Como deixar o fogão a lenha mais limpo


fogao-a-lenha-limpo

Um fogão a lenha requer muito cuidado e uma boa manutenção… A manutenção destes fogões a lenha é de grande importância, para que os fogões adquiram uma maior durabilidade e não enferrujem tão facilmente.

Preocupe-se em limpar o seu fogão a lenha! Não sabe como? Nós ajudamos! Veja aqui como deixar o fogão a lenha mais limpo.

Para que o fogão se mantenha limpo de sujidade e para que a chapa não seque, deverá usar azeite ou óleo vegetal de cozinha.

Com um pano humedecido com a gordura do azeite ou óleo vegetal, passe por toda a superfície do fogão (chapa), sempre que for necessário.

Não deixe que qualquer liquido seque na chapa. Sempre que algo pingar, deve limpar de imediato, para não criar sujeira(manchas) e/ou restos que possam ficar na chapa.

Por vezes estes fogões acumulam grandes quantidades de sujeira provocada pela decomposição de substâncias e outros resíduos, provenientes da própria resina da lenha. Nestes casos, deve limpar com uma vassoura e uma lixa de malha fina, se os restos já estiverem muito secos.

Não deve utilizar produtos de limpeza abrasivos na manutenção do fogão, uma vez que estes produtos podem corroer as paredes do fogão, abrindo pequenas crateras na chapa, e deste modo, acelera o processo de enferrujamento.

Por outro lado também não deverá usar outro tipo de produtos inflamáveis, quando estiver a usar o fogão como por ex: o álcool, porque pode provocar uma grande chama em cima da chapa, e provocar um incêndio ou outro acidente.

Aproveite para limpar o fogão a lenha quando este estiver quase frio ou morno, porque facilita a remoção dos detritos mais facilmente.

Deve limpar o fogão periodicamente, se este tiver muita utilização ou se a sua utilização ocorrer ocasionalmente.

Se o fogão não conseguir expelir os cheiros e os fumos normalmente é porque há alguma obstrução na conduta da chaminé que leva os gases para o exterior.

Uma hipótese para a chaminé estar entupida, pode ser devido ao fato de esta estar construída num lugar mais baixo, do que a altura máxima da casa, e isso irá impedir que a circulação do ar seja bem feita. Outra hipótese é se a chaminé ou o chapéu se encontrar perto da copas das árvores, ou arbustos e que estas impeçam a livre circulação do ar.

Quando a chaminé estiver suja e resinosa, deverá ser limpa de imediato!

Se a chaminé tiver defeito de fabrico e se o cotovelo que conduz a conduta da chaminé estiver obstruído por qualquer razão, deve efectuar a limpeza. Se a conduta tiver defeito, pode a resina da própria madeira dificultar a passagem da saída do ar e não o puxar convenientemente, provocando o efeito contrário, ou seja, em vez de “empurrar” o fumo para o exterior, “puxa-o” para o interior.




Recomendados Para Você:


Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *