Lábios secos incomodam bastante, principalmente quando causa uma ferida… É doloroso quando não conseguimos nem sorrir ou falar, nem comer, porque a dor nos lábios é muito incomodativa, só mesmo por estarem secos!
Os cuidados a ter com a pele, os lábios e a sua área envolvente devem ser constantes, e com a entrada no tempo frio, deverão ter um cuidado acrescido nesta época do ano. Com a chegada do inverno, tudo se complica.
De notar que as causas de lábios fissurados e/ou gretados, não se devem somente ao tempo frio e seco e ao vento que carateriza o inverno, mas também a outras causas: os batons, o álcool, a água e até a nossa própria saliva, poderão ser a causa de tão grande dor e desconforto.
A pele que apresenta escamação, e que está ressequida, é pouco maleável, pelo que o simples facto de sorrir, comer ou até mesmo falar, se torna dolorosa e parece que vai rebentar.
Os lábios secos ou com cieiro, não atinge só os adultos, pelo que as crianças deverão estar sob vigilância, para que se possa minorar a sua dor e desconforto.
Lábios secos, com secura ou cieiro, quer dizer que a pele se encontra ressequida pelo que se podem abrir gretas na sua superfície.
No Inverno, os lábios secos tornam-se uma afeção, própria desta estação. Neste período sazonal, as partes do corpo que se encontram mais expostas a este problema, são as mãos, lábios e área circundante, as maçãs do rosto e o nariz.
Onde o cieiro mais ataca são os lábios, e toda a área envolvente, que se encontra mais exposta às diferenças de temperatura.
Os lábios ficam secos, gretados e criam uma ligeira película que os cobre, que tendem a ser removidos através dos dentes, causando feridas que podem até sangrar.
Isto acontece porque no inverno com o tempo frio e seco e as constantes diferenças de temperatura, o nosso corpo perde calor, e desta forma não se produz a quantidade suficiente nem de suor (glândulas sudoríferas), nem de gordura (glândulas sebáceas), que são irrigadas por pequenos vasos à superfície da pele. Estas passam a funcionar menos bem, pelo que o fornecimento destas substâncias à superfície da pele se torna menos eficaz abrindo as fissuras e tornando a pele seca.
Há ainda a referir que a redução da humidade do ar no inverno, devido ao vento, à utilização de ares condicionados, são fatores agravantes, porque aceleram o processo, agravando os sintomas de secura, escamação e feridas.
Para prevenir o aparecimento do cieiro e lábios secos, a melhor prevenção é humidificar os ambientes quando se têm aparelhos de aquecimento que secam o ar. Devemos refrear o ato de molhar os lábios com saliva, pois o efeito que tem sobre estes é de atrasar a recuperação da pele dos lábios com cieiro.
Para que se consiga a sua recuperação, há à venda no mercado pomadas, batons, cremes e balsamos de diversas marcas com sabores cores e texturas diferentes que irão aliviar os sintomas e que poderão ser eficazes no tratamento do cieiro.
Estes unguentos deverão conter na sua composição, a título de exemplo, a ureia e o ácido láteo, serão assim eficazes no tratamento do cieiro.
Desta forma e com a prevenção adequada é possível evitar e/ou diminuir o desconforto e a dor que representa os lábios secos ou cieiro (secura dos lábios), e passar um Inverno menos doloroso!!!!!
Categorias: arquivo
Gostei das vossas dicas, vou tentar seguir. Tenho problemas sérios de secura e escavação dos lábios, já usei vários produtos de hidratação, mas nenhum dá-me bem. Por favor ajudem-me!
Perdão, quando disse escavação foi um lapso seria escamação ou fissuras.