Como deixar de ter joanetes sem cirurgia


O joanete é uma espécie de calo gigante na parte exterior do pé, perto do dedo grande. O seu nome científico é Hálux Valgo e é uma saliência óssea que se forma na articulação.

O joanete forma-se quando o seu dedo grande do pé aponta para o segundo dedo do pé, o que força a articulação a ficar maior e projetada para fora.

A pele sobre o joanete tem uma cor tendencialmente vermelha e pode ficar sensível e causar dor. Além disso, o aspeto de um joanete não é muito agradável e as pessoas que o têm evitam usar calçado aberto.

Neste artigo vamos ensinar-lhe alguns truques para deixar de ter joanetes sem cirurgia e também vamos dar algumas dicas para evitar o aparecimento deste problema!

8 truques e dicas para deixar de ter joanetes

Não use calçado apertado

Um sapato de pele melhora a respiração do pé e é o aconselhável para quem sofre deste problema. Nunca deve usar um sapato justo ao pé, pois isso vai apertar o joanete e piorar o problema, podendo criar mais dor e inflamação. Deve limitar o uso de saltos altos, sobretudo em períodos de tempo prolongados. Este tipo de calçado faz com que toda a pressão do corpo se situe na parte da frente, o que contribui para uma maior probabilidade de contrair joanete. E no tempo quente, mesmo que não goste do aspeto do seu pé, o ideal é usar sandálias confortáveis. O pé respira e o joanete fica aliviado da pressão que sofreu nos meses mais frios.

Exercite os pés

Os exercícios regulares ajudam a retardar e até podem mesmo impedir a progressão do joanete, diminuindo assim a necessidade de fazer uma cirurgia. Faça os seguintes exercícios todos os dias, no final do dia após descalçar os sapatos.

– Estique o seu dedo grande do pé. Puxe o dedo grande com os seus dedos da mão em linhacom o resto de seus dedos.

– Estique os restantes dedos. Aponte-os para a frente durante 10 segundos e em seguida curve-os durante outros 10 segundos. Repita o exercício 10 vezes.

– Flexione os dedos dos pés. Comprima-os contra o chão ou contra uma parede até que estejam totalmente dobrados para trás. Mantenha-os nesta posição por 10 segundos e solte. Pode repetir este exercício as vezes que quiser.

– Apanhe coisas com os seus dedos. Pegue em uma peça de roupa ou em uma toalha com os dedos do pé e largue. Repita várias vezes.

Diminua a dor com tomate

Há um método caseiro e bem simples que faz com que alivie a dor do joanete. Pegue um tomate maduro e aplique a polpa diretamente no joanete. Esse remédio vai acalmar a sua dor durante um tempo.

Use óleo de lavanda

O óleo de lavanda é muito bom no tratamento dos joanetes. As suas propriedades acalmam a dor e aliviam a inflamação da articulação. Misture flores secas de lavanda com azeite de oliva e coloque a mistura no fogo, em banho-maria. Armazene o líquido num frasco de vidro hermético e aplique todos os dias o óleo sobre o joanete, fazendo uma massagem suave.

Trate o joanete com iodo e arruda

Um remédio muito bom para eliminar os joanetes é misturar iodo com uma aspirina. Misture tudo muito bem e aplique diretamente sobre os joanetes. Isso vai bloquear o seu crescimento e aliviar a dor das articulações, causando uma sensação calmante sobre a zona afetada. A arruda é outra forma muito boa de curar este problema. Esta planta tem numerosos benefícios para diminuir as dores e a inflamação próprias de doenças reumáticas. Para diminuir a dor do joanete, deve fazer um banho de água morna com um pouco de arruda. Pode colocar os pés neste banho durante 15 minutos. Aproveite para relaxar!

Ande descalço na areia

Este é um super conselho, verdade? Andar descalço na areia ajuda a prevenir e a curar o joanete, pois fortalece os dedos e as articulações. Passeie à beira-mar, relaxe e tenha o bónus de se ver livre do seu problema mais facilmente!

Evite atividades que pioram o joanete

Atividades como o baller exigem calçado restritivo e isso piora muito o joanete e aumenta bastante a probabilidade de contrair o problema. Mesmo que goste de praticar estas atividades, não é aconselhável pois pode deformar o seu pé.

Use um protetor de joanete para alinhar os dedos

Se começar este tratamento logo na fase inicial do joanete, a probabilidade de o conseguir curar sem cirurgia é elevada. Pode comprar o protetor em qualquer farmácia e este protetor além de ajudar a realinhar o dedo, também contribuir para a redução da dor do joanete.

Caso o seu joanete não apresente melhoras após os nossos conselhos, o ideal é consultar um médico pois de facto poderá precisar de remover os joanetes através de cirurgia. Embora seja possível aliviar a dor causada pelo joanete através de analgésicos e anti-inflamatórios, não é aconselhável que se automedique. Em caso de dor forte deve consultar o médico e tomar apenas o que ele lhe prescrever.




[relfake id="1"]

Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *