Como deixar de ter febre


A febre deixa-nos em baixo e sem forças para realizar as tarefas no dia-a-dia. Além de nos deixar desmotivados e cansados, ainda nos faz ficar com um frio muito incomodativo.

Neste artigo deixamos damos-lhe a conhecer algumas dicas para eliminar (ou pelo menos reduzir) a febre!

Porque temos febre?

A temperatura ideal do corpo humano é entre os 36 e os 37,5 graus. Cada organismo tem uma temperatura médica diferente e na hora de saber se estamos com febre é importante ter noção da temperatura média normal do nosso corpo. Por norma considera-se febre a temperatura superior a 37,5 graus. Podemos medir a temperatura através de quatro partes do corpo: axilas, boca, ânus e ouvidos. A temperatura corporal aumenta normalmente após a prática de exercício físico, quando estamos em ambientes muito quentes ou quando temos demasiada roupa vestida. Nesses casos, o aumento da temperatura é normal e não é motivo de preocupação.

A febre não é uma doença, mas sim um sintoma de algo que não está bem. O nosso organismo desenvolve febre para nos alertar de alguma infeção, por exemplo. Pode também ocorrer em algumas inflamações, alergias e rejeições de excertos ou transfusões de sangue. A febre superior a 40 graus pode ser perigosa e é urgente consultar o médico nestas situações.

De seguida, veja as nossas dicas e conselhos para baixar a febre de uma forma natural. Mas tome cuidado! Se a febre for muito alta e se persistir durante muitos dias, é imprescindível consultar o médico! E se a febre acontecer em crianças deve sempre consultar o médico!

10 dicas para baixar e deixar de ter febre

Beba muita água

Quando temos febre, o nosso organismo está excessivamente quente e usa a transpiração abundante como forma de arrefecimento. Deste modo, acabamos por perder muita água e devemos compensar esta perda através da ingestão de líquidos. Se não ingerirmos uma boa quantidade de líquidos, corremos o risco de ficar desidratados, o que nos fará sentir ainda pior.

Chupe gelo

Parece um conselho estranho, mas é muito eficaz no combate da febre! O gelo faz o organismo arrefecer, ajudando a reduzir a temperatura corporal.

Use compressas ou toalhas molhadas

Uma compressa ou toalha molhada com água fria evita que a febre aumente. Coloque as compressas nos pulsos, testa e barriga, mantendo o restante corpo coberto. A sensação não é agradável, mas é um passo essencial para ajudar a baixar a febre.

Tire o excesso de roupa

Quando temos frio ficamos com muito frio e a nossa tendência é vestir roupa e mais roupa! Mas isso está errado. Para ajudar a baixar a febre é essencial que o seu corpo consiga respirar. Tente usar pouca roupa, pois o excesso da mesma fará com que o seu corpo transpire ainda mais, podendo levar à desidratação.

Tenha uma alimentação saudável

Quando está com febre deve optar por uma alimentação rica em frutas e vegetais. E nunca é demais lembrar que numa situação de febre deve ingerir mais líquidos que o habitual!

Tome um banho com água tépida

A vontade é tomar um banho com água bem quentinha, mas isso só faria a febre aumentar. Tome um banho de banheira com a água tépida e depois agasalha-se (mas não em excesso). Isso vai ajudar a diminuir a febre.

Durma com meias de algodão molhadas

Molhe um par de meias de algodão com água fria e calce-as. De seguida, calce umas meias de lã para aumentar o isolamento. Durma toda a noite assim. Os pés gelados aumentam a circulação sanguínea e aumentam as respostas do sistema imunológico. Vai sentir-se mais fresco em pouco tempo e isso ajudará a passar melhor a noite e a reduzir a temperatura.

Coma sopa

A sopa de frango tem propriedades medicinais. Além de hidratar é uma boa refeição para quem está debilitado, devido aos nutrientes que tem.

Beba chá de ervas

Adicione uma colher de chá de ervas secas numa xícara de água fervida. Deixe as ervas de molho na água por um período de cinco minutos e adicione a erva que desejar e pode adicionar sempre limão e mel. Colocar leite não é aconselhável pois os laticínios estimulam a produção de muco. As ervas mais aconselhadas são as seguintes: hissopo, folhas de framboesa, calêndula, gengibre, hortelã e manjericão.

Tome medicamentos apropriados para a febre:

O paracetamol e o ibuprofeno são indicados para o tratamento da febre e não têm grandes contraindicações. Contudo, não devem ser tomados durante muitos dias seguidos. Se a febre não baixar dessa forma é porque existe um problema no organismo que precisa de atenção.

Os nossos conselhos resultam em casos em que a febre seja sintoma de algo ligeiro. Relembramos que caso a febre seja alta ou dure durante muitos dias, o ideal é sempre consultar o médico. Tenha especial atenção às crianças e aos idosos pois são mais fracos e requerem maiores cuidados em caso de doença.




[relfake id="1"]

Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *