Como deixar de ter medo de dirigir – conduzir


medo-dirigir

O dia a dia de grande parte da população, começa por entrar no carro e dirigir até ao local de trabalho… Mas muitas pessoas vivem aterrorizadas com o fato de terem de conduzir, e sentem mesmo o medo de conduzir!

Com tempo e paciência é possível superar o medo de dirigir! Veja aqui as nossas dicas para deixar de ter medo de dirigir.

O receio em dirigir pode atingir uma pessoa de qualquer idade, e a maior parte é do sexo feminino… Tal como todos os outros medos, o medo de dirigir deve ser enfrentado com calma e mostrando que está determinado em conseguir perder o medo de dirigir.

O principal para deixar de ter medo de dirigir, é mesmo ser persistente e ir dirigindo várias vezes… Sempre com calma, e olhando para tudo o que está acontecendo à volta e ignorar sempre que buzinarem para si ou começarem a insinuar que está fazendo algo errado! Leva o seu tempo, mas com calma você consegue.

Vamos deixar-lhe algumas dicas para conseguir deixar o medo de dirigir! Pode parecer complicado, mas com esforço e dedicação vai ultrapassar o medo de dirigir facilmente:

1) Pratique regularmente

Ninguém nasceu ensinado nem profissional em nada! Todos temos que praticar um pouco, uns só têm mais facilidade que outros, mas se tiver menos facilidade em dirigir, só terá que praticar um pouco mais, e logo vai conseguir dirigir direito!

Pode praticar perto de casa, numas ruas que já conheça, para dominar bem o seu veículo. Não tenha medo de errar, faça com calma e tranquilidade! Ninguém dirige 100% bem sem cometer erros, portanto se errar não será a primeira pessoa nem a primeira vez! Vai errar muito, mas só assim se aprende!

Enquanto praticar, relaxe ao máximo, não se sinta pressionado! Se preferir colocar uma música relaxante no seu rádio, pode colocar… Ou então não meter música nenhuma, se ajudar… E enquanto está a praticar, não pense em mais nada… Pense apenas nos movimentos que tem que fazer, se tem que travar, acelerar, etc… Fique atento aos sinais de trânsito!

2) Não seja inseguro!

Não mostre insegurança! Seja seguro e determinado no que está a fazer! Você passou pelos testes para dirigir e já tem o seu título, portanto é porque você já conseguiu fazer bem as coisas, e vai continuar a fazer bem! Pelo menos na sua mente, você sabe a teoria toda para dirigir, só basta aplicar.

Você conhece o automóvel, as regras da estrada, sabe o que tem que fazer, portanto só resta aplicar o que já sabe!

3) Tenha controlo na sua ansiedade

As primeiras vezes a dirigir, quando está tentando superar o medo de dirigir, é normal sentir ansiedade e um descontrolo emocional!

Respire, e olhe em seu redor… Antes de começar a dirigir, fique sentado, agarre o volante e tente tranquilizar enquanto ainda tem o carro parado… Na estrada não se descontrole, e faça tudo com calma… Tenha controlo na sua própria emoção e ansiedade!

4) Atenção aos erros dos outros

A atenção dirigindo é muito importante! Apesar de existirem regras, há sempre quem não as cumpra… Ou porque não viu, não reparou no sinal, não sabia, ou por qualquer outra situação!

Temos que estar sempre atentos, e quando vermos que há um STOP na outra estrada, avance com cuidado e veja se o outro carro parou mesmo… Por vezes eles podem ignorar os sinais, e por isso temos que estar atentos aos erros dos outros para evitar acidentes!

Mas se tiver com atenção na estrada e olhando tudo o que está acontecendo em seu redor, vai conseguir controlar tudo isso!

5) Se considerar necessário, visite um psicólogo

A ajuda de um psicólogo pode ser preciosa para tentar superar o seu medo de digirir… É comum algumas pessoas terem medo de dirigir, e há psicólogos que já sabem como lidar com esse tipo de situação…

Uma conversa com um psicólogo pode ser suficiente para ultrapassar o seu medo em dirigir… Com auto-controlo, ajuda psicológica, dedicação, determinação, e acreditando que você vai conseguir, é meio caminho andado para conseguir!

Concluindo…

O “truque” para não ter medo de dirigir, é mesmo ir praticando… Com calma, não deixar que esse medo supere as suas necessidades! Não se deixe vencer pelo medo, lute contra ele mesmo e vai ver que é possível perder o medo de dirigir! Saia à rua, com calma, conduza com pouca velocidade, e ignore o que os outros poderão lhe chamar na estrada! Ninguém gosta de ir atrás de um carro lento, mas eles não sabem a força que você está fazendo para conseguir dirigir! Não sinta a pressão dos outros na estrada, cumpra as suas regras da estrada, e tudo vai correr bem! Confie em você mesmo!




[relfake id="1"]

Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *