Como deixar de ter pesadelos


pesadelo

Ter um pesadelo durante a noite é uma situação horrível… É como estarmos a viver um “terror”, sem conseguir escapar! Felizmente há situações que conseguimos controlar, ou até mesmo acordar para terminar o pesadelo… Mas há outra situações em que temos que viver o pesadelo durante horas, perturbando o sono!

Os pesadelos nunca são bem-vindos, e são bastante desagradáveis e desconfortáveis, incomodando o nosso sono, e deixando-nos com medo e alguma ansiedade à mistura…

Artigo relacionado:
Como deixar de ter medo

Os pesadelos são normais em pessoas adultas, embora também aconteçam nas crianças e adolescentes… Os pesadelos podem ter várias causas, e o melhor tratamento para eles, passa por tratar a causa dele, de forma a evitar que a sua noite seja perturbada por um pesadelo.

Causas dos pesadelos:

1) Excesso de estresse e/ou ansiedade: A razão dos seus pesadelos, pode estar ligada a grande estresse ou ansiedade… Caso o indivíduo tenha um dia-a-dia estressante, ou se algo de grave aconteceu com algum amigo ou familiar (doença grave, acidente, morte, etc), isso irá causar um certo pânico na própria pessoa, podendo levar ao aparecimento de pesadelos… Se a pessoa também sofre de ansiedade, devido a algum evento comum, tal como a realização de uma prova, uma avaliação no seu emprego, ou até mesmo que seja por coisas boas, tais como o aproximar do dia de uma viagem de férias, ou o chegar do dia seu casamento, ou por outra razão qualquer que aumente os seus níveis de ansiedade.

2) Viver um episódio traumático: Passar por uma situação traumatizante, pode ser um fator a desencadear o seu pesadelo… Existem inúmeros episódios traumáticos que podem ser a causa dos pesadelos, tais como um acidente, a morte de algum amigo ou familiar, passar por um sequestro, um assalto, etc… Tudo isso pode causar pesadelos, para além de que irá aumentar o seu receio diário, e o seu estresse e ansiedade, que tal como foi dito, também aumentam a hipótese de ter pesadelos à noite.

3) Fatores que nos rodeiam e não nos apercebemos: Ao estarmos a dormir, não temos consciência de muita coisa, mas o nosso cérebro, embora esteja a “descansar”, está alerta, e poderá associar fatores externos, aos sonhos… Por exemplo, se houver algum barulho pela casa, embora não tenhamos acordado, o nosso cérebro poderá associar a algo que tenhamos receio (um assaltante, por exemplo), e começarmos a sonhar com um assalto, por exemplo… Ou então, se estivermos a respirar mal, ou com falta de ar, podemos começar a sonhar que nos estamos a afogar, ou num local com pouco oxigénio… Nós não temos consciência desses pequenos detalhes, mas o nosso cérebro utiliza-os para fazerem parte do sonho.

4) O seu estado de saúde: Algumas doenças, graves ou não, podem levar aos pesadelos… Uma “simples” febre, pode ser o suficiente para ter pesadelos… Tal como uma apneia do sono, em que o indivíduo “dorme com medo”, poderá ser o suficiente para desencadear um pesadelo.

5) Medicamentos: Alguns medicamentos, podem ser a causa dos pesadelos… Medicamentos antidepressivos, ou medicamentos para a pressão são alguns dos medicamentos que aumentam a probabilidade de ter pesadelos. Medicamentos para tratar o Parkinson ou para as convulsões ou compulsões, também podem desencadear o aparecimento de pesadelos.

Artigo relacionado:
Como deixar de tomar anti-depressivos

6) Filmes e histórias assustadoras: Ver filmes de terror, ou assustadores, ou ler algum livro com episódios aterrorizantes, pode ser o suficiente para ter pesadelos nessa noite… Nem precisa assistir filmes nem ler livros, basta ter uma conversa com alguém sobre fatos de terror, e pode ser o suficiente para mexer com a sua mente, e fazer com que nessa noite, tenha pesadelos.

Quer acabar com os pesadelos? Siga estas instruções para dormir melhor e sem pesadelos:

  • Reduza o seu estresse! Ele é um dos principais responsáveis pelos pesadelos, por isso deve procurar reduzir ao máximo o seu estresse, de forma a ter uma noite de sono mais tranquila, livre de pesadelos! Para diminuir o estresse pode procurar exercícios de relaxamento, ou até mesmo praticar exercício físico ou yoga.
  • Evite as bebidas estimulantes à noite, tal como refrigerantes gaseificados, café, bebidas energéticas, e até mesmo o álcool! Este tipo de bebidas aumentam a chance de ter pesadelos durante a noite, por isso evite-as!
  • Faça um jantar leve e simples! Comidas pesadas ao jantar, podem causar um mau estar na hora de dormir, afetando a qualidade do seu sono, e ainda o seu próprio estar… Desta forma, poderão ser desencadeados pesadelos, uma vez que mesmo estando a dormir, o nosso cérebro reconhece o nosso mau-estar, e incorpora-o nos nossos sonhos, muitas vezes, em forma de pesadelo.
  • Evite barulhos à noite, tal como os barulhos de ar condicionado, um relógio fazendo tic-tac, o som do filtro do aquário, o som do vento debaixo da porta, etc… O nosso cérebro ao ouvir estes sons, pode associá-los a algo de assustador, e incorporá-los na nossa mente, fazendo um pesadelo… Ainda assim, se não for possível parar esses barulhos de noite, pode sempre optar por dormir usando tampões nos ouvidos.




Alguns pesquisadores, defendem que quem sofre de pesadelos, deverá de ter consciência, de que as imagens que está a ver enquanto dorme, se tratam apenas de um sonho, e não passam disso! Para tal, eles recomendam usar uma técnica chamada de incubação do sono.

 

A técnica da incubação do sono passa por você mesmo, antes de dormir, escrever num pequeno bloco de notas, uma frase que represente um título daquilo que gostaria que o seu sonho fosse (como um título dum livro)… Imaginando que você gostaria de sonhar que ganhou a lotaria, então antes de dormir, poderia escrever um título como “O dia em que ganhei a lotaria”, por exemplo.

Depois de escrever o título, foque-se no seu título, e como gostaria de ver o sonho… E repita esse título, várias vezes na cama, até adormecer… Se conseguir, comece a desenhar a imagem do sonho que desejava ter na sua cabeça, enquanto está de olhos fechados, tentando dormir.

Atenção! Esta técnica não é 100% eficaz, e portanto, em principio, não vai conseguir sonhar com o que deseja logo no primeiro dia! Portanto, deve repetir vária vezes por dia, até conseguir atingir o sonho que deseja!

Esta técnica requer algum treino, e quando finalmente conseguir sonhar com o que deseja, deve trocar o título do sonho que deseja, e ver se irá demorar menos dias a conseguir sonhar com o novo título…

Com tempo, irá conseguir controlar o seu sonho, e controlar aquilo que deseja sonhar, ainda antes de dormir!

Se os seus pesadelos, forem recorrentes e sempre com o mesmo episódio (por exemplo, se sonha várias vezes que um familiar seu está dentro de uma casa que está a arder), imagine um final feliz para esse mesmo episódio! Utilizando o pesadelo da casa a arder, poderá imaginar que tem um fato especial, à base de água, que não queima nem pega fogo! Imagine que entra na casa sem se queimar e consegue salvar o seu familiar sem quaisquer problemas!

Faça este exercício, resolvendo sempre os problemas dos seus pesadelos… Outro exemplo seria se você foi assaltado, imagine que na hora do assalto a polícia estava passando, viu tudo e te salvou!

Crie uma imagem positiva e com solução para os problemas que costumam aparecer nos seus pesadelos, e desta forma, o seu pesadelo irá começar a desaparecer… Ou quando aparecer, o seu cérebro poderá já estar treinado para ter a solução e tornar o pesadelo, num simples sonho!




Recomendados Para Você:


Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *