Como deixar de ter medo de Aranhas


O medo de aranhas, também conhecido como aracnofobia, é muito comum em pessoas de todas as idades e é uma das fobias mais sentidas um pouco por todo o mundo. A reação à visão de uma aranha, ainda que à distância, pode parecer exagerada para quem não tem medo destes bichos, mas para quem sofre desta fobia ver uma aranha é um acontecimento traumático que desperta os seus medos mais irreais.

A maior parte das aranhas são inofensivas e não fazem mal nenhum! Seguindo as nossas dicas vai deixar de ter medo de aranhas!

Os cientistas defendem que a aracnofobia é uma resposta evolutiva dos indivíduos pois ao longo dos séculos as aranhas são associadas a infeções e a doenças. A reação das pessoas que têm medo delas é uma consequência da repulsa que sentem por estes animais.

É difícil não ver aranhas no nosso dia-a-dia. Elas aparecem em todo o lado: em casa, na rua, nas plantas e até no carro.

Os sintomas da aracnofobia são aumento da frequência cardíaca, sensação de perda de controlo, suores frios, tonturas, sensação de desmaio, medo de morrer, tremores e náuseas. Tudo isto é desencadeado pela visão de uma aranha, seja de que tamanho for. Muitas vezes, basta observar aranhas na televisão para começar a sentir estes sintomas.

Neste artigo damos-lhe 10 dicas para perder o medo de aranhas ou para, pelo menos, atenua-lo, de modo a não ter que gritar de cada vez que vê uma!

 

1- Entenda de onde vem o seu medo

Lembra-se porque é que tem medo de aranhas? Possivelmente assustou-se com alguma quando era criança. Ou se calhar assistiu ao filme Aracnofobia (é um filme traumático até para quem não tem medo excessivo destes animais!).

Pode também acontecer que este medo não tenha uma razão lógica de ser, apenas sente pavor destes animais pelo facto de eles existirem. É importante pensar sobre o seu medo pois conhecer a sua origem é o primeiro passo para enfrenta-lo.

 

2- Exponha-se às aranhas

Se a simples visão de uma aranha o assusta, tem que começar a vencer o medo pouco a pouco. Veja fotos de aranhas, assista a vídeos onde elas apareçam, brinque com aranhas de plástico e visite um jardim zoológico que tenha aranhas. Isto vai ajuda-lo a habituar-se à visão das aranhas e será muito importante para quando tiver que estar em contacto com uma aranha real.

 

3- Entre em espaços onde é possível que existam aranhas

Tem que vencer pequenas batalhas para superar o medo. Pediram-lhe para entrar numa arrecadação empoeirada e o seu primeiro impulso foi dizer que não, pois o mais certo é haver lá aranhas. Isso está errado. Enfrente o medo. Peça a alguém que o acompanhe, mas não deixe de entrar em algum lugar só porque é possível que existam aranhas lá. Este pequeno passo é importantíssimo para conseguir vencer o medo.

 

4- Leia sobre aranhas

Informe-se mais sobre estes animais. Vai acabar por entender que as aranhas que existem nas cidades são totalmente inofensivas. É certo que existem aranhas venenosas e capazes de matar, mas essas estão a milhares de kms de distância. Se conhecer a importância das aranhas para os ecossistemas vai passar a olhar para estes animais de outra forma.

 

5- Tire fotos

Se vir uma aranha em casa ou no carro, tire uma foto: este tipo de interação pode parecer muito simples, mas na verdade vai ajuda-lo a lidar com o medo. Vai sentir-se melhor depois de conseguir ter esta pequena interação com o animal e vai motiva-lo para continuar a combater o medo.

 

6- Compare os tamanhos

Olhe para o seu tamanho e para o da aranha. Pensando racionalmente, que mal é que ela lhe pode fazer? Já sabe que as aranhas que encontra não são venenosas e não podem fazer-lhe nada que prejudique a sua saúde. Assim sendo, não há nada a temer. O mais certo é a aranha ter ainda mais medo de si do que você dela!

 

7- Mantenha a sua casa sempre limpa

Pode parecer um conselho básico, mas as aranhas adoram montar a sua teia em qualquer canto que tenha um bocadinho de pó. Limpe todos os cantos da sua casa com bastante frequência para impedir que se forme pó e consequentemente que as aranhas apareçam. Evite ter plantas dentro de casa pois é também uma forma de atrair aranhas.

 

8- Aceite que as aranhas existem

As aranhas são animais importantes para a Natureza, portanto vão continuar a existir para manter o equilíbrio dos ecossistemas.

 

9- Há pessoas que têm aranhas como animal de estimação

Há quem encare uma aranha como um gato ou cão, tratando-a como um verdadeiro animal de estimação. Se há quem viva com elas, é mais do que certo que se trata de um animal inofensivo!

 

10- Fale sobre o seu medo

Não sinta vergonha por ter medo de aranhas. Não é o único no Mundo e admitir o seu pavor é uma forma de libertação.

 

Se depois de aplicar todas estas técnicas não conseguir lidar com o medo das aranhas, o melhor é ponderar fazer um tratamento com um especialista. Este profissional tem todas as ferramentas necessárias para o ajudar a combater e eliminar definitivamente esta fobia.




Recomendados Para Você:


Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *