Sofre de apifobia ou nunca ouviu falar neste termo? A apifobia é o medo exagerado e irracional de abelhas. Por norma, as pessoas que têm medo de abelhas também sentem uma enorme repulsa por vespas e por todos os insetos com um tamanho considerável!
A um nível racional, ter medo de abelhas até pode ser saudável, tendo em conta que estes são animais que nos podem morder e causar uma infeção. Mas a apifobia vai além do que é considerado normal e quem sofre deste problema não consegue estar tranquilamente num campo ou na praia, pois tem um medo exagerado de entrar em contacto com uma abelha.
Se já fomos picados por uma abelha e isso nos causou dor, é normal ganharmos aversão a estes animais. Possivelmente também já ouvimos histórias de pessoas que foram mordidas por abelhas e desenvolveram infeções, o que faz com que olhemos com bastante desconfiança para estas criaturas.
Existem também muitos filmes que nos mostram as abelhas numa perspetiva pouco simpática, o que cria inconscientemente no nosso cérebro um medo automático das abelhas.
Albert Einstein disse: “Quando as abelhas desaparecerem da face da Terra, o homem tem apenas quatro anos de vida”. Este parece ser um argumento muito forte para entendermos a importância das abelhas para o nosso planeta. Sem abelhas nós não teríamos mel nem produtos agrícolas. A
produção de carne seria muito prejudicada e a vida selvagem iria sofrer danos significativos: a vegetação iria reduzir-se drasticamente e isso iria causar grandes desequilíbrios em todo o planeta. Se aprender sobre abelhas e perceber a importância destes animais para a vida na Terra, vai conseguir olhar para elas de uma forma mais simpática, pois saberá que elas são essenciais ao bom funcionamento dos ecossistemas. Leia sobre elas, veja documentários e entenda como elas interagem umas com as outras. Vai ficar surpreendido ao ver que seres vivos tão pequenos em tamanho podem ser tão interessantes a nível comportamental!
Muitas vezes, as pessoas pensam que são donas de tudo e entram no habitat dos animais como se estivessem em casa! É claro que os animais se defendem como podem e por norma atacam os invasores. Procure não invadir nem incomodar o espaço das abelhas, para que elas não se sintam na necessidade de o atacar!
O verão é a época do ano em que as abelhas mais atacam. Por isso, uma boa forma de se sentir mais seguro é utilizar protetor solar repelente. Este tipo de protetores vai ajudá-lo a manter as abelhas bem longe e a nível psicológico dar-lhe-á muito mais confiança, visto que sabe que não será atacado por abelhas!
Analise bem o seu tamanho!
Sabemos que as abelhas voam depressa e que a picada de uma pode ser dolorosa. Mas seja realista: olhe para o seu tamanho e olhe para o tamanho da abelha! Mesmo que esteja a ser atacado por uma, facilmente consegue vencer a batalha!
Através de um apicultor, pode estar próximo de abelhas e entender in loco como é que elas funcionam e como se relacionam. E mesmo que olhe para os apicultores como uns super-heróis que não temem as terríveis abelhas, a verdade é menos heroica. Os apicultores são apenas pessoas que conseguem entender as abelhas e que são capazes de trabalhar com elas!
Não existe mal nenhum em ter medo de abelhas e certamente que sabe que não é a única pessoa no Mundo a sofrer deste problema. Falar sobre o seu medo vai ajudá-lo a encarar melhor a sua fobia, pois partilhar os problemas com outras pessoas é um processo libertador. Hoje em dia com o acesso facilitado à Internet, é muito simples conhecer pessoas que sofram do mesmo problema. Partilhar o seu medo com alguém que entende completamente o que sente, vai ajudá-lo a encarar melhor a sua fobia.
Se depois de aplicar todos os nossos conselhos não conseguir lidar com o medo que sente das abelhas e se isso prejudica o seu dia-a-dia, é melhor consultar um especialista. Este profissional e a pessoa mais indicada para o ajudar a livrar-se definitivamente desta fobia!
Categorias: arquivo