Como deixar de tomar medicamentos e remédios para dormir


Vivemos num mundo em que o estresse domina o nosso dia-a-dia e nem sempre é fácil “desligar” da vida real na hora de dormir. O nosso cérebro vai buscar todos os problemas que temos que resolver no dia seguinte, dificultando o nosso descanso. Atualmente, tomar medicação para dormir é quase a regra, quando deveria ser a exceção, pois este tipo de medicamentos causa dependência e habituação.

veja também: medicamentos e remédios capazes de provocar o sono

Neste artigo deixamos-lhe algumas dicas bem bacanas para conseguir deixar de tomar medicamentos para dormir. Siga os nossos conselhos e tenha uma ótima noite de sono!

11 dicas para deixar de tomar medicamentos e remédios para dormir e adormecer naturalmente!

Abandone os comprimidos gradualmente

Não é aconselhável eliminar de repente esta medicação da sua vida pois se o seu organismo já está habituado a ela, será muito complicado para você ficar sem os comprimidos de forma tão radical. Deve passar por um período de “desmame”, em que reduz a dose gradualmente e deixa de tomar todos os dias. O ideal aqui é sempre falar com o médico, pois ele saberá a melhor forma de ir largando os comprimidos.

Crie rotinas para o seu sono

Deite-se e acorde todos os dias da semana à mesma hora. Isso vai criar uma rotina de sono no seu organismo que vai sentir-se mais cansado quando se aproximar a hora de dormir. Mesmo que se sinta cansado, não caia na tentação de dormir mais de manhã. O ideal é deitar-se mais cedo à noite. Salte da cama quando o despertador tocar e resista à preguiça!

Não utilize o quarto para atividades de lazer

O quarto é o local onde você dorme e não deve fazer lá mais nada (exceto sexo, claro está!). Se usar o quarto apenas para dormir o seu subconsciente vai entender que se chegou ao quarto é porque está na hora de descansar. Evite ler, ver televisão, usar o computador ou trabalhar no quarto. Isso vai prejudicar o seu descanso. Deve haver uma clara divisão da zona de descanso e da zona de lazer!

Não tenha emoções fortes antes de dormir!

Este conselho vale para filmes e livros. Evite ler coisas muito fortes antes de dormir e não veja dramas nem filmes de terror próximo da hora de dormir. Isso vai manter os eu cérebro alerta durante mais tempo e não vai conseguir descansar corretamente. Se quiser mesmo ver um filme, opte por uma comédia bem leve!

Pratique exercício físico com regularidade

Mente sã em corpo são! Praticar exercício físico é essencial para ter uma vida saudável. Se praticar exercício todos os dias, estará mais cansado na hora de deitar e será mais fácil pegar no sono. O organismo necessitará de maior descanso e será mais fácil consegui-lo.

Tome um banho quente antes de deitar

Tomar banho quentinho antes de dormir é uma boa opção para relaxar mais rapidamente. A água quente vai fazer com que os seus músculos fiquem mais relaxados, contribuindo para dormir melhor. Mas não vá dormir de cabelo molhado. Além de poder ficar com um resfriado, vai incomoda-lo bastante!

Não se agarre ao celular

Temos tendência em ficar vendo feeds de notícias antes de dormir, mas a luz do celular prejudica o nosso descanso. A luz faz interromper a produção de melatonina, a hormona responsável pelo seu sono. Por isso, deixe o telemóvel longe da cama, assim a tentação de ficar brincando com ele será menor! E de manhã quando o despertador tocar terá que se levantar obrigatoriamente para o desligar!

Deixe o quarto com condições ideais…

…nem muito quente, nem muito frio! Procure atingir uma temperatura amena, em que não se sinta incomodado com excesso de frio ou de calor! Opte também por dormir no escuro, isso ajuda o cérebro a relaxar. Se possível, durma na parte mais sossegada da casa. Ficar ouvindo barulhos de carros toda a noite vai perturbar o descanso.

Beba um chá

Um chá quente e sem cafeína é bastante calmante e de forma natural conseguirá relaxar! É óbvio que deve evitar bebidas alcoólicas e café perto da hora de dormir, certo?

Pense em coisas alegres

Quando for hora de deitar, pense em coisas felizes e recorde momentos bem passados. Tente abstrair-se da ideia de que é obrigatório adormecer. Por vezes, não pensar no que tem que acontecer é o melhor truque para que as coisas aconteçam mais facilmente!

Faça um jantar leve

Não coma comidas de difícil digestão ao jantar. Isso vai obrigar a que o seu sistema digestivo tenha que fazer um esforço extra para digerir os alimentos e prejudica o seu sono.

Todos os nossos conselhos são bons, mas sabemos que nem sempre é fácil largar a dependência dos medicamentos para dormir, sobretudo se já os toma há algum tempo. Esforce-se por conseguir dormir de forma natural pois é muito melhor para a sua saúde. Não subestime a ajuda médica e fale com o seu médico sobre o seu problema!




Recomendados Para Você:


Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *