Como deixar de ter lábios secos e secura de lábios – cieiro


864_remedios-para-los-labios-resecos_1928

Lábios secos incomodam bastante, principalmente quando causa uma ferida… É doloroso quando não conseguimos nem sorrir ou falar, nem comer, porque a dor nos lábios é muito incomodativa, só mesmo por estarem secos!

Está com os lábios secos? Sente a pele seca e escamada? Provavelmente sofre de secura de lábios ou cieiro. Veja aqui o que fazer para deixar de ter lábios secos, com secura e com cieiro.

Os cuidados a ter com a pele, os lábios e a sua área envolvente devem ser constantes, e com a entrada no tempo frio, deverão ter um cuidado acrescido nesta época do ano. Com a chegada do inverno, tudo se complica.

De notar que as causas de lábios fissurados e/ou gretados, não se devem somente ao tempo frio e seco e ao vento que carateriza o inverno, mas também a outras causas: os batons, o álcool, a água e até a nossa própria saliva, poderão ser a causa de tão grande dor e desconforto.

A pele que apresenta escamação, e que está ressequida, é pouco maleável, pelo que o simples facto de sorrir, comer ou até mesmo falar, se torna dolorosa e parece que vai rebentar.

Os lábios secos ou com cieiro, não atinge só os adultos, pelo que as crianças deverão estar sob vigilância, para que se possa minorar a sua dor e desconforto.

Lábios secos, com secura ou cieiro, quer dizer que a pele se encontra ressequida pelo que se podem abrir gretas na sua superfície.

No Inverno, os lábios secos tornam-se uma afeção, própria desta estação. Neste período sazonal, as partes do corpo que se encontram mais expostas a este problema, são as mãos, lábios e área circundante, as maçãs do rosto e o nariz.

Onde o cieiro mais ataca são os lábios, e toda a área envolvente, que se encontra mais exposta às diferenças de temperatura.

Os lábios ficam secos, gretados e criam uma ligeira película que os cobre, que tendem a ser removidos através dos dentes, causando feridas que podem até sangrar.

Isto acontece porque no inverno com o tempo frio e seco e as constantes diferenças de temperatura, o nosso corpo perde calor, e desta forma não se produz a quantidade suficiente nem de suor (glândulas sudoríferas), nem de gordura (glândulas sebáceas), que são irrigadas por pequenos vasos à superfície da pele. Estas passam a funcionar menos bem, pelo que o fornecimento destas substâncias à superfície da pele se torna menos eficaz abrindo as fissuras e tornando a pele seca.

Há ainda a referir que a redução da humidade do ar no inverno, devido ao vento, à utilização de ares condicionados, são fatores agravantes, porque aceleram o processo, agravando os sintomas de secura, escamação e feridas.
Para prevenir o aparecimento do cieiro e lábios secos, a melhor prevenção é humidificar os ambientes quando se têm aparelhos de aquecimento que secam o ar. Devemos refrear o ato de molhar os lábios com saliva, pois o efeito que tem sobre estes é de atrasar a recuperação da pele dos lábios com cieiro.

Para que se consiga a sua recuperação, há à venda no mercado pomadas, batons, cremes e balsamos de diversas marcas com sabores cores e texturas diferentes que irão aliviar os sintomas e que poderão ser eficazes no tratamento do cieiro.

Estes unguentos deverão conter na sua composição, a título de exemplo, a ureia e o ácido láteo, serão assim eficazes no tratamento do cieiro.

O que deve fazer para deixar de ter ou prevenir o aparecimento de lábios secos – cieiro :

  • Manter os lábios secos sempre que possível ;
  • Aplicar substâncias que diminuam a inflamação, e usar hidratantes como a vaselina e outros emuliantes ao longo do dia, para que não sinta os lábios a arder ou a repuxar ;
  • Se já tiver tido Cieiro, deverá prevenir-se atempadamente com produtos hidratantes antes da chegada da estação fria.

O que não deve fazer  se tiver lábios secos ou cieiro:

  • Utilizar batons de cor se já tem a pele a ressecar ;
  • Remover as peles que se formam nos lábios, através dos dentes, ou arranca-los com as mãos ;
  • Molhar os lábios com frequência.

 

Desta forma e com a prevenção adequada é possível evitar e/ou diminuir o desconforto e a dor que representa os lábios secos ou cieiro (secura dos lábios), e passar um Inverno menos doloroso!!!!!

SORRIA SEM DOR!!!




Recomendados Para Você:


2 Comentários

  1. António Nunda diz:

    Gostei das vossas dicas, vou tentar seguir. Tenho problemas sérios de secura e escavação dos lábios, já usei vários produtos de hidratação, mas nenhum dá-me bem. Por favor ajudem-me!

  2. António Nunda diz:

    Perdão, quando disse escavação foi um lapso seria escamação ou fissuras.

Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *