O joanete é uma espécie de calo gigante na parte exterior do pé, perto do dedo grande. O seu nome científico é Hálux Valgo e é uma saliência óssea que se forma na articulação.
O joanete forma-se quando o seu dedo grande do pé aponta para o segundo dedo do pé, o que força a articulação a ficar maior e projetada para fora.
A pele sobre o joanete tem uma cor tendencialmente vermelha e pode ficar sensível e causar dor. Além disso, o aspeto de um joanete não é muito agradável e as pessoas que o têm evitam usar calçado aberto.
Neste artigo vamos ensinar-lhe alguns truques para deixar de ter joanetes sem cirurgia e também vamos dar algumas dicas para evitar o aparecimento deste problema!
Um sapato de pele melhora a respiração do pé e é o aconselhável para quem sofre deste problema. Nunca deve usar um sapato justo ao pé, pois isso vai apertar o joanete e piorar o problema, podendo criar mais dor e inflamação. Deve limitar o uso de saltos altos, sobretudo em períodos de tempo prolongados. Este tipo de calçado faz com que toda a pressão do corpo se situe na parte da frente, o que contribui para uma maior probabilidade de contrair joanete. E no tempo quente, mesmo que não goste do aspeto do seu pé, o ideal é usar sandálias confortáveis. O pé respira e o joanete fica aliviado da pressão que sofreu nos meses mais frios.
Os exercícios regulares ajudam a retardar e até podem mesmo impedir a progressão do joanete, diminuindo assim a necessidade de fazer uma cirurgia. Faça os seguintes exercícios todos os dias, no final do dia após descalçar os sapatos.
– Estique o seu dedo grande do pé. Puxe o dedo grande com os seus dedos da mão em linhacom o resto de seus dedos.
– Estique os restantes dedos. Aponte-os para a frente durante 10 segundos e em seguida curve-os durante outros 10 segundos. Repita o exercício 10 vezes.
– Flexione os dedos dos pés. Comprima-os contra o chão ou contra uma parede até que estejam totalmente dobrados para trás. Mantenha-os nesta posição por 10 segundos e solte. Pode repetir este exercício as vezes que quiser.
– Apanhe coisas com os seus dedos. Pegue em uma peça de roupa ou em uma toalha com os dedos do pé e largue. Repita várias vezes.
Há um método caseiro e bem simples que faz com que alivie a dor do joanete. Pegue um tomate maduro e aplique a polpa diretamente no joanete. Esse remédio vai acalmar a sua dor durante um tempo.
O óleo de lavanda é muito bom no tratamento dos joanetes. As suas propriedades acalmam a dor e aliviam a inflamação da articulação. Misture flores secas de lavanda com azeite de oliva e coloque a mistura no fogo, em banho-maria. Armazene o líquido num frasco de vidro hermético e aplique todos os dias o óleo sobre o joanete, fazendo uma massagem suave.
Um remédio muito bom para eliminar os joanetes é misturar iodo com uma aspirina. Misture tudo muito bem e aplique diretamente sobre os joanetes. Isso vai bloquear o seu crescimento e aliviar a dor das articulações, causando uma sensação calmante sobre a zona afetada. A arruda é outra forma muito boa de curar este problema. Esta planta tem numerosos benefícios para diminuir as dores e a inflamação próprias de doenças reumáticas. Para diminuir a dor do joanete, deve fazer um banho de água morna com um pouco de arruda. Pode colocar os pés neste banho durante 15 minutos. Aproveite para relaxar!
Este é um super conselho, verdade? Andar descalço na areia ajuda a prevenir e a curar o joanete, pois fortalece os dedos e as articulações. Passeie à beira-mar, relaxe e tenha o bónus de se ver livre do seu problema mais facilmente!
Atividades como o baller exigem calçado restritivo e isso piora muito o joanete e aumenta bastante a probabilidade de contrair o problema. Mesmo que goste de praticar estas atividades, não é aconselhável pois pode deformar o seu pé.
Se começar este tratamento logo na fase inicial do joanete, a probabilidade de o conseguir curar sem cirurgia é elevada. Pode comprar o protetor em qualquer farmácia e este protetor além de ajudar a realinhar o dedo, também contribuir para a redução da dor do joanete.
Caso o seu joanete não apresente melhoras após os nossos conselhos, o ideal é consultar um médico pois de facto poderá precisar de remover os joanetes através de cirurgia. Embora seja possível aliviar a dor causada pelo joanete através de analgésicos e anti-inflamatórios, não é aconselhável que se automedique. Em caso de dor forte deve consultar o médico e tomar apenas o que ele lhe prescrever.
Categorias: arquivo