Como deixar de ter dor de estômago – barriga


Uma dor de estômago ou de barriga nunca é bem-vinda, mas quem consegue viver toda a vida sem experimentar pelo menos uma? Felizmente, se a dor for ligeira, acaba por ser passageira com algum cuidado e não é grave.

Se a barriga ou o estômago dói, é porque algo não está bem! Fique aqui a saber como pode deixar de ter dores de estômago e barriga

As causas mais frequentes de uma dor de barriga – estômago são a má digestão, a úlcera gastroduodenal e a neurose gástrica (nervos no estômago). Existem algumas formas de deixar de ter dor de barriga – estômago, através da alimentação, de medicamentos, de plantas e remédios caseiros!

Deixamos aqui algumas soluções de truques e métodos que pode adotar para deixar de ter dor de estômago:

  • Deixe de comer e beber: Se está com dor de estômago, dê algum repouso ao estômago e deixe de comer e beber! Principalmente comidas pesadas e ácidas. Escolha só alguns alimentos que não sejam ácidos, como é o caso de biscoitos, legumes, algumas frutas.
  • Tome um antiácido: A dor de barriga ou estômago pode estar relacionada com o excesso de ácido contido nele… Se acha que a dor pode estar a ser provocada por uma má digestão ou por azia, experimente tomar um antiácido para diminuir um pouco a acidez do estômago e aliviar a dor.
  • Se se sente inchado: A sua dor de estômago pode ser devido ao excesso de gás. Tente massajar o estômago, e perceba se consegue ouvir sons borbulhantes. Se conseguir ouvi-los, é porque existe um excesso de gás acumulado no interior do estômago e poderá estar a causar a dor. Simeticona é um fármaco que ajuda a aliviar o excesso de gás. Se o seu problema é excesso de gás no estômago, é uma boa alternativa deixar de ter dor de barriga! Para além da Simeticona, pode optar por estratégias mais naturais e experimentar um chá de: Alcaçus, Endro, Alcaravia, Funcho, Majericão-grande OU Estas plantas têm propriedades capazes de eliminar os gases do estômago. Pode ainda beber água com gás, que é uma boa forma de arrotar, e aliviar a quantidade de gases que tem no seu interior.
  • Tome um antidiarreico: Se o problema estiver relacionado com os intestinos, um antidiarreico poderá ajudar a deixar de ter dor de estômago.
  • Evacue: A dor de estômago pode estar relacionada com um trânsito intestinal bloqueado. Experimente evacuar, poderá ser uma forma de aliviar o seu trânsito intestinal, deixando a dor de estômago.
  • Um banho quente: Um bom banho de imersão quente poderá ajudar a deixar de ter dores de estômago, através do relaxamento e do aquecimento dos seus órgãos internos. As dores podem ser fruto de um dia stressante, e um banho quente ao final do dia ajuda a acalmar e a aliviar dores causadas pelo stress.
  • Deite-se e mantenha o estômago quente: Deite-se numa posição confortável, de preferência esticado, e mantenha a área do estômago quente, utilizando uma bolsa de água quente ou um pano molhado com água morna.
  • Faça massagem: Aproveite para massajar a área do estômago onde está a sentir dor. Comprimindo com 2 dedos, faça movimentos circulares onde está a sentir a dor.

 

Remédios caseiros e chás para deixar de ter dor de estômago

Para além destes truques e dicas para deixar de ter dor de barriga ou estômago, também existem remédios caseiros e produtos simples e naturais que pode ingerir para ajudar a aliviar a sua dor de estômago, como é o caso do iogurte natural. O iogurte natural é rico em probióticos que ajudam na defesa do organismo, estômago e intestinos, acalmando essencialmente o estômago podendo ajudar a aliviar a dor.

Existem também alguns chás para que vão aliviar as dores:

Chá de canela, chá de hortelã, chá de cominho, chá de folha de laranjeira, chá de raiz e rizoma de alcaçuz ou chá de condurango.

Pode colocar uma colher de sopa de mel no chá para adoçar (evite o açúcar!).

Uma solução de sementes esmagadas de zaragatoa com água, também ajuda a aliviar a dor de estômago.

Alimentos para deixar de ter dor de estômago ou de barriga:

Também há alimentos úteis que ajudam na dor de estômago. Veja aqui quais os melhores alimentos para deixar de ter dor de estômago:

  • Gengibre cru: O gengibre é utilizado para o tratamento das náuseas e ainda ajuda a aliviar dores causadas por uma má digestão. Coma o gengibre cru, ou faça um chá com o gengibre.
  • Abacaxi, mamão ou romã: Estas frutas contêm umas enzimas específicas que foram usadas durante muito tempo em forma de fármaco de forma a combater a dor de estômago. Não deve exagerar na ingestão destas frutas, coma apenas uma pequena quantidade, pois a ingestão excessiva destas frutas pode dar origem a uma dor de estômago.




Recomendados Para Você:


1 Comentário

  1. Anonima diz:

    Quando evacuo as minhas dores passam mas sao frequentes o ke posso ter?

Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *