos, mas se for um caso regular, é possível saber… Imagine que todas as noites se torna sonâmbulo por volta da mesma hora… Quando já souber qual é a hora, peça a alguém em casa para lhe acordar antes, ou coloque um alarme despertador para cerca de 15 minutos antes do sonambulismo. Depois disso, deverá permanecer acordado durante cerca de 5 a 10 minutos. Ao acordar antes dos episódios de sonâmbulismo o ciclo do sono é interrompido, e quando a pessoa voltar a adormecer (passado cerca de 10 minutos após acordar), o ciclo irá retomar de uma forma diferente… Este é um bom método para prevenir a ocorrência do sonambulismo, contudo é complicado, pois nunca se sabe qual a hora exata que o episódio pode acontecer, isto até porque pode nem acontecer!
  • O álcool pode ser o principal culpado! Evite-o!: O sonambulismo pode estar associado ao consumo de álcool, principalmente quando bebe álcool antes de dormir. Está comprovado que o álcool está associado a distúrbios do sono, e beber álcool à noite pode ser uma razão para o sonambulismo.

Artigo relacionado:
Como deixar de beber álcool

Em último caso, se mesmo depois destas técnicas, os episódios de sonambulismo permanecerem, o melhor mesmo será procurar ajuda médica… Alguns medicamentos, principalmente medicamentos para dormir, pode estar a interferir no seu sono e a causar-lhe alguns distúrbios, tais como o sonambulismo!




[relfake id="1"]

Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *