Como deixar de estar viciado no Facebook


vicio-facebook

O Facebook tornou-se a maior rede social, sendo raro encontrar alguém que não possua um perfil de facebook. Contudo, há casos de pessoas que vivem conetadas ao facebook, 24 horas por dia, não podendo viver sem ele! Há casos de vício no facebook, não só de crianças e adolescentes, como também de adultos!

Se é viciado no facebook, ou se tem um filho viciado no facebook, e quer acabar com esse vício, nós deixamos aqui algumas dicas para deixar o vício do facebook.

Apesar de muitas pessoas estarem viciadas no facebook, elas não têm noção disso, e acreditam que não se trata de um vício, mas sim apenas algo para passar o tempo, ou para entreter… Mas a verdade, é que não deixam o facebook o dia inteiro, usando o celular, ou o computador quando chegam a casa! Só parando para fazer as tarefas diárias básicas, e mesmo assim há quem prescinda dessas tarefas, para ficar no facebook.

Obviamente que há casos de pessoas que usam o facebook como ferramenta de trabalho, e estão dependentes do facebook para poder trabalhar… Contudo, essas pessoas também se dispersam no facebook, e acabam por deixar o trabalho que deviam de fazer, e usam o facebook para lazer.

Se você não sabe se está viciado no facebook, e quer saber até que ponto está viciado, nós ajudamos!

Se tiver algum dos sintomas que iremos apresentar, garantimos que está viciado no Facebook! E quantos mais sintomas tiver, maior será o grau de vício!

  • Inventou uma desculpa, ou simplesmente não lhe apeteceu passar tempo com a família ou amigos, para ficar no facebook;
  • Gosta de namorar no facebook, e sente-se melhor dessa forma, do que pessoalmente;
  • Está trabalhando menos (ou estudando menos), e sendo menos produtivo, porque perde algum do seu tempo de trabalho, no facebook;
  • Interrompe o seu sonho, para ver se tem notificações, comentários, likes, pedidos nos jogos, ou pedidos de amizade no facebook;
  • Não faz as tarefas essenciais em casa (fazer comida, lavar roupa, lavar loiça, arrumar a casa, etc…), só para estar no facebook;
  • Sente-se mal se não for ao facebook durante o dia;
  • É incapaz de ficar mais que 1 dia seguido, sem acessar o seu facebook;
  • Assim que pega no celular ou computador, a primeira coisa que faz é ir ao facebook;
  • Diz que são só “5 ou 10 minutos”, e fica horas no facebook;
  • Deixou de ver filmes, ler um livro, ou fazer esportes, só para estar no facebook;
  • Quando acorda, vai ao facebook;
  • Está sempre a olhar para a sua caixa de mensagens para verificar se tem alguma mensagem…

E existem muitos mais exemplos… Obviamente que será muito raro alguém apresentar todos estes sinais, contudo, quantos mais sinais destes apresentar, maior será o grau de vício no facebook.

Depois de ver estes sinais, se considera que está viciado no facebook, ou que o seu filho está viciado no facebook, e pretende acabar com esse vício, veja as dicas que temos para si:




1) Use apenas uma ou duas horas do dia para o Facebook

O dia tem 24 horas, você pode trabalhar 9 horas por dia, sobram 15 horas… Se dormir 8 horas, sobram 7 horas… Use essas horas que sobraram para fazer os seus deveres, e o tempo que sobrar, pode usar para o Facebook! Não deixe de fazer os seus deveres diários, para ficar todo o tempo no facebook! Se planejar bem o seu “mapa diário”,  irá ver que tem tempo para trabalhar, dormir, fazer as suas tarefas, e ainda ficar algumas horas “brincando” no facebook!

2) Primeiro o dever, facebook depois

Seja adulto, e pense nas prioridades da vida… É o facebook que o alimenta? É o facebook que lhe dá saúde? É o facebook que cuida de si, e lhe faz viver?! Primeiro o seu trabalho, a sua vida, os seus deveres, depois, o tempo que sobrar, use para o facebook!

3) Defina uma hora para dormir

Um grande problema dos viciados no facebook, é que querem ficar só mais 5 minutos, e acabam ficando horas… Atrasando tudo o resto (os deveres, a hora de ir dormir, etc)… O seu sono tem que ser de qualidade! Não pode perder horas de sono para ficar no facebook.. Lembre-se como irá custar na manhã seguinte se ficar muitas horas no facebook, durante a noite. Defina uma hora para ir dormir, e quando chegar essa hora, DESLIGUE O FACEBOOK! 

4) Termine o que está a fazer 5 minutos antes de dormir

Se definiu a hora para ir dormir, não comece a despedir dos seus amigos, nem a encerrar os jogos do facebook, na hora que definiu para ir dormir… Comece a fazer tudo isso 5 minutos antes da hora de dormir! Se faltam 5 minutos para chegar a hora, pode começar a despedir dos seus amigos, a encerrar os joguinhos, e prepare-se para ir dormir… O dia de amanhã será outro, e irá voltar ao facebook! Ele não vai encerrar, pode ficar tranquilo!

5) Desligue o seu chat

Provavelmente o que lhe está a fazer perder muito tempo no facebook é a conversa com os seus amigos… E alguns deles nem pretendiam nada, pretendiam somente conversar… Se desligar o seu chat, eles não te vão ver “online”, e provavelmente não se vão lembrar em te incomodar… Alguém que não tenha nada que fazer, e te vê online, vai incomodar, e acaba por ficar falando, deixando passar o tempo.

Fique offline no seu chat, para evitar ser incomodado por alguém que só foi falar com você, porque te viu online e não tinha nada para fazer!

6) Remova as notificações por e-mail do facebook

Sempre que tem uma notificação nova, o facebook envia um e-mail para lhe relembrar que tem a notificação! Isso desorganiza a sua caixa de e-mail, cria muito “spam”, e para além disso, será ainda um “convite” para ir abrir o facebook!

Se não pretende perder tempo com o facebook, remover as notificações por e-mail, é um dos passos fundamentais! Não sabe como fazer? Nós explicamos:

Clique em Conta -> Definições de Conta -> Notificações, e depois basta retirar as caixinhas selecionadas.

6) Aceite pedidos de amizade apenas de quem conhece

Não aceite pedidos de amizade de quem não conhece! O facebook foi criado apenas para conetar pessoas que se conhecem pessoalmente! Se começa a aceitar pedidos de amizade de estranhos, ou de pessoas que apenas sabe que existe porque têm algum amigo em comum, a probabilidade de perder tempo conversando com essa pessoa, para a tentar conhecer melhor, será muita!

7) Saia dos grupos a que pretence

As notificações que recebemos dos grupos (muitos deles nem sabemos que lá estamos, porque somos adicionados pelos nossos amigos, sem sermos avisados), são um convite para entrarmos em “discussões” sobre certos assuntos, e em nos mantermos conetados e atentos ao que está a acontecer nesse mesmo grupo! Saia dos grupos… Muitos deles contém informações pouco úteis, é só mesmo para passar tempo, e te segurar ao ecrã do seu computador ou celular… Livre-se desses grupos, principalmente se não forem verdadeiramente do seu interesse.

8) Não precisa contar toda a sua vida

Se é daquelas pessoas que de hora a hora está postando no facebook o que está fazendo… Pode começar por parar! Ninguém precisa saber toda a sua vida! Mantenha a sua vida privada, e deixe de ficar postando o que está fazendo! Se está habituado a contar tudo o que faz, vai passar o seu tempo no facebook contando tudo, gerando mais comentários, likes, partilhas, etc, e ocupando ainda mais o seu tempo! Pare de postar tudo o que viu e o que fez!

9) Esqueça os jogos do Facebook

Os jogos do facebook são um dos principais vícios! São joguinhos simples, com muitas cores e que atraem qualquer pessoa… Principalmente porque têm “tempos” de jogo, “vidas”, gerando notificações, etc… Se você costuma jogar esses joguinhos, sabe do que estamos a falar… Há quem perca horas a fio a jogar a esses jogos, mas não passam de jogos viciantes, que tentam tirar algum do seu dinheiro! (Algumas pessoas até caem nisso!)

Artigo relacionado:
Como deixar de estar viciado em video jogos

10) Em caso extremo: cancele a sua conta!

Se acha que não consegue controlar o seu vício, deverá de cancelar a sua conta! Nem que seja temporário… Será um tratamento de choque, e irá deixar de acessar o facebook do dia para a noite… É complicado, principalmente para uma pessoa que esteja viciada no facebook, mas por vezes, é a única alternativa… Pode cancelar durante 1 semana, e depois reativa! Cuidado, vai ter muitas notificações, pedidos, mensagens, etc… Não perca o seu tempo respondendo a tudo, senão ainda vai piorar! Se for preciso, elimine mesmo a sua conta, e faça uma de novo, controlando com mais rigor tudo! Os seus amigos, os grupos onde está, etc…




[relfake id="1"]

Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *