Como deixar de ser esquecido


deixar de ser esquecido

A falta de memória e ser esquecido é um problema muito comum entre as pessoas. É importante deixar de ser esquecido, mas para isso é necessário lutar contra esta tendência!

Quer deixar de ser esquecido? Quer saber como pode deixar de se esquecer das coisas? Siga aqui as nossas dicas!

Nem sempre a nossa memória corresponde às nossas expectativas. Tem alturas em que fica mesmo muito aquém do que gostaríamos. Quem nunca se esqueceu onde colocou as chaves do carro? Quem nunca se esqueceu do aniversário de um amigo importante? Quem nunca se esqueceu de uma reunião importantíssima com um cara que tolera tudo menos falhas? Pois é, gente, somos humanos e temos falhas. Nossa memória às vezes nos prega partidas. Tem alturas em que exagera mesmo e fica difícil saber lidar com isso. Se se identificou com o que falamos atrás, e quer deixar de ser esquecido para não passar mais vergonhas, está no local certo! Vamos já de seguida dar dicas para deixar de ser esquecido.

No entanto, antes de avançarmos importa esclarecer um pouco mais este assunto. Se considerar que o seu caso é grave ou se as pessoas que o rodeiam insistem que “isso já é demais” a melhor solução será procurar um médico e conversar com ele a respeito do seu problema. Consoante a idade, a fase da vida entre outros fatores poderá ser necessário um acompanhamento médico especializado. Os esquecimentos podem efetivamente ser sinais de alguma perturbação psicológica mas podem também ser normais e não representar qualquer sinal de alarme.

Falta de atenção, cansaço, pouco descanso, fazer muitas tarefas ao mesmo tempo e menopausa são alguns exemplos que podem justificar os esquecimentos.

A boa notícia é que para lidar com estes esquecimentos e deixar de ser uma pessoa esquecida, é possível com alguns truques e dicas que valem ouro.

  • O primeiro truque é anotar tudo! Tome nota de tudo! Não sobrecarregue sua memória. Se tem uma reunião daqui a três dias, anote na agenda. Se tem que pegar amanhã o filho na escola numa hora que não é habitual, anote. Anote tudo na sua agenda ou na agenda do telemóvel. Crie lembretes para facilitar também. Reveja sua agenda na véspera do dia seguinte. E no próprio dia vá olhando sua agenda em vários momentos.

Se tem que viajar daqui a um mês e está-se lembrando já de coisas que não se pode esquecer, anote logo. Crie uma lista de tudo o que tem que colocar na sua mala de viagem para quando chegar a hora de arrumar a mala, você não se esquecer de nada! Pode parecer exagero anotar tudo mas na prática resulta e é isso mesmo que nós queremos. Que resulte, que nos ajude a ser mais organizados, cumpridores e que nos poupe tempo. Porque evitar esquecimentos é também poupar tempo.

  • Siga uma alimentação saudável e rica em ômega 3. Se necessário peça ao seu médico um suplemento mas não deixe de ingerir fruta, legumes, peixe, carne e frutos secos diariamente. Não beba álcool nem fume. Bom, um copo de vinho à refeição não faz mal, mas não abuse do álcool.
  • Faça exercício físico para manter a sua saúde física e mental. Faça também exercícios específicos para a memória como palavras cruzadas e sudoku.
  • Leia muito, procure aprender algo novo como uma língua e faça jogos em grupo. Não vale dizer que é demasiado velho para aprender agora alguma coisa. Pode-se aprender em qualquer idade e o nosso cérebro não foi para estar parado. Nosso cérebro e nossa memória gostam de desafios. Supere-se!
  • Tenha locais específicos para guardar as suas coisas de forma a não se esquecer onde elas estão. Por exemplo, evite o mau hábito de colocar a chave do carro em qualquer canto da casa. Defina um local onde arrumar sempre as chaves do carro. Discipline-se para colocar as coisas nos sítios próprios.
  • Reduza os seus níveis/ fontes de estresse. Estar estressado só atrapalha o seu raciocínio e a sua memória. Se tem conhecimento de algo que lhe está causando estresse, afaste-se disso! Tente evitar essa situação para não piorar o seu esquecimento.

Confira todas as dicas que lhe apresentamos resumidas de seguida:

Como deixar de ser esquecido – dicas rápidas:

  • Anote tudo;
  • Prepare o seu dia seguinte na véspera;
  • Faça exercício físico;
  • Faça palavras cruzadas, sudoku,…
  • Leia muito e aprenda algo novo;
  • Siga uma alimentação saudável;
  • Arrume locais próprios para pertences específicos;
  • Reduza os seus níveis de estresse.

Concluindo, ser esquecido não é um defeito exclusivamente seu! A idade não perdoa e com o tempo o nosso cérebro vai perdendo a capacidade de se lembrar de tudo o que está acontecendo em seu redor. Não pode desanimar nem desistir de tentar lembrar das coisas. O fato de estar lendo este artigo, quer dizer que você já procurou de “Como deixar de ser esquecido”, o que já é um princípio muito bom na sua luta contra o esquecimento. Siga as nossas dicas para não ser esquecido e certamente vai conseguir manter um bom raciocínio. Não se esqueça das dicas mais importantes, e não pule elas! Anote tudo para deixar o seu cérebro livre para outros assuntos, faça jogos de memória, siga uma alimentação rica em ômega 3 (ótimo para o cérebro) e reduza os seus níveis de estresse evitando tudo aquilo que lhe está causando estresse!




Recomendados Para Você:


1 Comentário

  1. Geiza diz:

    Bom, tenho 19 anos e nunca procurei conversar com especialistas sobre este assunto!… Sou muitissimo esquecida, esqueço de tudo literalmente… Mas adimito que as vezes sou desorganizada… Ma’s vou procurar mudar isso apartir de agora !

Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *