Como deixar de ter fome e comer menos


Você é daquelas pessoas que acaba de tomar o café da manhã e logo sente desejo de fazer um lanchinho? Acaba de almoçar e fica logo ansioso pela hora do lanche? Não consegue dormir sem fazer um pequeno lanche? Bom, é possível que não seja sempre necessidade de comer, mas sim uma fome crónica que o impede de ficar satisfeito!

Neste artigo mostramos-lhe algumas dicas para deixar de ter fome! Consiga um corpo saudável e sinta-se saciado durante mais tempo. Basta seguir os nossos conselhos!

10 dicas para deixar de ter fome e comer menos!

Beba água antes das refeições

Está provado cientificamente que beber água antes das refeições vai reduzir o apetite pois o estomago já estará um pouco cheio e vai precisar de menos comida. Beber água antes das refeições é ideal para comer menos e se sentir saciado mais rapidamente. Pode e deve ingerir pelo menos dois litros de água por dia. Além de todas as vantagens para a sua saúde, também o vai ajudar a ter menos fome!

Ingira alimentos volumosos

Os alimentos que têm uma grande quantidade de água ou de ar fazem com que se sinta saciado durante mais tempo e dão-lhe a sensação de que comeu uma grande quantidade de comida, contribuindo assim para a redução da fome que o atormenta! Alimentos de grande volume são por exemplo pipocas, frutas, sopa, legumes, vegetais e cereais integrais.

Mastigue um chiclete

Mastigar uma chiclete faz com que envie ao seu cérebro a informação de que os músculos do maxilar estão trabalhando, o que o faz pensar que está comendo e por isso ajuda a sentir-se saciado. Mastigue um chiclete com frequência e terá muito menos fome durante o dia!

Evite comida que não presta

Os alimentos processados são ricos em sal e gordura e embora possa não parecer fazem com que sinta ainda mais fome após o seu consumo. Este tipo de alimentos é concebido para estimular o seu paladar e acaba por criar um certo vício em relação ao alimento. Estes alimentos ricos em gorduras produzem uma reação química no seu cérebro que sinaliza que você precisa e quer comer mais. Por outro lado, comer alimentos salgados faz com que sinta vontade de comer doces, o que faz com que coma mais do que precisa na realidade.

Veja também: Como deixar e parar de comer doces

Não confunda tudo com fome

A fome emocional é um problema sério! A fome emocional ocorre quando você está muito contente ou muito triste. Quem nunca acompanhou a vontade de chorar com um chocolate? Quem nunca estava tão entusiasmado que teve vontade de comer este mundo e o outro? É fundamental saber distinguir a fome física da fome emocional. A fome física ocorre gradualmente enquanto que a fome emocional surge de repente e com uma grande intensidade. Evite comer chocolates se tiver triste e não vá ao shopping se estiver muito contente ou muito deprimido. Isso vai contribuir para que coma porcarias sem necessidade.

Adie a hora do lanche

Se estiver a ficar com fome antes da hora do lanche, faça por adia-lo. Alguns truques que ajudam nessa tarefa são olhar para a cor azul (o azul é um supressor do apetite), fazer uma caminhada ao livre (vai distrai-lo para outras coisas e não ficará tão concentrado na fome) ou cheire uma fruta (cheirar uma banana ou uma maçã pode aliviar por um bocadinho a sensação de fome).

Coma devagar

Nem sempre temos muito tempo para fazer as nossas refeições, mas é muito importante que coma devagar. O cérebro demora 10 minutos a receber a informação de que o estomago já está saciado, o que faz com que continue a comer mesmo sem necessidade. Comer rapidamente é prejudicial à saúde e faz com que coma mais do que aquilo que deve.

Não é fome, é sede! Beba água!

O nosso cérebro por vezes engana-nos a indicar que estamos com saciedade de algo. Com o vício de comer, temos a tendência de pegar algo para comer: um bolo, um iogurte, um leite quente, etc… Porém, acabamos de comer e ás vezes essa saciedade continua (ou até pode passar), mas na verdade, você preencheu o seu estômago com algo que nem você, nem o estômago estavam necessitado, porque na verdade, você só tinha sede! Quando tiver fome numa situação incomum, experimente beber um copo de água, vai ver que essa fome irá sumir!

Escove os dentes mais vezes

As pessoas por norma não sentem vontade nenhuma de comer após lavar os dentes. Se tiver um ataque de fome repentino e fora de horas experimente lavar os dentes em vez de comer! A sensação de frescura na boca vai impedi-lo de ter vontade de ingerir qualquer alimento pois o sabor da pasta dentífrica iria interferir com o seu sabor.

Beba café

Não deve abusar na quantidade de café que bebe por dia, mas beber um pouco de café entre as refeições vai ajudar a mante-lo sem fome durante mais tempo. Evite colocar açúcar!

Durma mais

Dormir bem é essencial para a saúde física e mental. Uma boa noite de sono diminui os níveis de estresse. Uma má noite de sono vai fazer com que sinta muita fome durante todo o dia.

Se sente fome durante todo o tempo é porque algo não está certo. Poderá estar com algum problema a nível de tireoide, por exemplo. Ou então poderá estar com algum tipo de distúrbio alimentar. Se estas dicas não trouxerem efeito, o aconselhável é consultar um médico para investigar a causa da sua fome constante.




[relfake id="1"]

Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *