A aquafobia é o medo irracional e injustificado da água. Muitas pessoas em todo o Mundo têm muito medo de água e elas imaginam-se a perder o controlo no mar ou numa piscina e têm muito medo de morrerem afogadas. Muitas pessoas também associam os mares e os rios a criaturas perigosas e assustadoras e em casos mais extremos um simples banho pode ser suficiente para desencadear um quadro grave de ansiedade.
A aquafobia é, por isso, um problema que vai muito além do medo de nadar e de não conseguir sobreviver no oceano. Esta fobia contempla todas as formas de medo da água, seja em pequenas ou grandes quantidades.
O primeiro passo que deve dar para curar a sua fobia é perceber a origem do seu medo. Tem medo de água desde sempre? Aconteceu alguma coisa na sua infância que despoletou esta fobia? Viu algum filme que o deixou com este receio? Entender de onde é que o seu medo surgiu é a melhor forma de conseguir combate-lo. Se não conseguir ir até à origem do medo sozinho, aconselha-se o acompanhamento médico.
Quando estiver com uma crise de ansiedade relacionada com a água, imagine-se a nadar tranquilamente e de forma relaxada numa piscina bonita. Esta técnica pode ajudá-lo a diminuir a ansiedade que sente quando tem que entrar em contacto com a água.
Se tem medo de água, o mais provável é tomar sempre um duche rápido. Para vencer este medo, deve começar a dar pequenos passos. Por exemplo, de vez em quando deve optar por tomar um banho de banheira relaxante. Encha a banheira de água e relaxe. Isso vai ajudá-lo a sentir-se mais segura na água e aos poucos vai entender que não existe nenhum perigo em estar dentro de água. O próximo passo pode ser uma ida a um SPA, onde estará numa piscina ou numa banheira de hidromassagem.
Parece pouco lógico dizer a uma pessoa que tem medo de água para ir aprender a nadar, mas garantimos que quando souber nadar corretamente, 90% do seu medo vai desaparecer! Muitas pessoas têm medo de água por não saberem nadar e por terem receio de morrerem afogadas. O melhor que pode fazer é inscrever-se em aulas de natação e enfrentar o medo. Através de um professor especializado, e sempre ao seu ritmo, vai começar por se sentir bem na água, até conseguir andar na piscina sozinha e, por fim, nadar!
Ver documentários sobre mergulhadores é uma boa terapia para perceber que, com as medidas de segurança adequadas, estar na água é perfeitamente seguro! Exponha-se a imagem de pessoas na água pois isso vai ajudá-lo a compreender que se os outros conseguem, você também consegue!
A hipnose é uma terapia muito recomendada para os casos de medo exagerado de água e não têm contraindicações. Durante as sessões de tratamento, o especialista entra no inconsciente do paciente e implanta gatilhos emocionais que ajudarão a eliminar (ou pelo menos a reduzir significativamente) o medo da água. Existem diversas técnicas de tratamento com hipnose e esta já é uma terapia muito utilizada um pouco por todo o Mundo.
A menos que esteja no meio do oceano ou num rio profundo e completamente sozinho, é que corre algum risco ao estar dentro de água! Estar numa piscina com os seus amigos ou estar na sua banheira não traz qualquer perigo à sua integridade física. Cada vez mais existem bebés a aprender a nadar e deve olhar para esses exemplos como um acréscimo de motivação para perder o medo. Se eles conseguem e são pequeninos, porque é que não consegue? Outro bom exemplo é dos cães, que nascem a saber nada e por instinto conseguem faze-lo sem a ajuda de ninguém! Com as ferramentas certas, nadar e estar em contacto com a água é algo perfeitamente normal!
Se mesmo depois de todas estas dicas não conseguir estar em contacto com a água e se isso prejudicar o seu dia-a-dia, o melhor conselho que lhe podemos dar é consultar um médico. Uma fobia é uma doença e como tal precisa de ser tratada antes que evolua de forma prejudicial. Procure ajuda e em breve conseguirá estar em contacto com a água de uma forma muito natural!
Categorias: arquivo