É daquelas pessoas que sofre de musofobia? Não sabe o que é o termo? A musofobia nada mais é do que o medo irracional de ratos.
A palavra tem origem no latim e é composta pelo termo Mus, que significa ratos, e pela terminação grega phobos, que significa fobia. Se quando vê um rato o seu coração acelera, as suas pernas tremem e sente suores estranhos, então padece de musofobia.
Esta é uma fobia muito comum e afeta milhões de pessoas em todo o Mundo. Enquanto algumas pessoas consideram os ratos animais simpáticos e fofinhos, outras pessoas não conseguem sequer tocar num destes bichinhos. Neste artigo, vamos deixar-lhe algumas dicas para deixar de ter medo de ratos!
As pessoas têm fobia de ratos porque estes animais estão associados a doenças e também ao contágio da Peste Negra, que matou uma grande parte da população humana.
Os ratos são conhecidos por gostarem de ambientes sujos como esgotos e são conhecidos por transportarem parasitas como pulgas, prejudiciais à saúde humana. A fobia a ratos pode ser desencadeada apenas pela má fama que estes animais têm ou pode estar associada a algum trauma da infância.
Também vemos muitas vezes o estereótipo dos ratos nos desenhos animados, em que são animais maus e que gostam de assustar as pessoas (veja-se o exemplo de Tom and Jerry).
Veja todas essas dicas e aprenda a perder esse seu medo por estes pequenos roedores! Entenda que algumas das dicas apresentadas podem ser um pouco radicais, no entanto são métodos comprovados como eficazes para perder o receio de ratos.
Se a visão de um rato o assusta, deve tentar vencer o medo pouco a pouco. Veja vídeos e fotos de ratos, aprenda mais sobre eles e entre em lojas de animais onde existam ratos domésticos à venda. A exposição à imagem de ratos vai ajudá-lo a encarar estes animais como algo mais natural e vai ajudá-lo a enfrentar o seu medo.
Informe-se mais sobre estes animais. Vai perceber que afinal os ratos não são assim tão maléficos como pensava. É certo que os ratos são portadores de doenças e que quando existem em grande número podem ser perigosos para a saúde pública. Contudo, a maior parte dos ratos que terá que “enfrentar” na sua vida são inofensivos e existem para equilibrar os ecossistemas. Informe-se sobre o seu papel no ambiente e vai aprender a olhar para estes animais com outros olhos! Faça pesquisas na Internet e leia sobre a origem dos animais. Este passo vai ajudá-lo muito.
Olhe para si e olhe para o tamanho do rato. Acha mesmo que apenas um rato pode fazer-lhe algum mal? As fobias fazem-nos ter pensamentos e comportamentos irracionais, mas esforce-se por pensar de forma racional e objetiva, pois a verdade é que um rato não pode fazer-lhe mal!
Se vir um rato, tire-lhe uma foto. Pode parecer uma dica despropositada, mas é uma ação que o vai ajudar a encarar melhor estes animais. Vai sentir-se muito melhor depois de interagir com o animal e o facto de ter dado este pequeno passo vai ajudá-lo a ganhar coragem para vencer o medo!
Há pessoas que preferem ter ratos em vez de cães e gatos! Se há quem conviva diariamente com estes animais, parece evidente que eles são inofensivos. Se visitar a casa de alguém que tenha ratos, esforce-se por lhe tocar. Este contacto vai ajudá-lo a enfrentar o medo!
Pegue num rato ao colo
Tenha cuidado com este passo para não deixar cair o animal e causar-lhe lesões. Comece por acaricia-lo e depois, com precaução, tente pegar no animal. Se se sentir mais confortável, pode usar luvas nas primeiras vezes. Assim vai sentir-se mais seguro, mesmo nos casos em que o rato fique nervoso e exista possibilidade de o morder.
Não precisa de ter vergonha de ter medo de ratos. Não é a única pessoa no Mundo a sofrer deste problema. Falar sobre isto ajudá-lo-á a encarar melhor o medo e partilhar os problemas com os outros é uma forma de libertação.
Se depois de aplicar todas estas técnicas não conseguir lidar com o seu medo irracional de ratos, o melhor é ponderar fazer um tratamento com um especialista. Este profissional tem todas as ferramentas necessárias para o ajudar a combater e eliminar definitivamente esta fobia.
Categorias: arquivo